NOTÍCIAS 2002 - COPA-2002
Robôs também têm sua Copa do Mundo (1)
Mais uma vez, e também pela primeira vez em dois países (no Japão e na Coréia do Sul), foi disputada a
RoboCup, uma Copa do Mundo de Futebol entre robôs. O campeonato ocorreu nas cidades de Fukuoka
(Japão) e Busan (Coréia do Sul), ao mesmo tempo que o Mundial de Futebol da Fifa, e em 2002
teve cinco tipos de participantes, inclusive a nova categoria de robôs humanóides: 12 equipes de seis países apresentaram seus robôs
de 40 a 180 cm de altura, para disputar partidas de futebol básico e cobrança de penalidades, destacando-se o robô Asimo, da Honda,
que também fez suas demonstrações. Trinta países levaram 193 equipes universitárias para o torneio, realizado de 19 a 25/6/2002.
Os mais de mil pesquisadores e observadores do torneio examinaram principalmente os
diferentes padrões de inteligência artificial e robótica usados pelas equipes para fazer com que as máquinas se movimentem pelo
"gramado" em direção ao gol adversário.
Além da nova categoria, participaram do campeonato robôs dotados de rodas e um grupo de
equipamentos semelhantes ao famoso cão-robô da Sony, o Aibo. E o Brasil, embora tenha diversas equipes formadas nas universidades,
ficou fora da competição mundial por falta de patrocínio para o torneio classificatório nacional, que por isso não foi realizado.
Na RoboCup 2002, além da competição principal, ocorreram outras quatro: Liga de Simuladores,
Liga de Pequenos Robôs, Liga de Robôs Médios e uma liga especial da Sony. E, simultaneamente ao campeonato de futebol de robôs,
também estiveram presentes as categorias RoboCupRescue e RoboCupJunior.
A primeira foi organizada para promover pesquisas e desenvolvimento em larga escala de robôs
para recuperação em desastres, com duas ligas: a de simulação, para tratar da estratégia de ação em desastres, e a de robôs,
competindo por eficiência e precisão na descoberta de vítimas nos destroços das áreas atingidas.
Já a RoboCupJunior busca incentivar o interesse e a curiosidade das crianças nas atividades
robóticas, tanto de fabricação como de programação em grupo. Em 2002, 60 times de 12 países participaram nessa categoria, acumulando
pontos em competições de futebol e dança.
Paralelamente às competições, aconteceu ainda uma exposição de robôs, a Robotorex 2002,
inédita nesses eventos, com o objetivo de apoiar a nova geração de robôs e tecnologias robóticas, ao criar um espaço para os
pesquisadores demonstrarem os resultados já obtidos, comercializarem produtos e abrirem novos mercados. Cerca de 50 companhias e
organizações participaram da mostra, que incluiu debates e troca de experiências entre os participantes.
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