NOTÍCIAS 2002
Cresce o interesse pela Economia da 3ª Idade
Baseadas nas projeções de envelhecimento da população
brasileira, muitas empresas já se preparam para um aumento de faturamento que virá naturalmente, nos próximos anos. Os hospitais que
trabalham com terapia intensiva, as agências de viagens que montam pacotes para a terceira idade, as casas de entretenimento, o
mercado editorial, enfim, já há na economia brasileira uma série de segmentos atentos à chamada Economia da Terceira Idade.
Indicador da população brasileira em
8/7/2002: 174.634.052 habitantes
Os dados do IBGE dão fôlego ao movimento: de acordo com
projeções apresentadas na última síntese de indicadores sociais, em 2020 a população entre 15 e 29 anos (atualmente somando
48.082.531 habitantes) terá crescido apenas 3% (chegando a 49.491.497). No mesmo período, a população entre 60 e 69 anos terá
crescido à espantosa taxa de 100%, saltando dos atuais 7.723.653 para 15.333.878.
Aposta internacional - Não são só empresas brasileiras que se preparam para lucrar
com o envelhecimento da população. Já tem multinacional apostando na economia da terceira idade no Brasil.
Em 2001, o centenário grupo francês Essilor, que possui
mais de 40 filiais distribuídas pelo mundo, registrou no Brasil o seu maior crescimento de vendas justamente por conta do aumento do
seu público consumidor com mais de 40 anos. Baseada em projeções do U.S. Census Bureau (órgão
ligado ao governo americano) que apontam um processo de inversão acentuada da pirâmide etária brasileira, a Essilor já projeta um
crescimento médio anual de 12% para os próximos cinco anos de vendas no Brasil.
Em 2001, a expansão média de vendas do grupo foi de 5,2% no mundo. No Brasil o desempenho
saltou para 20%. O bom desempenho foi creditado ao envelhecimento da população brasileira, que passou a consumir mais lentes
progressivas - destinadas à correção do problema conhecido como vista cansada, ou presbiopia. Caracterizada pela dificuldade de
enxergar de perto, não há como fugir da deficiência que começa a se manifestar a partir dos 40 anos. Vem daí a certeza da Essilor
quanto a ter no Brasil um mercado crescente nos próximos anos. |