NOTÍCIAS 2002
Polêmica deixa incerto o destino dos pop-ups
Além dos invasores de computadores - que roubam dados e deixam
suas marcas em sites do mundo todo - e das mensagens eletrônicas indesejáveis, que enchem as caixas de correio, outro problema está
abalando o mundo da Internet. São os pop-ups, que explodem nas telas dos computadores com anúncios publicitários ao
serem abertos os sites. Empresas, profissionais e usuários começam a se mobilizar para evitar maiores transtornos.
"Há uma verdadeira invasão dos sites por pop-ups que não pagaram para aparecer. Trata-se de
uma violação; é como colocar um encarte em determinado jornal, mas não pagar por isso", explica Lilian Teper, especialista em
Direito Eletrônico, do Zlotnik Advogados Associados. "E, além disso, o usuário tem todo o direito de não querer os pop-ups
explodindo em sua cara, o que faz supor uma avalanche de ações judiciais", conclui.
Por outro lado, Paulo Vasconcelos, vice-presidente de habilitação em gerenciamento de
relações com clientes da Assesso Engenharia de Sistemas, afirma que os pop-ups podem ter seu lado bom: "Se forem bem
administrados, oferecerão apenas o que for útil para o usuário", afirma.
"Se a pessoa gosta de cinema e recebe um pop-up que traz uma resenha sobre um filme que ela
queira assistir, a janela aberta será bem vinda. Mas, por exemplo, se ela não gostar de esportes e a janela trouxer informações
sobre uma prancha de surfe, ela vai detestá-la", explica o executivo da Assesso, que também ocupa o cargo de vice-presidente do
Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd).
Paulo afirma que é fácil evitar que os pop-ups apareçam nas telas dos computadores.
"Existem programas que evitam os pop-ups, mas a pessoa pode ajustar os parâmetros de seus micros para não permitir que eles
apareçam".
No entanto, ele considera que esse bloqueio não é a melhor solução: "O usuário não poderá
mais verificar, por exemplo, se o Imposto de Renda já está disponível, porque se trata da mesma tecnologia dos pop-ups". Para
ele, o usuário deve aprender a priorizar os sites que lhe oferecem pop-ups de seu interesse. |