Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0208b011.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/12/02 21:03:17
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Telespazio usa satélite para vídeo IP e VPN

A Telespazio Brasil, empresa do grupo Telecom Itália especializada em soluções satelitais, acaba de lançar a plataforma Evolv-e, que habilita a entrega via satélite de serviços como acesso à Internet, rede privada virtual (virtual private network - VPN), treinamento à distância, TV, rádio e vídeo para canais corporativos, telemedicina e tele-educação. Para a distribuição de dados, áudio e vídeo, a companhia integrou à plataforma a solução zBand da Skystream Networks, especialista em tecnologias para a distribuição de conteúdos em broadcasting, que permitem criar, gerenciar e otimizar a transmissão.

De acordo com Marzio Laurenti, presidente da Telespazio Brasil, a distribuição de conteúdo multimídia é hoje um dos principais desafios para as corporações. "O zBand atende à crescente demanda do mercado corporativo por transmissão de conteúdo multimídia a diversos pontos simultaneamente", complementa.

O executivo salienta que devido ao aumento do tamanho dos arquivos, as transmissões passaram a ocupar mais espaço na banda. Assim, a solução de distribuição de conteúdos em multicasting que o zBand propicia ao Evolv-e tornou-se uma saída altamente viável para as empresas. Além disso, permite oferecer serviços diferenciados e personalizáveis, com disponibilidade e segurança para conteúdos de missão crítica - seja de dados do usuário, comunicação corporativa, distribuição de mídia ou outros serviços digitais - para qualquer ponto interno ou externo das empresas.

ZBand é uma plataforma de distribuição de conteúdo da SkyStream Networks

"Entre os diferenciais que determinaram a escolha do zBand pela Telespazio, estão a funcionalidade de fetch (busca de conteúdo na web) e capacidade de associar níveis de prioridade para as transmissões, características não encontradas em outros fornecedores", completa.
 
Entre os benefícios para seus clientes, Carlos Gastão Xavier Jr., diretor executivo de mercadologia e vendas da Telespazio Brasil, destaca a adequação da distribuição às necessidades de cada cliente como a opção por canal dedicado ou compartilhado de acordo com o conteúdo. A solução permite também a disponibilização de espaço baseada no tempo, horário e freqüência de uso; quantidade de canais e garantia de entrega. "Com o zBand é possível usar a banda em função da necessidade. Dessa forma, o cliente não paga por um canal ocioso", explica.

A solução da Skystream ainda permite distribuição streaming de vídeo e áudio, em tempo real ou programada, e retransmissão a partir do centro de serviços e operações Telespazio no Rio de Janeiro, onde fica a plataforma Evolv-e, ou no próprio cliente. Assim, as empresas podem distribuir conteúdos como material promocional, envio de apostilas e folhetos para impressão local e atualização remota de programas para qualquer localidade, graças à vantagem da transmissão via satélite, que permite a distribuição do mesmo conteúdo para vários pontos pré-determinados, com máximo aproveitamento da banda.

A plataforma Evolv-e também é usada na Itália, de onde cobre toda a Europa, e na Argentina - que, junto com o Brasil, transmite para toda a América Latina. A Telespazio usa o satélite Panamsat, que garante cobertura para todo o País e opera em banda KU, que por alcançar freqüências elevadas, evita a interferência com enlaces terrestres de rádios e microondas, que operam nas mesmas freqüências, o que pode ocorrer com a utilização da banda C. A implementação da plataforma Evolv-e demorou cerca de um ano e meio e envolveu vários estudos, inclusive de tecnologias disponíveis para entregar o mais alto nível de serviço a seus clientes. Com isso, a Evolv-e contempla a combinação de vários serviços através da integração de diversas plataformas.

Para completar a distribuição, a SkyStream oferece também o Edge Media Router (EMR) - o equipamento cliente instalado nas redes remotas para recepção de conteúdos, que habilita centrais de dados, provedores de Internet, pontos de presença (POPs) e grandes corporações a receber o sinal de satélite e retransmiti-lo simultaneamente para milhares de usuários.

Empresas - Fundada em 11/1997, a Telespazio Brasil atua com serviços satelitais, marcando a presença de sua controladora italiana. Com sede no Rio de Janeiro (onde opera o seu Centro de Serviços) e escritórios em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Cuiabá, oferece soluções de ponta em telecomunicações via satélite e serviços multimídia, particularmente serviços de protocolo Internet em banda larga e redes de voz e dados para o mercado corporativo, tornando-se uma das principais empresas da região no mercado de comunicação via satélite.

A Telespazio Brasil tem completa gama de soluções de transmissão de sinais de dados e multimídia, desde transmissão profissional a redes de comunicação corporativa, usando a mais nova tecnologia de satélites. Dispõe de serviços como soluções em banda larga para acesso Internet, rede privada virtual, tele-educação, telemedicina, edgecasting e televisão de negócios, soluções corporativas VSat, soluções multimídia para gerenciamento de áudio e vídeo e soluções de rastreamento e monitoramento. Entre seus clientes estão Sicredi, Itaipu e Anatel.

Já a SkyStream Networks atua no desenvolvimento de soluções para provedores de serviços, habilitando-os a oferecer serviços de distribuição de mídia digital a consumidores e empresas em todo mundo. Com tecnologia patenteada de otimização de banda larga, os provedores de serviços podem oferecer novas modalidades para aumentar sua receita, como gerenciamento, dados via satélite e serviços de entretenimento, com alto nível de consistência de performance, a milhões de pessoas e localidades. Entre seus clientes figuram Clear Channel, DotCast, EchoStar Communications Corporation, Gilat, Granite Broadcasting, iBlast, New Skies Satellites, Pacific Convergence Corporation, SpeedCast e Telefonica.

Veja mais:
Intelsat experimenta TV multicast via Web