Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0206a011.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/11/02 16:42:32
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Web brasileira dá novo salto em crescimento

Número de usuários e tempo de acesso aumentaram cerca de 7% sobre mês anterior. A audiência dos sites de esportes cresceu 60% em 5/2002

O uso da Internet nos domicílios brasileiros cresceu aproximadamente 7% em 5/2002, quando 7,597 milhões de brasileiros acessaram a rede a partir de suas casas, contra 7,132 milhões em abril. O tempo gasto em rede também registrou aumento: os brasileiros navegaram em média 9h41min, 38 minutos a mais do
que em 4/2002 (9h03min).

Esse desempenho representa uma retomada no número de usuários ativos, depois de ligeira queda registrada em 4/2002, de 1,25%. O número de usuários totais também cresceu em 5/2002, totalizando 13,804 milhões, contra 13,617 milhões no mês anterior. No ano, o crescimento foi de quase 15%.

O grande destaque de 5/2002 foi a categoria Esportes, que registrou um aumento de 60,92% no número de usuários. Os sites desse segmento foram visitados por 1,392 milhões de pessoas, contra 865 mil em 4/2002. Segundo o eCopa, um serviço especial de avaliação de audiência para os anunciantes na Internet durante a Copa do Mundo, o aumento já era esperado e ocorreu em praticamente todos os países onde a empresa atua.

"Mesmo nos Estados Unidos, que não são um país muito ligado em futebol, o site da Fifa registrou um crescimento de 420% no número de acessos no final de 5/2002 e início de 6/2002", afirma Marcelo Coutinho, diretor de análise do Ibope eRatings. No Brasil, os sites de esportes do UOL, Terra e IG lideraram o acesso domiciliar nesta categoria em 5/2002.

Os dados do eCopa mostram que a audiência dos sites esportivos vem crescendo desde 3/2002, tanto no Brasil como na Inglaterra, França, Espanha, Itália e Alemanha, com páginas sobre futebol sempre em primeiro lugar. Para 6/2002, a expectativa é ainda maior. Conforme pesquisa do Ibope eSurvey, mais de 50% dos internautas consideram a Web como sua principal fonte de informações sobre a Copa do Mundo.

Classificação de Propriedades – Acesso domiciliar - Brasil

maio de 2002

abril de 2002

Propriedade

Audiência
única

Alcance
% ativos

Propriedade

Audiência
única

Alcance
% ativos

UOL

5.528.170

72,76

UOL

5.066.904

71,04

IG

4.927.006

64,85

IG

4.431.357

62,13

Globo.com

4.073.420

53,61

Globo.com

3.780.793

53,01

Yahoo!

3.980.893

52,39

Yahoo!

3.687.361

51,70

Terra + Lycos

3.622.890

47,68

Terra + Lycos

3.267.366

45,81

MSN

3.260.220

42,91

MSN

2.883.091

40,42

AOL Time Warner

2.662.336

35,04

AOL Time Warner

2.320.626

32,54

Microsoft

2.220.429

29,22

Microsoft

2.070.785

29,03

CJB Management

1.897.712

24,98

CJB Management

1.628.060

22,83

Google

1.757.685

23,13

Google

1.366.480

19,16

Classificação de Domínios – Acesso domiciliar – Brasil

maio de 2002

abril de 2002

Domínio

Audiência
única

Alcance
% ativos

Domínio

Audiência
única

Alcance
% ativos

uol.com.br

5.133.482

67,56

uol.com.br

4.679.498

65,61

ig.com.br

4.874.961

64,16

ig.com.br

4.377.142

61,37

globo.com

3.740.473

49,23

globo.com

3.474.620

48,72

bol.com.br

3.586.066

47,20

bol.com.br

3.204.658

44,93

yahoo.com.br

3.513.566

46,24

yahoo.com.br

3.156.982

44,26

terra.com.br

3.196.301

42,07

terra.com.br

2.847.334

39,92

msn.com

2.360.772

31,07

microsoft.com

2.065.399

28,96

microsoft.com

2.198.341

28,93

msn.com

2.041.373

28,62

geocities.com

2.026.020

26,67

geocities.com

1.887.366

26,46

cjb.net

1.865.733

24,56

cjb.net

1.625.799

22,80

O Ibope eRating.com é uma empresa formada a partir da parceria entre o Ibope e a ACNielsen eRatings.com, oferecendo o serviço Nielsen/NetRatings em vários países, por meio do maior painel de internautas do mercado, com mais de 200 mil colaboradores. Através de uma tecnologia única, consegue medir o comportamento dos usuários, bem como a atividade publicitária em rede, e fornecer dados precisos e amplos sobre a Internet mundial. Com padrão global, método que considera confiável e tecnologia proprietária, a empresa já atinge mais de 90% da audiência mundial. Os resultados apresentados agora foram medidos em um painel residencial de 5.116 indivíduos, representando todo o território brasileiro.