Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0206b009.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/20/02 17:14:48
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Fispal destaca tecnologias de alimentos em SP

A 18ª Fispal - Feira Internacional da Alimentação consolida sua expansão em 2002, apresentando-se novamente em dois pavilhões distintos, na capital paulista. A Fispal Tecnologia, maior feira de tecnologia e embalagem na América do Sul, é realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, de 18 a 21/6/2002, das 10 às 19 horas, juntamente com a 4ª edição da Techno Plus - Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias Farmacêutica, Química e Cosmética. Já a Fispal Alimentos acontece no Expo Center Norte, de 17 a 20/6/2002, das 14 às 22 horas.
 
A Fispal Tecnologia é um evento estritamente industrial onde participam empresas dos segmentos de máquinas, processos e embalagens e que traz, ainda, várias novidades. Este ano acontece o lançamento do Fispal Pack Design Show, uma exposição inédita de importantes trabalhos desenvolvidos por 16 agências de design de embalagem, realizada em parceria com o Comitê de Design da Associação Brasileira de Embalagem (Abre). Nesse novo espaço da Feira, o visitante pode ainda participar de palestras sobre este mercado que, nos últimos anos, vem ganhando força no Brasil.

A Müller Associados, uma dessas 16 agências, apresenta uma embalagem inédita no mundo, adotada pela rede Sam's Club, atacadista do Wall-Mart. É o primeiro contentor auto-empilhável com alça, com capacidade para 3,8 litros, que economiza espaços de armazenagem e transporte, usado para a linha de produtos de limpeza Klug. O diferencial da embalagem é a alça e o bocal deslocado do centro, que facilitam a saída do líquido e evitam o desperdício.

Ambiente - Também em parceria com a Abre, está sendo lançado o "Espaço Abre do Meio-ambiente", onde empresas fabricantes de embalagens apresentam seus projetos voltados a preservação do ecossistema, com ênfase na reciclagem. Estão reunidos neste espaço a Associação Brasileira de Alumínio (Abal), Abividro, Abepet, Associação Brasileira de Papel Ondulado (ABPO), Bracelpa, Plastivida, Prolata e a Tetra Pak. Eles demonstram na Fispal os esforços da indústria de embalagem frente ao meio-ambiente e à reciclagem de seus materiais.

Segundo a Abal, o Brasil reciclou no ano passado quase 9 bilhões de latas de alumínio, isso significa que 85% das latinhas de bebidas produzidas voltaram paras os fornos de fundição.

Tendências - Ainda na Fispal Tecnologia acontece, nos dias 19 e 20/6, o Seminário Brasil Pack Trends 2005 – Inovações e Tendências, organizado pelo Grupo Brasil Rio em parceria com o Centro de Tecnologia de Embalagem – Cetea do Ital – Instituto de Tecnologia de Alimentos. Simultaneamente ao seminário haverá uma exposição de embalagens coletadas no Brasil e no exterior.

O evento gerará um dos melhores documentos de análise sobre as tendências de embalagem no Brasil e no mundo. Trata-se do Brasil Pack Trends 2005 – Edição 2002, com informações sobre os mercados mundial e brasileiro de embalagem; criação de embalagem e macrotendências; as áreas de rótulos e acessórios, transporte, distribuição e logística e ainda as principais tendências e inovações tecnológicas do mercado de embalagens metálica, de vidro, celulósica e plástica.

Empresas - A Fispal Tecnologia apresenta novidades e lançamentos de 1.656
empresas nacionais e internacionais, do setor alimentício e de mercados convergentes. O evento deve gerar negócios da ordem de R$ 4,5 bilhões, junto com a Fispal Alimentos.

O Sebrae/SP trouxe à Fispal Tecnologia 33 micro e pequenas empresas que estão ocupando uma área de 672 m² no Anhembi. Entre os produtos apresentados destacam-se moedores, moinhos, misturadores, envasadoras, seladoras, câmaras de congelamento, entre outros. Outras 27 empresas, também apoiadas pelo Sebrae-SP estão na Fispal Alimentos, no Expo Center Norte. Para esta ação, a entidade investiu R$ 240 mil.

A White Martins inova nessa feira apresentando, pela primeira vez, o sistema de geladeiras fabricadas em polietileno com isolamento térmico para a distribuição de produtos perecíveis em diversas temperaturas. O sistema Flexico2ld, fruto de parceria com a H & R, permite uma conexão com a cadeia de frio, conservando os produtos congelados ou resfriados sem a refrigeração mecânica, no mesmo equipamento.

Participando da mostra há sete anos, a Marfinite - tradicional fabricante de produtos injetados em termoplásticos - amplia sua linha para indústria alimentícia, lançando as caixas para acondicionamento e transporte de alimentos e os pallets com deslizador.

Os desenvolvimentos mais recentes de formatos e decorações para a indústria alimentícia são destaques da Prada. A empresa, maior fabricante de embalagens de aço do Brasil, lança no evento, em conjunto com a Cargill, as embalagens em lata de 500 ml com bico retrátil para a nova linha de óleo Olívia, composto de soja e oliva.

Já a Novelprint demonstra inúmeras soluções integradas de rotulagem voltadas para a indústria alimentícia. Destaque para o novo rótulo com lacre termo-encolhível, um produto multifuncional que decora e lacra a embalagem.

A EAN Brasil disponibiliza um serviço que verifica e fornece laudo sobre a qualidade dos códigos utilizados em toda cadeia produtiva até o consumidor final. Também realiza dadas palestras diárias que mostram soluções atuais para o aumento da qualidade e eficiência logística com base no emprego da automação e de sistemas de rastreamento.

Techno Plus 2002 - Simultaneamente à Fispal Tecnologia, acontece a 4ª edição da Techno Plus - Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias Farmacêutica, Química e Cosmética, segmentos que utilizam processos de produção semelhantes aos da indústria de alimentos. Nesse encontro, será entregue o Prêmio Excelência no Fornecimento e Desenvolvimento de Máquinas e Equipamentos para a Indústria Farmacêutica é promovido em parceria com o Sindusfarma – Sindicato da Indústria  de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo.

A premiação dá a oportunidade aos profissionais do setor farmacêutico de avaliar seus fornecedores de tecnologia, checando itens como qualidade das máquinas, equipamentos e serviços, e proporciona a participação de vários departamentos em avaliações de máquinas e equipamentos em uso nas suas empresas.