NOTÍCIAS 2002
Rally dos Sertões é acompanhado via satélite
O 10º Rally Internacional dos Sertões - que começou no dia
24/7/2002 em Goiânia e termina em 2/8/2002 em Fortaleza - conta com dois caminhões Mercedes-Benz e três automóveis Mitsubishi
equipados com um sistema de rastreamento e comunicação via satélite. O acompanhamento dos veículos, que será feito por um automóvel
Mercedes-Benz ML 430 e uma van Sprinter, conta com a tecnologia de monitoramento e rastreamento desenvolvida pela parceria
das empresas Hewlett-Packard (HP) e
T-Systems, em conjunto com a DaimlerChrysler.
Além de possibilitar a localização instantânea dos veículos durante todo o trajeto, o
sistema permite o monitoramento online, via Internet, de parâmetros operacionais, como velocidade, pressão do óleo,
temperatura e rotação do motor. A décima edição do rali tem percurso total de cerca de 4.400 quilômetros, cruzando os estados de
Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Ceará, e passa por locais afastados dos grandes centros urbanos, com trechos de areia e de solo
árido.
Equipes podem obter, na estrada, dados
atualizados sobre a competição
Em 2002, a principal novidade do sistema, que já pela terceira vez consecutiva está sendo
usada e agora aprimorada no rali, é a possibilidade de identificação de eventuais falhas e a possibilidade de troca de mensagens
entre pilotos, navegadores e suas equipes de apoio. A comunicação e o acompanhamento em rede das condições dos veículos permite até
uma simples correção de rota e que as equipes de apoio dos pilotos estejam melhor preparadas para a correção das falhas durante as
paradas.
O sistema reúne tecnologia e inovação. Os dados recolhidos no veículo por um módulo
eletrônico composto de um modem e uma aparelho de GPS são transmitidos, via satélite, para um servidor que armazena e processa as
informações. Passando pelo sistema de aquisição de dados, mapas são gerados a partir da localização dos veículos. Daí, as
informações são disponibilizadas na Internet (desde o primeiro dia da competição), através do site
Fleetboard, desenvolvido pela T-Systems e hospedado pela HP. A atualização do trajeto
percorrido, com a competição em andamento, é feita em intervalos de três minutos.
Um dos caminhões, dirigido pelo piloto André Azevedo, conta também com um sistema de
diagnóstico e estatística remoto, que permite tanto aos pilotos quanto aos que acessam o site, saber em tempo real a velocidade
estabelecida pelo caminhão durante a competição. Também podem ser conferidos pelo site outros índices de performance de desempenho
como a rotação do motor, a temperatura da água, a pressão a temperatura do óleo e históricos de falhas elétricas que possam ter
ocorrido. É possível ainda acessar uma série de dados que permitem analisar com detalhes a performance dos pilotos, verificando o
desempenho de cada um.
Segundo Luciano Abrahão, responsável pelo sistema na área de Desenvolvimento de
Eletro-eletrônica, "submetido a severas condições de vibração e poeira, o sistema tem apresentado resultados bastante positivos
nessa competição".
Empresas - A HP atua no fornecimento de produtos, tecnologias, soluções e serviços
para consumidores e empresas. As ofertas da companhia abrangem infra-estrutura de Tecnologia da Informação, computação pessoal e
dispositivos de acesso, serviços globais e sistemas de formação de imagens e impressão.
Já a T-Systems atua no Brasil desde 1982, com serviços na área de convergência entre
tecnologia de informação, comunicações e soluções de engenharia. A empresa atua em mais de 20 países e possui 42 mil colaboradores
em todo o mundo. No Brasil, com cerca de 1.000 colaboradores, oferece serviços que vão desde consultoria, passando pela
implementação, até a operação, aos mercados automotivo, manufatura, aeroespacial, finanças, seguradoras e telecomunicações. |