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NOTÍCIAS 2002 - JOGOS
Greenleaf/Rage lançam Hostile Waters

Num conceito inovador, combina a ciência do futuro com muita ação, estratégia e gráficos tridimensionais de tirar o fôlego

A GreenLeaf Distribuidora Ltda. anunciou em 6/2002 ter fechado contrato exclusivo para a distribuição do jogo Hostile Waters na linha GreenLeaf Collection. O jogo foi desenvolvido e publicado na Europa pela Rage, empresa conhecida por sempre usar a mais alta tecnologia 3D em seus títulos. O jogo tem mais detalhes nas páginas Web das duas empresas.

Hostile Waters

Quando só a guerra leva à paz - A história de Hostile Waters, escrita por Warren Ellis, um dos mais célebres autores ingleses (Excalibur e DV8), leva os jogadores ao ano de 2032, quando a humanidade finalmente experimenta a paz, após longos anos de guerras ininterruptas. A união entre os países, o desenvolvimento conjunto e o respeito deixaram o plano da utopia para se concretizarem no que prometia ser uma nova era de felicidade.

Porém, as bombas não tardaram a cair, engolfando a população em um novo pesadelo. Uma conspiração de militares, magnatas, déspotas e políticos sem escrúpulos inicia uma série de ataques com a intenção de desestabilizar o mundo e devolvê-lo à antiga "ordem", regrada pelo ódio, guerras e conflitos econômicos. Ou seja, um passado que eles entendem, substituindo o futuro que tanto temem.

Como contra-atacar essa ameaça, refugiada em 20 ilhas artificiais no Oceano Pacífico, uma vez que a humanidade desistiu da guerra e destruiu todas as armas?  A resposta vem na forma de Antaeus, um Cruzador Adaptável afundado há vários anos, porém ainda retendo um pouco de energia para voltar à ativa.

Emergindo nas águas do Pacífico, o titânico Antaeus começa a operacionalizar suas unidades nanotecnológicas, capazes de construir diversos tipos de veículos diferentes para ataques no ar, em terra ou no mar. Para salvar o mundo, a humanidade deve aprender a guerrear novamente. Para sobreviver, ela terá que matar mais uma vez!

Hostile Waters

Ação e estratégia balanceadas - O jogador deve usar as capacidades nanotecnológicas do Antaeus, o último dos Cruzadores Adaptáveis, para criar uma força de ataque capaz de fazer frente à terrível Conspiração que planeja levar a Terra de volta ao seu passado de guerras e ódio. Ao longo de 21 missões, o jogador construirá veículos e os equipará com os armamentos necessários, podendo assumir o controle de cada um deles diretamente, emitir ordens à distância e acompanhar seu progresso enquanto atacam o inimigo.

Através da intuitiva interface do Antaeus, o jogador assume o controle de qualquer veículo, a qualquer momento do jogo, ajustando suas táticas de combate sempre que for necessário. Da sala de comando, ele pode ver toda a estratégia necessária para vencer a missão, planejando a melhor combinação de ataques e as mais seguras rotas de infiltração. Ele também pode intervir na ação de todas as unidades simultaneamente, caso julgue necessário traçar uma nova estratégia para sobrepujar os adversários.

Hostile Waters oferece ao jogador um sistema inteligente e inovador para o controle de suas unidades, garantindo que ele tenha em mãos as ferramentas necessárias para superar os avançados desafios que testarão sua capacidade de raciocínio estratégico. Porém, o jogador também deverá demonstrar sua habilidade nos momentos críticos da batalha, assumindo pessoalmente o controle de certas unidades, afinal, existem horas em que somente as artimanhas de um piloto humano podem garantir o sucesso de um ataque.

Hostile Waters

Tecnologia a toda prova - O jogo levou mais de três anos em desenvolvimento. A equipe da Rage trabalhou pesado em todos os detalhes, desde a história que contou com a colaboração de Warren Ellis, passando pela escolha das vozes dos personagens - que trouxe ao mundo virtual do jogo a inconfundível técnica de Tom Baker, Glynis Barber e Paul Darrow - e, finalmente, chegando ao trabalho de programação da plataforma 3D.

Existem duas áreas em que a habilidade dos programadores da Rage conseguiu nítido destaque: a plataforma de física real e a modelagem do terreno de Hostile Waters. Começando pela plataforma de física, todos os objetos do jogo foram modelados usando algoritmos de física real. Tomando por exemplo uma explosão, cada estilhaço de metal colide, rola pelo terreno, quica, muda sua rota e perde velocidade como faria na vida real. E, se um determinado estilhaço for grande e pouco resistente, poderá partir-se em dezenas de pedaços menores, cada um deles animado com física real! Até mesmo um projétil lançado pela metralhadora de um veículo exerce uma força sobre o objeto que está atingindo, provocando um efeito de impacto extremamente realista.

A programação dessa plataforma levou um tempo considerável e "muitas noites de trabalho movidas a galões de cafeína", como diz Julian Widdows, o gerente de Projetos da Rage. "O resultado final realmente compensou o esforço", finaliza Julian.

Quanto ao terreno, os programadores abusaram da tecnologia das modernas placas 3D. Dessa forma, conseguiram criar uma malha poligonal extremamente complexa, sem aquelas típicas junções excessivamente geométricas. As transições do terreno plano para as elevações e recortes, as mudanças de texturas, a vegetação e os demais elementos do cenário são apresentados de maneira suave e com notável fluidez.
Hostile Waters
Entre as características elencadas pela Grenleaf, estão:

Exclusiva combinação de ação e estratégia em tempo real;

Controle total sobre unidades individuais ou grupos compostos por diferentes unidades;

Interface com diversas opções possibilita a emissão de ordens complexas, mesmo à distância;

Utilize simultaneamente diferentes veículos, tais como o Scarab (extrator de recursos), o Super Helicóptero Phoenix (para ataques aéreos) ou o devastador tanque Behemoth (ataques terrestres), entre vários outros;

Um avançado sistema de física real confere animações realistas a todos os objetos do jogo. Incríveis gráficos tridimensionais e efeitos especiais.

Tropico - A Ilha do Paraíso

Nova embalagem - A GreenLeaf também anunciou que os próximos lançamentos da linha GreenLeaf Games chegarão às lojas com uma nova embalagem reduzida, seguindo o atual padrão de embalagens utilizado nos Estados Unidos. Feita em papel, com berço interno em papelão recortado para acondicionar melhor a caixinha do CD e o manual impresso, a nova embalagem possui o mesmo tamanho de uma caixa DVD, porém sua “lombada” é duas vezes mais larga. Os jogos da GreenLeaf Collection continuam com a mesma embalagem verde fluorescente, em formato DVD.

Segundo o gerente de Produtos da GreenLeaf, Daniel Friedländer, "a indústria de jogos no Brasil atualmente está apta a oferecer uma grande quantidade de opções para os jogadores, e isso é uma evolução considerável. A GreenLeaf, por exemplo, tem aproximadamente 50 títulos em circulação. Mas, o que adianta oferecer tantas opções se boa parte das lojas não tem capacidade para colocar tantos produtos em suas gôndolas? Como uma conseqüência direta desse fato, o consumidor muitas vezes procura por um determinado jogo sabendo que ele ainda está em circulação, mas não consegue encontrá-lo".

As novas embalagens, além de conservar o apelo estético, aproveitam melhor o espaço nas gôndolas, permitindo que as lojas ofereçam maior variedade e quantidade de jogos aos seus clientes. Elas também são mais práticas de guardar em casa, ao contrário das desajeitadas caixas antigas de jogos.

“Fizemos um teste de mercado durante o lançamento de Tropico - A Ilha do Paraíso”, continua Daniel. “Ele foi o primeiro produto da GreenLeaf a trazer o novo modelo de embalagem. Tivemos uma excelente resposta por parte de nossos parceiros revendedores e, principalmente, dos jogadores, que aprovaram o novo padrão. A redução das embalagens não é apenas uma tendência, mas sim, uma realidade em diversos países, como os Estados Unidos, o Japão, a Inglaterra e, agora, o Brasil.

A GreenLeaf decidiu optar pelo formato americano de caixinha em vez do formato DVD, para evitar confusão entre as suas duas linhas de produto nos pontos de venda. "As caixinhas pequenas serão a nova cara da nossa linha principal de jogos. Não optamos pelas caixas de DVD pois sabemos que os jogadores estão acostumados a associá-las a produtos com uma faixa de preço diferente", diz Daniel.

"O importante é que os jogadores percebam que apenas a embalagem dos jogos ficou menor. A diversão, a adrenalina e a emoção estão ainda maiores, afinal a GreenLeaf tem lançamentos fantásticos, chegando às lojas até o final do ano!" finaliza o gerente. Etherlords, Heroes of Might and Magic IV, Mafia e Hidden and Dangerous 2 são os próximos lançamentos a saírem com o novo formato de embalagem.

A Greenleaf é uma empresa voltada para licenciamento e distribuição de jogos para PC. Fundada em 1987, já produziu mais de 2 milhões de CD-ROMs. Especializou-se no processo de tradução e adaptação de jogos na língua inglesa para o mercado brasileiro. Sua estrutura conta com um estúdio de dublagem interno, altamente equipado e com engenheiros de som especializados. Possui uma equipe de artistas gráficos, tradutores, redatores e programadores que garantem a qualidade dos seus produtos.