NOTÍCIAS 2002 - COPA-2002
Brasileiros têm Roda de Negócios na Coréia
Viagem foi organizada pela Associação de Tecnologia da Informação da Câmara de Indústria
e Comércio Brasil-CoréiaA Copa do Mundo
de Futebol também está sendo uma oportunidade de negócios para muitas empresas instaladas no Brasil. A Associação de Tecnologia da
Informação (ATIK) da Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Coréia organizou uma viagem à Coréia com a finalidade de fomentar novas
oportunidades de negócios entre os brasileiros e as empresas de tecnologia daquele país, com saída de São Paulo em 31/5/2002. O
envento também é apoiado pelo site Coreia2002.
O encontro entre as empresas ocorre no Seoul Trade Exhibition Center (Setec), onde a Kotra
(Korea Trade-Investmet Promotion Agency, divisão comercial do Consulado da Coréia) promove o relacionamento entre as empresas coreanas e as cem
empresas de vários segmentos do mundo. Entre elas, as dez empresas brasileiras que participam da viagem da ATIK, e que contam com
consultores especializados no mercado coreano para ajudá-las na na identificação das melhores oportunidades.
"Além de realizar negócios um-para-um, os empresários brasileiros têm também a oportunidade de
imergir na cultura local, conhecendo os principais pontos turísticos do país, e desfrutar da emoção de um dos maiores eventos
esportivos do mundo" garante Rafael Na, diretor da Webcom Solution, que faz parte da comissão que organizou a viagem.
TI na Coréia - A Coréia do Sul é uma da principais referências mundiais em tecnologia
da informação (TI). O governo investe anualmente mais de 2 bilhões de dólares por ano para que a Coréia seja um país digital
com o lema e-Korea. Através dessa política que incentiva desenvolvimentos tecnológicos, hoje as indústrias de TI coreanas são
consideradas entre as mais avançadas do mundo.
Os números da Internet na Coréia do Sul são realmente impressionantes, mais de 50% da
população acessa a Internet e a metade desses internautas através de banda larga; assim, a Coréia ostenta uma das maiores
penetrações de Internet e banda larga do mundo.
Além disso, o internauta coreano é o que passa mais tempo conectado à Internet, 16
horas/mês. A Kosdaq é o segundo maior mercado de ações de tecnologia do mundo, chegando a movimentar em torno de US$ 300 milhões por
dia.
Turismo - Entre as principais cidades, a quase milenar Kyong-Ju foi o centro do poder da
dinastia Silla, que governou a península coreana do século I a.C. ao século IX d.C. A cidade possui o maior número de recursos
turísticos da antiguidade da Coréia e oferece ao turista a chance de conhecer uma série de tesouros arqueológicos da cultura
budista.
Ulsan, a cidade do primeiro jogo brasileiro, é considerada a capital industrial da Coréia do
Sul, uma das cidades mais ricas do país e a terra dos jovens. Mais de 40% da população tem menos de 30 anos. Localizada na costa
sudeste da Península Coreana, Ulsan abriga 1 milhão de pessoas e é responsável por 12% da produção industrial de todo o país. É a
sede da Hyundai, que fabrica cerca de 1,4 milhão de carros por ano, e da Samsung, empresa de eletroeletrônicos.
O estádio em que a seleção brasileira estreou em 3/6/2002, jogando contra a Turquia, é um dos mais
modernos do mundo: o estádio de Munsu, com capacidade para 43.512 pessoas sentadas, foi,
curiosamente, inaugurado por uma equipe brasileira, o Botafogo-RJ, que há menos de um ano perdeu para a equipe local, o Horang-I. A
paisagem que cerca a arena chama a atenção pela beleza.
A cidade folclórica de Min Suk Chon, com casas típicas dos primeiros coreanos que povoaram a
região e preservada por gerações, tem o tradicional mercado de venda de temperos típicos da cozinha coreana, produtos e lembranças.
Farmers'Music and Dance e Acrobatics on a Tightrope fazem a performance na arena local duas vezes ao dia. Na primavera, no
outono e em feriados especiais, ocorrem apresentações sobre tradicionais festas e cerimônias de casamento, funerária, homenagens a
antepassados etc.
Seul, capital e a maior cidade da Coréia do Sul, é cortada pelo rio Hangang. O sistema de
metrô de Seul é seguro e limpo com placas em inglês e estimado como um dos modos mais convenientes de transporte: desde a
inauguração em 1974, se expandiu rapidamente e possui oito linhas de Metrô totalizando 287 km, com 262 estações, que proporcionam
ligação conveniente para todas as direções em Seul. A rede de ônibus da cidade é também excelente, com 8.500 ônibus percorrendo 400
rotas diferentes a cada 5 a 10 minutos. Seul, além de um potencial pólo empresarial, possui atrações turísticas como palácios de
reis de várias dinastias, templos, museus folclóricos, torres, parques de diversão entre outros. |