NOTÍCIAS 2002 -
COPA-2002
Portal promove a Copa do Conhecimento
Gincana é baseada em perguntas e apostas
Rivaldo cruza da esquerda, Ronaldinho da Inter se estica todo
e toca a bola para o fundo da rede da Turquia. Se o usuário do Portal Educacional
acertar o placar, ponto. Para ter direito a apostar no placar, porém, antes terá de responder a perguntas do tipo: "Assim como o Brasil, a atividade econômica que mais cresce na Turquia é...?" Essas e outras
questões fazem parte da gincana Copa do Conhecimento, que dará aos vencedores de cada uma das quatro categorias (alunos da 1ª à 6ª
série, alunos da 7ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, pais e educadores) um microcomputador. Os ganhadores do
segundo e o terceiro lugar receberão respectivamente uma bola da Copa 2002 e o livro "Todas as Copas do Mundo".
A Copa do Conhecimento é uma das atrações do especial Copa do Mundo 2002, espaço que o
Portal Educacional preparou para o período em que os olhos do mundo estarão voltados para o futebol e que reúne também reportagens,
entrevista interativa, sala de bate-papo, banco de imagens entre outras seções exclusivas sobre o assunto.
A idéia da gincana Copa do Conhecimento é, como o nome já sugere, testar o conhecimento do
usuário do Portal. O vencedor será aquele que acertar o maior número de placares das partidas, só que antes de arriscar o palpite é
preciso acertar uma pergunta de conhecimentos gerais. Para responder, o internauta pode recorrer ao conteúdo do próprio Portal que
traz inclusive uma enciclopédia multimídia. As dicas também podem chegar por Webmail ou pelo Comunicador, ferramenta similar ao
popular ICQ, criada exclusivamente para a comunidade escolar conectada ao Educacional. Se quiserem, os alunos podem fazer um mutirão
para conseguir a resposta correta. O regulamento é bem claro, só vale tentar uma vez. Ou seja, se errar a questão, o concorrente não
tem direito a apostar no placar do jogo.
A pontuação funciona assim: o usuário precisa acertar a pergunta de cada jogo. Passada essa
etapa, deve apostar no placar dessa partida. Se acertar o placar de um jogo da primeira fase, recebe 1 ponto. Das oitavas de final
em diante, são 3 pontos para quem acertar o resultado (vencedor ou empate), mesmo que erre o placar exato. A gincana já está no ar e
o internauta não precisa fazer as apostas de todos os jogos de uma só vez. É preciso, no entanto, apostar 48 horas antes do início
de um jogo. Já as perguntas da segunda fase vão estar no site a partir de 5/6/2002.
Outras atrações - Além dessa gincana, o Portal Educacional aproveita a paixão do
brasileiro por futebol para propor outras atividades educativas. No Especial Copa do Mundo 2002 há, por exemplo, um espaço (Temas para salas de aula) com sugestões para os
professores trabalharem as expressões do futebol utilizadas em cada região (oralidade), atividades sobre tabelas, bandeiras e
escudos (linguagem não verbal), produção de textos jornalísticos e até redação de boletins da Copa, em inglês. Há sugestões
envolvendo também a matemática, em que o professor pode partir do campo de jogo para trabalhar dimensões, proporcionalidade,
estatísticas, probabilidades etc., ou aproveitar a discussão sobre a falta cometida pelo Emerson ou o impedimento do Ronaldo da
Inter para fomentar cálculos matemáticos.
Outro chamariz do especial Copa do Mundo é a Entrevista Interativa, que contará com dois
entrevistados ilustres: Ronaldinho Gaúcho e Luiz Felipe Scolari. Os alunos conferem os dados preliminares sobre o jogador e sobre o
técnico Felipão antes de partir para as perguntas, fazendo o papel de repórter. As melhores perguntas serão enviadas ao jogador e ao
técnico da seleção brasileira. Depois o Portal publicará a entrevista completa.
O Especial Copa do Mundo ainda traz outras reportagens sobre o tema, tem sala de bate-papo
exclusiva para os malucos por copa, túnel do tempo que mostra o selecionado brasileiro de acordo com a política nacional de cada
Copa, história e análise de todos os campeonatos mundiais, regras do futebol, dicas de livros sobre o tema, banco de imagens, relato
de experiências de quem já morou ou visitou os países sede dessa Copa (Japão e Coréia do Sul), expressões em inglês para quem quiser
saber um pouco além de corner e até um divertido mural, o Abra o Bico, para quem quiser deixar seu recado ou ler a opinião
dos outros internautas sobre a seleção canarinho.
A participação na Copa do Conhecimento é aberta para uma comunidade de cerca de 500 mil
usuários, entre alunos, seus familiares e educadores das 227 escolas atualmente conectadas ao Portal Educacional. |