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NOTÍCIAS 2002 - COPA-2002
Portal promove a Copa do Conhecimento

Gincana é baseada em perguntas e apostas

Rivaldo cruza da esquerda, Ronaldinho da Inter se estica todo e toca a bola para o fundo da rede da Turquia. Se o usuário do Portal Educacional acertar o placar, ponto. Para ter direito a apostar no placar, porém, antes terá de responder a perguntas do tipo: "Assim como o Brasil, a atividade econômica que mais cresce na Turquia é...?" Essas e outras questões fazem parte da gincana Copa do Conhecimento, que dará aos vencedores de cada uma das quatro categorias (alunos da 1ª à 6ª série, alunos da 7ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, pais e educadores) um microcomputador. Os ganhadores do segundo e o terceiro lugar receberão respectivamente uma bola da Copa 2002 e o livro "Todas as Copas do Mundo".

A Copa do Conhecimento é uma das atrações do especial Copa do Mundo 2002, espaço que o Portal Educacional preparou para o período em que os olhos do mundo estarão voltados para o futebol e que reúne também reportagens, entrevista interativa, sala de bate-papo, banco de imagens entre outras seções exclusivas sobre o assunto.

A idéia da gincana Copa do Conhecimento é, como o nome já sugere, testar o conhecimento do usuário do Portal. O vencedor será aquele que acertar o maior número de placares das partidas, só que antes de arriscar o palpite é preciso acertar uma pergunta de conhecimentos gerais. Para responder, o internauta pode recorrer ao conteúdo do próprio Portal que traz inclusive uma enciclopédia multimídia. As dicas também podem chegar por Webmail ou pelo Comunicador, ferramenta similar ao popular ICQ, criada exclusivamente para a comunidade escolar conectada ao Educacional. Se quiserem, os alunos podem fazer um mutirão para conseguir a resposta correta. O regulamento é bem claro, só vale tentar uma vez. Ou seja, se errar a questão, o concorrente não tem direito a apostar no placar do jogo.

A pontuação funciona assim: o usuário precisa acertar a pergunta de cada jogo. Passada essa etapa, deve apostar no placar dessa partida. Se acertar o placar de um jogo da primeira fase, recebe 1 ponto. Das oitavas de final em diante, são 3 pontos para quem acertar o resultado (vencedor ou empate), mesmo que erre o placar exato. A gincana já está no ar e o internauta não precisa fazer as apostas de todos os jogos de uma só vez. É preciso, no entanto, apostar 48 horas antes do início de um jogo. Já as perguntas da segunda fase vão estar no site a partir de 5/6/2002.

Outras atrações - Além dessa gincana, o Portal Educacional aproveita a paixão do brasileiro por futebol para propor outras atividades educativas. No Especial Copa do Mundo 2002 há, por exemplo, um espaço (Temas para salas de aula) com sugestões para os professores trabalharem as expressões do futebol utilizadas em cada região (oralidade), atividades sobre tabelas, bandeiras e escudos (linguagem não verbal), produção de textos jornalísticos e até redação de boletins da Copa, em inglês. Há sugestões envolvendo também a matemática, em que o professor pode partir do campo de jogo para trabalhar dimensões, proporcionalidade, estatísticas, probabilidades etc., ou aproveitar a discussão sobre a falta cometida pelo Emerson ou o impedimento do Ronaldo da Inter para fomentar cálculos matemáticos.

Outro chamariz do especial Copa do Mundo é a Entrevista Interativa, que contará com dois entrevistados ilustres: Ronaldinho Gaúcho e Luiz Felipe Scolari. Os alunos conferem os dados preliminares sobre o jogador e sobre o técnico Felipão antes de partir para as perguntas, fazendo o papel de repórter. As melhores perguntas serão enviadas ao jogador e ao técnico da seleção brasileira. Depois o Portal publicará a entrevista completa.

O Especial Copa do Mundo ainda traz outras reportagens sobre o tema, tem sala de bate-papo exclusiva para os malucos por copa, túnel do tempo que mostra o selecionado brasileiro de acordo com a política nacional de cada Copa, história e análise de todos os campeonatos mundiais, regras do futebol, dicas de livros sobre o tema, banco de imagens, relato de experiências de quem já morou ou visitou os países sede dessa Copa (Japão e Coréia do Sul), expressões em inglês para quem quiser saber um pouco além de corner e até um divertido mural, o Abra o Bico, para quem quiser deixar seu recado ou ler a opinião dos outros internautas sobre a seleção canarinho.

A participação na Copa do Conhecimento é aberta para uma comunidade de cerca de 500 mil usuários, entre alunos, seus familiares e educadores das 227 escolas atualmente conectadas ao Portal Educacional.