NOTÍCIAS 2002
Comunique a verdade e não trema ao ser descoberto
Luiz Renato Roble (*)
Colaborador
A verdade, normalmente perseguida pelas pessoas, é garantia de
uma vida longa e com qualidade. Ao vermos dinossauros como a Enron, a WorldCom, a Merck, a Xerox e a Tyco se desequilibrando e
caindo do alto de suas mentiras, compreendemos que as empresas, assim como as pessoas, necessitam ser verdadeiras em tudo que
compõem sua identidade. Somente oferecendo qualidade e verdade, é que se obtém destaque, com lucros reais e conseqüentemente, e uma
vida longa no mercado.
A identidade e a comunicação de uma empresa, marca ou produto precisam ser verdadeiras. Não
devemos divulgar fatos mentirosos, como também não podemos ser tímidos a ponto de não comunicar todas as qualidades reais
oferecidas, pois assim dificilmente teremos um crescimento proporcional e justo pela qualidade oferecida. O tempo necessário para
que, através de uma divulgação informal, o público descubra a qualidade por si só, pelo acaso ou pela experimentação, é muito
grande, significando perda de oportunidades, de crescimento e prejuízo certo para a empresa, marca ou produto.
Descubra qual é o diferencial de sua empresa e comunique-o. Pode-se utilizar para isto, um
gerenciamento eficiente de marca, estratégias de mercadologia, uma publicidade pertinente, ou o que é mais inteligente e econômico,
um bom design aplicado. O importante é comunicar. Deixe bem claro se o seu atendimento é diferenciado, se o design é
ergonômico, se o aparelho é de última geração, se o sabor é natural ou se a sua empresa é ecologicamente correta. Não pense que as
qualidades de seus produtos ou de seus serviços são tão óbvias para o seu público como são para você, a ponto de achar que não é
necessário divulgá-las. O público normalmente não tem a mesma percepção que você gostaria que ele tivesse.
Note entretanto que se as qualidades divulgadas aos quatro cantos não são verdadeiras, isto é
propaganda enganosa. O tempo e o dinheiro perdidos na tentativa de recuperação da imagem de empresas, como as que hoje se encontram
na berlinda, serão enormes. Por isso precisamos ser verdadeiros. Comunicar sim, mas com o cuidado de não mentir sobre as qualidades
das empresas, dos produtos e serviços oferecidos. Lembre-se: as pessoas não são tão ingênuas como se imagina. Mais cedo ou mais
tarde, acabarão descobrindo a verdade sobre sua empresa, marca ou produto. Espero que seja este o seu objetivo.
(*)
Luiz Renato Roble é designer,
consultor de Identidade Estratégica e diretor de Criação da Datamaker Designers. |