Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0208b009.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/12/02 20:58:33
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Solução define prioridade de tráfego na Web

Com as ferramentas da Allot, administradores de redes corporativas e provedores garantem qualidade de serviço e cumprimento de SLAs

Distribuidor nacional de soluções de segurança, armazenamento e comunicação de dados, o Mude firmou parceria com a empresa Allot Communications, especializada no desenvolvimento de ferramentas para gerenciamento de recursos de rede, conteúdo, qualidade de serviço e definição de políticas de uso da Internet e redes IP. "Tanto os profissionais de telecomunicações das empresas quanto os provedores de serviços precisam de recursos, simples e eficientes, para ter mais controle sobre o uso da rede, até para justificar os investimentos em conectividade. Os produtos da Allot permitem análises em tempo real sobre o tráfego e oferecem diversas alternativas de ajuste, imediatamente implementadas", define Marcelo Ikeda, diretor comercial do Mude.

NetEnforcer classifica e prioriza o tráfego de pacotes

O principal produto da linha de soluções da Allot é o NetEnforcer, um dispositivo que classifica e prioriza o tráfego de pacotes, com base em critérios como aplicação, usuário, ou tipo de protocolo. "Com isso, o administrador consegue garantir qualidade de serviço para aplicações sensíveis a sincronização (como Voz sobre IP), ou definir prioridades para os processos transacionais mais críticos, em que o tempo de resposta e a fluidez dos dados são cruciais para o bom andamento do negócio", exemplifica o diretor.

O executivo lembra que os módulos adicionais do NetEnforcer trazem ainda recursos para aumentar o controle e o desempenho da rede. O NetAccountant emite relatórios, em tempo real, sobre o perfil de utilização por usuário, aplicação e serviço. As informações podem ser automaticamente transferidas para qualquer base de dados, pois o NetAccountant é compatível com o padrão ODBC (Open Database Connectivity). Já o CacheEnforcer facilita a configuração de políticas de armazenamento de conteúdo temporário.

Para melhorar o desempenho dos serviços Web e, ao mesmo tempo, racionalizar os custos, o NetEnforcer inclui o Net Balancer, um módulo que distribui a carga de trabalho entre diversos servidores. Os benefícios do gerenciamento proporcionados pelo NetEnforcer ficam evidentes com o uso do NetPolicy, que apresenta informações detalhadas - inclusive para clientes, internos ou externos - sobre o comportamento do tráfego, de forma compreensível.

Outra ferramenta de gerenciamento desenvolvida pela Allot é o NetPure, um filtro de conteúdo, que aplica métodos de Inteligência Artificial para avaliar, liberar ou bloquear a passagem de pacotes. "Muitas vezes, os gerentes de rede acabam definindo que conteúdo pode ou não ser acessado com base em critérios muito gerais, como lista de sites proibidos ou restrição a determinados protocolos. Isso, em parte funciona, mas sempre tem-se o risco de deixar alguma brecha não prevista. O NetPure apresenta mecanismos mais depurados de avaliação do conteúdo, o que traz mais tranqüilidade para os administradores e mais flexibilidade para o usuário final", explica Marcelo, informando que há grande variação no preço do produto: de US$ 7 mil a US$ 70 mil.

Empresa - Considerado a maior força de vendas Cisco da América Latina, o Mude atua na distribuição de soluções de segurança, armazenamento e comunicação de dados no mercado nacional, com uma base de 2 mil revendas espalhadas em todo o Brasil. Além disso, é responsável pela implantação do primeiro sistema B2B de seu segmento. Em seu portifólio de parceiros também constam fabricantes como EMC, Nokia, Check Point, Trend Micro, Rad e ISS.