NOTÍCIAS 2002
Baú adota a inteligência de negócios
As informações vêm dos ambulantes, agências do correio, lotéricas, bancos e rede lojas
Empresa do Grupo Sílvio Santos que opera uma média
mensal de 250 mil carnês de prêmios e mercadorias em todo o território nacional, o Baú da Felicidade está concluindo um projeto de
inteligência de negócios baseado na plataforma de integração DataStage, da norte-americana
Ascential Software.
O objetivo é alinhar o planejamento e operação do orçamento corporativo de acordo com o
desempenho de vendas, previsão de receitas e liquidez efetiva dos carnês ou das mercadorias vendidas nas lojas. O sistema permite
também um conhecimento detalhado dos negócios; com estudos gráficos de tendência e com a associação de dados a documentos internos
ou externos que atestam a sua origem.
Carnê do Baú usará informações
recolhidas junto aos clientes para ampliar o atendimento
Iniciado em 4/2000, o projeto terá como ápice a distribuição de informações gerenciais para
todos os executivos da empresa, através de portais personalizados, no conceito Sistemas de Informação Eletrônica (Eletronic
Information Systems - EIS). De acordo com Renato Melo, analista de sistema do grupo, o Baú está, no momento, concluindo a
integração de todas as suas bases de dados em um armazém de dados - no qual ficarão centralizadas todas as informações pertinentes à
tomada de decisões de negócios - e construindo datamarts (aplicações verticais) capazes de modelar a informação de acordo com
as necessidades de cada usuário.
"A criação do armazém de dados representa a migração do modelo relacional de dados para o
modelo dimensional. Nesse novo patamar, os dados corporativos funcionam como espécies de cubos, que podem ser manipulados de acordo
com as necessidades específicas de cada departamento ou de cada decisão a ser tomada", explica Renato Melo.
Com base no novo modelo, a equipe de sistemas do Baú está constituindo uma central de dados
única, através da qual é possível visualizar o desempenho ou tendências de operações de negócios, por filiais, produtos, região ou
períodos determinados, além de uma infinidade de outras variáveis.
Uniformização - Ainda de acordo com Renato, uma vantagem imediata da integração está
em uniformizar a manipulação de informações que chegam ao sistema do Baú a partir de fontes altamente heterogêneas: "Além de
milhares de vendedores ambulantes, que entregam informações para as lojas, a nossa equipe administra dados provenientes de
pagamentos realizados em guichês bancários, agências de correio, televendas e casas lotéricas de praticamente todos os municípios",
explica o executivo.
Além de disciplinar a extração e o tratamento destes dados, segundo regras de negócio
previamente definidas, a solução de tecnologia da Ascential, utilizada no projeto, ajuda os diretores do Baú a traçar curvas de
desempenho (real ou presumível), com um nível de detalhamento antes considerado inviável. "A idéia é que, a partir do seu computador
de mesa, os diretores da empresa possam obter, em instantes, um diagrama de fidelização de clientes de carnês de Santa Catarina e
compará-lo com os do Paraná, submetendo os resultados à curvas históricas destes estados em um determinado mês do ano", exemplifica
Ricardo.
O armazém de dados do Baú está baseado na matriz, em São Paulo, rodando sobre servidores HP,
e com conexão via frame-relay para cerca de 36 lojas e 52 representantes em todo o País. Após o amadurecimento do modelo, os
planos da equipe de sistemas incluem a implementação de novas políticas de exploração de dados, como gerenciamento de relações com
os clientes e mineração de dados.
Empresa - A Ascential Software Corporation é especializada no fornecimento de soluções
para gestão de ativos de informação para as 2.000 maiores empresas globais. Os clientes usam seus produtos para converter grandes
quantidades de dados dispersos e brutos em ativos de informação para impulsionar o sucesso dos negócios. Com a estrutura única para
gestão de ativos de informação da Ascential, os clientes podem facilmente coletar, validar, organizar, administrar e distribuir
ativos de informação, o que lhes permite obter maior valor de seus dados corporativos, reduzir custos e aumentar a lucratividade.
Sediada em Westboro (Massachusetts/EUA), a Ascential conta com escritórios no mundo todo e
atende clientes em indústrias de telecomunicações, seguros, serviços financeiros, planos de saúde, mídia/entretenimento, varejo,
governo e manufatura. |