Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0207b005.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/08/02 16:56:01
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Cresce o interesse pela Economia da 3ª Idade

Baseadas nas projeções de envelhecimento da população brasileira, muitas empresas já se preparam para um aumento de faturamento que virá naturalmente, nos próximos anos. Os hospitais que trabalham com terapia intensiva, as agências de viagens que montam pacotes para a terceira idade, as casas de entretenimento, o mercado editorial, enfim, já há na economia brasileira uma série de segmentos atentos à chamada Economia da Terceira Idade.

Indicador da população brasileira em 8/7/2002: 174.634.052 habitantes

Os dados do IBGE dão fôlego ao movimento: de acordo com projeções apresentadas na última síntese de indicadores sociais, em 2020 a população entre 15 e 29 anos (atualmente somando 48.082.531 habitantes) terá crescido apenas 3% (chegando a 49.491.497). No mesmo período, a população entre 60 e 69 anos terá crescido à espantosa taxa de 100%, saltando dos atuais 7.723.653 para 15.333.878.

Aposta internacional - Não são só empresas brasileiras que se preparam para lucrar com o envelhecimento da população. Já tem multinacional apostando na economia da terceira idade no Brasil.

Em 2001, o centenário grupo francês Essilor, que possui mais de 40 filiais distribuídas pelo mundo, registrou no Brasil o seu maior crescimento de vendas justamente por conta do aumento do seu público consumidor com mais de 40 anos. Baseada em projeções do U.S. Census Bureau (órgão ligado ao governo americano) que apontam um processo de inversão acentuada da pirâmide etária brasileira, a Essilor já projeta um crescimento médio anual de 12% para os próximos cinco anos de vendas no Brasil.

Em 2001, a expansão média de vendas do grupo foi de 5,2% no mundo. No Brasil o desempenho saltou para 20%. O bom desempenho foi creditado ao envelhecimento da população brasileira, que passou a consumir mais lentes progressivas - destinadas à correção do problema conhecido como vista cansada, ou presbiopia. Caracterizada pela dificuldade de enxergar de perto, não há como fugir da deficiência que começa a se manifestar a partir dos 40 anos. Vem daí a certeza da Essilor quanto a ter no Brasil um mercado crescente nos próximos anos.