Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0206d001.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/26/02 19:34:00
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Telecine leva assinantes ao Paraíso via Web

Os internautas já podem conhecer todos os detalhes do filme que fez Tom Hanks emagrecer mais de 20 quilos, e ainda concorrer a uma viagem, mas sem precisar ficar isolado em uma ilha. Sucesso de bilheteria – a produção arrecadou US$ 424 milhões em todo o mundo -, "Náufrago" estréia na televisão brasileira no dia 14/7/2002 (será exibido pelo Telecine Premium, a partir das 19 horas, na Sessão Primeira Classe) e é a atração de uma página especial no site da Rede Telecine.

Nessa página especial, os usuários podem participar de promoções, conferir a sinopse, curiosidades e fotos da produção. Além disso, há também o trailer do filme, os vídeos do Momento Náufrago – matérias do programa CineView que estarão no ar de 1º a 13/7/2002 – e produtos relacionados ao longa-metragem, à venda no Shopping Telecine.

"Nada mal passar sete dias em um paraíso cercado por três mil coqueiros, manguezais e reserva de Mata Atlântica, e que é considerado um exuberante jardim tropical à beira-mar, né?" - considerando essa perspectiva, a Rede Telecine levará dois sortudos para passar uma semana no Nannai Beach Resort, que fica a apenas 54 km de Recife e a 9 quilômetros de Porto de Galinhas, na praia de Muro Alto, litoral Sul de Pernambuco.

Quem quiser concorrer à viagem, basta participar no site da "Promoção Náufrago", respondendo à questão: "E se fosse você? Náufrago, isolado em uma ilha deserta. Do que você sentiria mais falta?". O autor da frase mais criativa vai poder desfrutar, com acompanhante, das maravilhas do lugar. Caso o vencedor seja assinante dos canais Telecine, ganhará também uma mala de viagem exclusiva da Rede. O resultado será divulgado no dia 19/7/2002, no site Web da emissora.

O filme - Segundo a página especial da Rede Telecine, esse filme de 143 minutos, produzido em 2000 no estúdio DreamWorks é estrelado pelo astro Tom Hanks, que ganhou o Globo de Ouro e o prêmio do Círculo dos Críticos de Nova York, e tem direção de Robert Zemeckis - ambos assinam a produção e voltam a se reunir após trabalharem juntos em Forrest Gump - O Contador de Histórias (1994), vencedor de vários Oscars entre eles filme, ator (Hanks) e diretor (Zemeckis).

Também no elenco Helen Hunt, vencedora do Oscar e do Globo de Ouro de atriz por sua atuação em Melhor É Impossível. O roteiro é de William Broyles Jr. e a trilha sonora é assinada por Alan Silvestri, enquanto a fotografia ficou a cargo de Don Burgess e a montagem é de Arthur Schmidt.

Na história, um profissional de serviço de entregas é o único sobrevivente de um acidente aéreo e se vê solitário em uma ilha deserta. E, por isso mesmo, Tom Hanks fica a maior parte do filme sozinho na tela com uma bola de vôlei, que acabou ganhando o nome de Wilson e até "falas". O site relaciona os demais componentes do elenco e outros itens da ficha do filme.

Há também algumas curiosidades, como o fato do astro principal precisar emagrecer mais de 20 quilos, numa dieta de um ano que obrigou à paralisação da produção, até que o Tom Hanks estivesse preparado para gravar as cenas em que fica isolado na ilha. O intervalo foi aproveitado para rodar com o mesmo diretor e equipe técnica o thriller Revelação, novo campeão de bilheteria (US$ 275,6 milhões arrecadados), estrelado por Harrison Ford e Michelle Pfeiffer.

Uma das cenas (o caixote que flutua até a praia) homenageia o filme favorito do ator, 2001 - Uma Odisséia no Espaço, enquanto a placa do carro do personagem Chuck, papel de Tom Hanks, é KAZ 2AY, uma maneira codificada de redigir o nome original do filme: Cast Away. Na cena em que Chuck chega ao topo da montanha, o cajado e o adorno de cabeça são referências ao filme Os Dez Mandamentos, um clássico de 1956 estrelado por Charlton Heston no papel de Moisés.

A bola Wilson teve tanta importância que seu nome consta do elenco relacionado nos créditos do filme, e o site Web tem inclusive uma área especial sobre ela. O avião da Federal Express (FedEx) que cai no mar é um Airbus A300. Fred Smith, fundador e dono da FedEx, faz uma ponta no filme.

Nas primeiras cenas, é possível ver rapidamente no casaco de Chuck um pin com a inscrição "marujo registrado" (Certified Sailor). Isso explica por que, no final do filme, o personagem demonstra tanto conhecimento sobre velocidade dos ventos, navegação etc.

As cenas noturnas foram quase todas filmadas de dia, recebendo os efeitos de céu noturno na pós-produção. A trilha sonora tem apenas dez minutos, só no começo e no final do filme, e todo o áudio filmado na ilha teve de ser refeito no estúdio por causa do barulho dos surfistas na região.

Chuck desenha a imagem da personagem interpretada por Helen Hunt numa parede da caverna. É uma referência ao filme Melhor é Impossível, estrelado pela atriz, em que o personagem do ator Greg Kinnear diz para o de Helen Hunt: "Você é o motivo pelo qual os homens das cavernas desenhavam nas paredes".

O diretor Robert Zemeckis participou de uma sessão de perguntas e respostas em uma universidade norte-americana, onde muitos alunos questionaram qual era o conteúdo do único pacote que não foi aberto pelo personagem de Tom Hanks. Ele respondeu que era um telefone à prova d'água, movido a energia solar e com transmissão via satélite... No DVD do filme é possível escutar seus comentários sobre o assunto.