NOTÍCIAS 2002
Web brasileira dá novo salto em crescimento
Número de usuários e tempo de acesso aumentaram cerca de 7% sobre mês anterior. A audiência dos
sites de esportes cresceu 60% em 5/2002
O uso da Internet nos domicílios brasileiros cresceu
aproximadamente 7% em 5/2002, quando 7,597 milhões de brasileiros acessaram a rede a partir de suas casas, contra 7,132 milhões em
abril. O tempo gasto em rede também registrou aumento: os brasileiros navegaram em média 9h41min, 38 minutos a mais do
que em 4/2002 (9h03min).
Esse desempenho representa uma retomada no número de usuários ativos, depois de ligeira
queda registrada em 4/2002, de 1,25%. O número de usuários totais também cresceu em 5/2002, totalizando 13,804 milhões, contra
13,617 milhões no mês anterior. No ano, o crescimento foi de quase 15%.
O grande destaque de 5/2002 foi a categoria Esportes, que registrou um aumento de 60,92% no
número de usuários. Os sites desse segmento foram visitados por 1,392 milhões de pessoas, contra 865 mil em 4/2002. Segundo o eCopa,
um serviço especial de avaliação de audiência para os anunciantes na Internet durante a Copa do Mundo, o aumento já era esperado e
ocorreu em praticamente todos os países onde a empresa atua.
"Mesmo nos Estados Unidos, que não são um país muito ligado em futebol, o site da Fifa
registrou um crescimento de 420% no número de acessos no final de 5/2002 e início de 6/2002", afirma Marcelo Coutinho, diretor de
análise do Ibope eRatings. No Brasil, os sites de esportes do UOL, Terra e IG lideraram o acesso domiciliar nesta categoria em
5/2002.
Os dados do eCopa mostram que a audiência dos sites esportivos vem crescendo desde 3/2002,
tanto no Brasil como na Inglaterra, França, Espanha, Itália e Alemanha, com páginas sobre futebol sempre em primeiro lugar. Para
6/2002, a expectativa é ainda maior. Conforme pesquisa do Ibope eSurvey, mais de 50% dos internautas consideram a Web como sua
principal fonte de informações sobre a Copa do Mundo.
Classificação de Propriedades – Acesso domiciliar - Brasil
maio de 2002
|
abril de 2002
|
Propriedade
|
Audiência
única
|
Alcance
% ativos
|
Propriedade
|
Audiência
única
|
Alcance
% ativos
|
UOL |
5.528.170
|
72,76
|
UOL |
5.066.904
|
71,04
|
IG |
4.927.006
|
64,85
|
IG |
4.431.357
|
62,13
|
Globo.com |
4.073.420
|
53,61
|
Globo.com |
3.780.793
|
53,01
|
Yahoo! |
3.980.893
|
52,39
|
Yahoo! |
3.687.361
|
51,70
|
Terra + Lycos |
3.622.890
|
47,68
|
Terra + Lycos |
3.267.366
|
45,81
|
MSN |
3.260.220
|
42,91
|
MSN |
2.883.091
|
40,42
|
AOL Time Warner |
2.662.336
|
35,04
|
AOL Time Warner |
2.320.626
|
32,54
|
Microsoft |
2.220.429
|
29,22
|
Microsoft |
2.070.785
|
29,03
|
CJB Management |
1.897.712
|
24,98
|
CJB Management |
1.628.060
|
22,83
|
Google |
1.757.685
|
23,13
|
Google |
1.366.480
|
19,16
|
Classificação de Domínios – Acesso domiciliar – Brasil
maio de 2002
|
abril de 2002
|
Domínio
|
Audiência
única
|
Alcance
% ativos
|
Domínio
|
Audiência
única
|
Alcance
% ativos
|
uol.com.br |
5.133.482
|
67,56
|
uol.com.br |
4.679.498
|
65,61
|
ig.com.br |
4.874.961
|
64,16
|
ig.com.br |
4.377.142
|
61,37
|
globo.com |
3.740.473
|
49,23
|
globo.com |
3.474.620
|
48,72
|
bol.com.br |
3.586.066
|
47,20
|
bol.com.br |
3.204.658
|
44,93
|
yahoo.com.br |
3.513.566
|
46,24
|
yahoo.com.br |
3.156.982
|
44,26
|
terra.com.br |
3.196.301
|
42,07
|
terra.com.br |
2.847.334
|
39,92
|
msn.com |
2.360.772
|
31,07
|
microsoft.com |
2.065.399
|
28,96
|
microsoft.com |
2.198.341
|
28,93
|
msn.com |
2.041.373
|
28,62
|
geocities.com |
2.026.020
|
26,67
|
geocities.com |
1.887.366
|
26,46
|
cjb.net |
1.865.733
|
24,56
|
cjb.net |
1.625.799
|
22,80
|
O Ibope eRating.com é uma empresa formada a partir da parceria entre o Ibope e a ACNielsen
eRatings.com, oferecendo o serviço Nielsen/NetRatings em vários países, por meio do maior painel de internautas do mercado, com mais
de 200 mil colaboradores. Através de uma tecnologia única, consegue medir o comportamento dos usuários, bem como a atividade
publicitária em rede, e fornecer dados precisos e amplos sobre a Internet mundial. Com padrão global, método que considera confiável
e tecnologia proprietária, a empresa já atinge mais de 90% da audiência mundial. Os resultados apresentados agora foram medidos em
um painel residencial de 5.116 indivíduos, representando todo o território brasileiro. |