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NOTÍCIAS 2002

Rally dos Sertões é acompanhado via satélite

O 10º Rally Internacional dos Sertões - que começou no dia 24/7/2002 em Goiânia e termina em 2/8/2002 em Fortaleza - conta com dois caminhões Mercedes-Benz e três automóveis Mitsubishi equipados com um sistema de rastreamento e comunicação via satélite. O acompanhamento dos veículos, que será feito por um automóvel Mercedes-Benz ML 430 e uma van Sprinter, conta com a tecnologia de monitoramento e rastreamento desenvolvida pela parceria das empresas Hewlett-Packard (HP) e T-Systems, em conjunto com a DaimlerChrysler.

Além de possibilitar a localização instantânea dos veículos durante todo o trajeto, o sistema permite o monitoramento online, via Internet, de parâmetros operacionais, como velocidade, pressão do óleo, temperatura e rotação do motor. A décima edição do rali tem percurso total de cerca de 4.400 quilômetros, cruzando os estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Ceará, e passa por locais afastados dos grandes centros urbanos, com trechos de areia e de solo árido.

Equipes podem obter, na estrada, dados atualizados sobre a competição

Em 2002, a principal novidade do sistema, que já pela terceira vez consecutiva está sendo usada e agora aprimorada no rali, é a possibilidade de identificação de eventuais falhas e a possibilidade de troca de mensagens entre pilotos, navegadores e suas equipes de apoio. A comunicação e o acompanhamento em rede das condições dos veículos permite até uma simples correção de rota e que as equipes de apoio dos pilotos estejam melhor preparadas para a correção das falhas durante as paradas.

O sistema reúne tecnologia e inovação. Os dados recolhidos no veículo por um módulo eletrônico composto de um modem e uma aparelho de GPS são transmitidos, via satélite, para um servidor que armazena e processa as informações. Passando pelo sistema de aquisição de dados, mapas são gerados a partir da localização dos veículos. Daí, as informações são disponibilizadas na Internet (desde o primeiro dia da competição), através do site Fleetboard, desenvolvido pela T-Systems e hospedado pela HP. A atualização do trajeto percorrido, com a competição em andamento, é feita em intervalos de três minutos.

Um dos caminhões, dirigido pelo piloto André Azevedo, conta também com um sistema de diagnóstico e estatística remoto, que permite tanto aos pilotos quanto aos que acessam o site, saber em tempo real a velocidade estabelecida pelo caminhão durante a competição. Também podem ser conferidos pelo site outros índices de performance de desempenho como a rotação do motor, a temperatura da água, a pressão a temperatura do óleo e históricos de falhas elétricas que possam ter ocorrido. É possível ainda acessar uma série de dados que permitem analisar com detalhes a performance dos pilotos, verificando o desempenho de cada um.

Segundo Luciano Abrahão, responsável pelo sistema na área de Desenvolvimento de Eletro-eletrônica, "submetido a severas condições de vibração e poeira, o sistema tem apresentado resultados bastante positivos nessa competição".

Empresas - A HP atua no fornecimento de produtos, tecnologias, soluções e serviços para consumidores e empresas. As ofertas da companhia abrangem infra-estrutura de Tecnologia da Informação, computação pessoal e dispositivos de acesso, serviços globais e sistemas de formação de imagens e impressão.

Já a T-Systems atua no Brasil desde 1982, com serviços na área de convergência entre tecnologia de informação, comunicações e soluções de engenharia. A empresa atua em mais de 20 países e possui 42 mil colaboradores em todo o mundo. No Brasil,  com cerca de 1.000 colaboradores, oferece serviços que vão desde consultoria, passando pela implementação, até a operação, aos mercados automotivo, manufatura, aeroespacial, finanças, seguradoras e telecomunicações.