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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/11/02 17:55:26
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NOTÍCIAS 2002

Eastman cria site na Web em português

Uma das pioneiras na indústria química a investir no desenvolvimento de novas tecnologias digitais de comércio eletrônico e negócios eletrônicos, a multinacional estadunidense Eastman inovou mais uma vez. Depois de escolher o Brasil para piloto do projeto de integração direta de sistemas, lançado pela companhia no final de 2001, desta vez a novidade é a versão em português do seu site. "Não se trata de um site traduzido, pois recriamos a abordagem de comunicação, a estrutura e a diagramação", destaca Jair de Britto, diretor-presidente da Eastman para o Mercosul. Esta iniciativa de regionalização é pioneira, e o Brasil foi o primeiro país escolhido pela Eastman para tal lançamento.

Desenvolvido graças ao conhecimento que a Eastman vem reunindo nos últimos anos na área de tecnologia da informação, o novo site em português oferece 900 páginas para internautas, clientes ou não, com conteúdo e informações úteis nas áreas petroquímica e química. Segundo Jair, o objetivo do novo site é fundamentalmente promover a aproximação entre a empresa e seus clientes no Brasil, facilitando o acesso às informações de todos os produtos da marca Eastman, pertinentes ao mercado brasileiro, agora disponíveis em português.

O site em português representa uma porta de entrada e interação para a geração de novos negócios na indústria química brasileira. Mas esta não é a única missão do novo site. Como todo instrumento de comunicação, também poderá ser usado para a companhia divulgar mensagens institucionais, complementado por um boletim eletrônico com informações sobre eventos, calendários de treinamentos etc, bem como para divulgar iniciativas de atuação responsável, por exemplo.

"Não queremos apenas fazer uma interface com os clientes. Almejamos também aparecer na comunidade e sermos úteis. A Eastman é uma companhia de reconhecida tecnologia e expertise na área de proteção ambiental, o que pode ser repassado para muitas outras empresas e comunidade local", explica Jair, lembrando que a Eastman é signatária do programa Responsible Care.

Mouse da Eastman aprendeu a falar português e já comemora o pentacampeonato de futebol

Mouse Brasileiro - Para a divulgação do site em português foi usado o personagem mouse que estrela as campanhas impressas da companhia. Tropicalizado, ele não só aprendeu a falar português, mas - como todo brasileiro - se apaixonou pelo futebol. O mouse está vestido a caráter, com o uniforme verde e amarelo e a taça do Penta, recém-conquistada no Japão.

O sucesso da estratégia de regionalização - em um mês foram contabilizados mais de 8 mil hits, e um número superior a mil consultas, demonstra o sucesso imediato obtido pelo site. Ainda segundo Jair, os próximos países a ganharem um site local da Eastman em espanhol serão o México, a Argentina e o Caribe. "A expectativa é que o site seja útil e cumpra o papel de aproximar a Eastman de seus clientes e da comunidade", projeta o diretor-presidente.

Nos últimos anos, a Eastman se destacou no mercado mundial ao desenvolver soluções na área de tecnologia da informação e de ferramentas facilitadoras de negócios. Tanto que foi indicada para ser a Representante da América Latina da Chemical Industry Data Exchange (CIDX), organização responsável pela normatização dos negócios eletrônicos da área química na Internet.

Logística - A filosofia de cooperar para o crescimento do mercado e dos clientes não é recente na trajetória da Eastman. Conforme Jair lembra, dentro do conceito "Digital Ventures", uma das iniciativas de sucesso da companhia aconteceu na área de logística. A Eastman investiu pesado em um programa de logística que, de acordo com o diretor-presidente, revolucionará a equação custo/benefício, com melhora significativa.

O sucesso da investida foi tal que a Eastman criou em 2000 a Cendian, companhia que atua no setor global de logística, com soluções inéditas para esse mercado otimizando processos por meio de programas de computador e tecnologias especializadas. "Com ele, as empresas vão atingir custos mais competitivos na área de logística para o transporte otimizado de produtos químicos", reforça. No mercado nacional, a companhia atua como Cendian do Brasil.

A Eastman participa, ainda, de várias incubadoras virtuais nos Estados Unidos, Europa e Ásia, com iniciativas fortes também na América Latina, através de sua Divisão de Novos Negócios (NBD). A finalidade é promover a difusão das novas tecnologias digitais e apresentar soluções adequadas para os problemas atuais de controle de custos.

Projeto de integração - No final de 2001, a Eastman implantou, pioneiramente no setor químico brasileiro, o projeto de integração direta de sistemas. O novo sistema foi concebido para prestigiar todo o elo da cadeia de suprimentos (supply chain), desde os fornecedores de matéria-prima até os consumidores dos produtos finais.

O projeto foi concebido em 2000, nos Estados Unidos, mas a Eastman decidiu dar seus primeiros passos fora do País e levar essa tecnologia para as regiões onde mantém operações. O Brasil foi um dos países escolhidos pela companhia para piloto de testes na integração de sistemas.

Inicialmente, o novo sistema permitiu aos clientes da Eastman no mercado brasileiro enviar e emitir ordens de pedidos diretamente para o sistema da companhia e vice-versa. O passo seguinte será a implantação de ferramentas que possibilitarão a alteração e inclusão de informações, bem como acesso a outros dados ligados à transação.

Para o cliente e o fornecedor, a novidade representou eliminação de toda a parte operacional - manipulação de fax, correio eletrônico ou convencional -, que passou a ser automatizada pelo sistema - cuja versatilidade permite identificar a necessidade de envio de informações, evitando, dessa forma, erros factíveis em transações manuais.

A integração de sistemas permitiu, ainda, a ampliação de gerenciamento de inventário do vendedor (VMI - vendor management inventory), ou seja, tornou-se possível saber quanto do material do cliente está em inventário, o que facilitou o fornecimento de matérias-primas na exata medida requerida pelo cliente.