NOTÍCIAS 2002 - COPA-2002
Terra comemora show de gols na Internet
Os resultados obtidos no especial Mundial 2002 do megaportal Terra foram considerados
excelentes pela empresa. Desde o início do especial, a audiência do canal de esportes do portal aumentou mais de 400%.
Os números refletiram a intenção do Terra em se posicionar com destaque na cobertura
jornalística da Copa. Foram mais de 130 milhões de pageviews, durante o mês de 6/2002 (contra 18 milhões em 5/2002), e mais
de 607 mil horas de visitação no especial Mundial 2002, o que equivaleria a uma única pessoa navegar por 72 anos, 24 horas, todos os
dias, na Internet.
"Cumprimos nosso objetivo de levar a informação diferenciada, em primeira mão para os internautas. As previsões se confirmaram
e esta foi a Copa da Internet", destaca Sandra Pecis, diretora de Conteúdo do Terra. Em termos comerciais, o especial também foi um
sucesso. Os seis patrocinadores do especial Mundial 2002 do Terra (Caixa Econômica, Intel, Visa, Banco ABN, McDonald's e Eurofarma)
obtiveram uma das melhores taxas de exposição de marcas na Internet, alcançando taxa de cliques (medida da taxa de retorno para o
anunciante) acima de 1%. A média de mercado é de 0,6%. No total, foram cerca de 106 milhões de impressões de publicidade entre
animações com tecnologia check M8, faixas e vitrines, de acordo com os dados medidos pelo Dart, sistema auditor da Doublé
Click, e ferramenta de publicação de publicidade do portal Terra.
Em 6/2002, foram transmitidos cerca de 214 mil vídeos, durante o Mundial 2002. O campeão de
audiência foi o Programa Mundial 2002 TV, após o jogo do Brasil e Inglaterra, no dia 21/6/2002, com quase 27 mil vídeos
transmitidos. Entre as áreas mais visitadas do especial, destacam-se a cobertura de notícias ao vivo e as animações de gols em
Flash, que reproduziu todos os gols realizados nos jogos da Copa.
Além dos programas Mundial 2002TV e Mesa Redonda, comandados por Olivério Júnior dos
estúdios Terra em São Paulo, foram publicados diariamente cerca de 12 vídeos exclusivos transmitidos diretamente da Coréia e do
Japão. Durante a Copa, participaram de mesas-redondas do programa comandado por Olivério Júnior cerca de 150 convidados, entre eles:
os jogadores Mauro Silva, Tafarel, Marcio Santos, Félix, Zé Elias, Oscar, Pepe, Ronaldão; os técnicos Carlos Alberto Silva, Nelsinho
Batista, Candinho, Giba, Edu Maragon; os árbitros Paulo César de Oliveira, Edmundo Lima Silva, além de Gil de Ferran, Juca Chaves, o
jornalista Heródoto Barbeiro e a atriz Adriana Ferrari, entre outros. Também presentes nos estúdios do Terra, Waldir Peres e a
jogadora de basquete Paula.
No megaportal, cerca de 50 profissionais estiveram envolvidos diretamente na realização do
Mundial 2002, além de uma equipe de cinco correspondentes enviados à Coréia e ao Japão. Recursos de última geração foram utilizados
para garantir qualidade e exclusividade na cobertura das notícias. A equipe do Terra na Coréia do Sul contou com equipamentos
portáteis como câmara digital Sony e notebooks que permitem a cobertura abelha - câmera em uma mão, microfone na
outra.
A campanha publicitária para a divulgação do especial Mundial 2002 com o personagem ET e o jogador Denilson também foi
considerada um sucesso, com a maior visibilidade entre usuários e não usuários entre as campanhas já realizadas pelo Terra. A
campanha foi veiculada em jornais, revistas e tvs. O pós-teste da Campanha ET/Denílson, realizado pela empresa de pesquisa
Ipsos-ASI, apresentou um dos melhores resultados computados pela pesquisadora.
Além da cobertura pela Internet, o Terra inovou ao lançar o serviço Disque Terra na Copa,
fornecendo os resultados do mundial pelo telefone, em boletins atualizados duas vezes por dia. Resultados de todos os jogos, tabelas
e últimas notícias são informados pelo comentarista esportivo Olivério Júnior pelo telefone, diretamente dos estúdios Terra, em São
Paulo. O Disque Terra na Copa trouxe também informações exclusivas do correspondente Wanderley Nogueira, direto da Coréia. O serviço
é gratuito, o usuário só paga o pulso telefônico.
Empresa - Terra Lycos é um grupo de Internet com presença em 43 países e 20 idiomas,
alcançando mais de 100 milhões de usuários únicos por mês em nível mundial. O grupo, resultante da aquisição da Lycos, Inc. pela
Terra Networks S.A., culminada em 10/2001, é o um dos sites da Web com maior aceitação nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa, na
Ásia e na América Latina, sendo considerado o maior provedor de acesso à Internet na Espanha e na América Latina.
O megaportal Terra Lycos inclui os sites Terra.com, Lycos.com, Angelfire.com, ATuHora.com,
Gamesville.com, HotBot.com, Invertia.com, Lycos Zone, Matchmaker.com, Quote.com, Rumbo.com, Direcciona.es, Sonique, Bumeran.com,
Tripod.com, RagingBull.com e Wired News (Wired.com).
Terra Lycos está sediada em Barcelona em possui centros operacionais em Boston, Buenos
Aires, Madri, Miami, Monterrey e São Paulo, entre outros. A empresa tem ações nas bolsas de Madri e na Nasdaq. No Brasil, é um dos
principais provedores de serviços de acesso à Internet (ISP) para o mercado residencial, de pequenos escritórios domésticos e
corporativo. É também um portal de conteúdo aberto e interativo, voltado para relacionamento, informação, diversão, serviços e
comércio eletrônico, com 350 canais de conteúdo e mais de 950 mil assinantes pagantes em mais de 503 cidades brasileiras. |