Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0207bcdr.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/08/02 18:46:51
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002
NOTÍCIAS 2002 - JOGOS
Warcraft III chega às lojas nacionais 

Demorou 7 anos para ser lançado e marca um avanço de 15 anos no enredo

Enquanto a desenvolvedora Vivendi tem de explicar às autoridades e ao mercado financeiro os truques contábeis que usou em seus balanços recentes, chega enfim às lojas brasileiras Warcraft III: Reign of Chaos - terceiro episódio de sua série Warcraft, sete anos depois do lançamento da segunda parte do jogo.

Lançamento mundial da Blizzard Entertainment, estúdio da Vivendi Universal Publishing, o novo jogo quer fazer jus à fama que a série conquistou desde o lançamento de Warcraft: Orcs and Humans (1994) e Warcraft II: Tides of Darkness (1995). "Quando começamos a criar a nova seqüência da série Warcraft, queríamos projetar um jogo ao mesmo tempo único e divertido", afirma Mike Morhaime, presidente e co-fundador da Blizzard.

Enredo - Os gráficos são de tirar o fôlego e o enredo, apaixonante, prende o usuário na frente do micro por horas a fio. Política e socialmente instáveis, as terras do mundo mítico de Azeroth sempre foram alvo de conflitos sangrentos. Mas, após o fim da segunda guerra entre Humanos e Orcs, Azeroth viveu um período de paz que durou aproximadamente uma geração, tempo bastante para que os reinos dos homens prosperassem e que os Orcs conseguissem se reorganizar sob o comando de um novo líder.

Warcraft III: Reign of Chaos marca o fim dessa tranqüilidade e começa 15 anos depois dos fatos narrados no segundo episódio. Agora, os habitantes de Azeroth são surpreendidos com o aparecimento de duas novas raças. Os Elfos Noturnos são seres imortais que permaneceram ocultos em suas montanhas mágicas por milhares de anos, e sua fragilidade física é compensada pela habilidade no manejo dos arcos e pelos feitiços poderosos. Já o exército que se autodenomina O Flagelo é formado pela mais assustadora raça de Azeroth, os Mortos-Vivos. Acompanhados por humanos amaldiçoados e entidades de outras dimensões, eles espalham o terror por onde passam.

Para que o jogador mais inexperiente não seja trucidado por algum desses seres logo que instale o jogo, o terceiro episódio começa com uma missão tutorial, em que Thrall, um jovem chefe de guerra dos Orcs, ensina os controles e as tarefas básicas. Após esse treinamento, o usuário embarca na saga dos heróis legendários, composta por quatro campanhas. Todas as raças possuem seus próprios heróis que, no decorrer do jogo, desenvolvem suas qualidades e adquirem habilidades mágicas, conforme as escolhas do jogador.

Ao mesmo tempo em que aperfeiçoa os heróis, o jogador deve cumprir o principal objetivo de um jogo desse tipo: tornar-se um exímio estrategista, formando exércitos, construindo acampamentos, desenvolvendo táticas de combate e gerando recursos tanto para manter suas tropas como para pesquisar novas armas. Essa equação não é simples. Se o exército for muito grande, por exemplo, o ouro retirado das minas passa a ser taxado. E, à medida que o jogo se desenvolve, as batalhas vão se tornando cada vez mais complexas.

Os desafios e a emoção aumentam no modo multijogador. Na Internet ou em rede, o usuário pode também formar alianças, compartilhando tropas e recursos, e competir anonimamente com outros jogadores. E, para os jogadores mais criativos, este lançamento reserva mais uma surpresa: um poderoso Editor de Mundos. Com essa ferramenta, o usuário pode criar mapas tridimensionais e novas missões, com trilha sonora baseada em arquivos de som com formato MP3.

Requisitos mínimos - Para rodar no PC, é preciso contar com processador de 400 MHz ou superior, 128 MB de memória RAM, placa de vídeo 3D com 8 MB e placa de som de 16 bits compatíveis com DirectX 8.1, 600 MB de espaço livre em disco, leitor de CDs 4x e Windows 98/ME/2000/XP.

Os requisitos mínimos para Macintosh são: processador G3 de 400 MHz (600 MHz recomendados), 128 MB de memória RAM (256 MB recomendados), placa de vídeo (3D com 32 MB recomendada), 16 MB ATI Technologies ou nVidia, chipset 3D, 600 MB de espaço livre em disco, leitor de CDs 4x e sistema operacional OS 9.0 ou superior/OS X 10.1.3 ou superior.

Requisitos mínimos para modo multijogador: conexão com a Internet (28 Kbps ou mais rápida) e TCP/IP. Este jogo de estratégia é destinado para a faixa etária a partir dos 14 anos e é distribuído com documentação em português e programa em inglês.

Lançamento - Para marcar no Brasil o lançamento mundial do jogo, a Blizzard fez uma ampla demonstração para o público participante do Segundo Desafio Intel Pentium 4, no Centro de Convenções Frei Caneca, situado no centro de compras paulistano Frei Caneca. Nos dias 6 e 7/7/202, das 10 às 22 horas, os interessados puderam ter contato com o jogo em primeiríssima mão.

No mesmo local e período, aconteceu a grande final do Segundo Desafio Intel Pentium 4, com o jogo Counter-Strike. Maior evento de jogos em rede realizado no Brasil, o torneio promovido pela Intel - com apoio da Sierra Entertaiment e da Itautec - envolveu 256 times, com seis participantes cada, sendo cinco titulares e um reserva, que disputaram partidas de 40 minutos cada. A rodada final do jogo foi realizada entre os 16 melhores times de Counter-Strike do Brasil, em rede local.

Veja mais:
Warcraft III chega ao Brasil em 7/2002