NOTÍCIAS 2002 - COPA-2002
i-mode: Abril.com exporta Placar para o Japão
Em 5/2002, a Abril.com está inaugurando uma nova fase em suas operações: a
internacionalização de seus conteúdos e a entrada oficial para a era do i-mode. Em parceria com
a Digital Bridge Communications Inc. (DBC), a empresa desembarca no Japão com o lançamento do Placar Móvel Pokebras – site móvel com
tecnologia i-mode, especialmente dedicado aos brasileiros que vivem na Terra Sol Nascente.
Na primeira fase da parceria, a Abril.com está exportando todo o conteúdo relacionado à Copa
do Mundo 2002, desenvolvido pela equipe de Placar. Em seus celulares, milhares de dekasseguis e amantes do futebol poderão
acessar notícias, fotos, papéis de parede, imagens, telas coloridas... e navegar pelas emoções do grande evento do futebol mundial.
Placar Móvel Pokebras é um serviço pago, cuja assinatura mensal custa 300 ienes – cerca de US$ 2,30.
“Estamos entrando no mercado mais desenvolvido em wireless do mundo com esse projeto
piloto. Acreditamos que estamos unindo parte do que aprendemos com o projeto Abril Sem Fio – que é um sucesso no Brasil – ao
conteúdo relevante de Placar para os brasileiros que moram no Japão”, explica Mauro Calliari, diretor superintendente da
Abril.com.
E adianta: "Dependendo do resultado, poderemos ampliar o escopo do projeto". Teruaki
Kobuchi, presidente da Digital Brigde Communications Inc., (confira entrevista abaixo) acrescenta: "No Japão, vivem cerca de 250 mil
brasileiros e a maioria é formada por pessoas que trabalham como dekasseguis por um prazo temporário. Quase 90% dessas pessoas
possuem telefone celular e por volta de 50% são usuários da NTT DoCoMo". Ou seja, Placar Móvel Pokebras entra no ar com um público
potencial de, aproximadamente, 100 mil usuários no Japão.
O conteúdo sobre a Copa do Mundo 2002 é o primeiro lance da parceria entre a Abril.com e a
Digital Bridge Communications Inc. “Essa é a ponta do iceberg. Vamos ampliar o conteúdo de Placar para o Japão”, avisa
Marcelo Pacheco, diretor de comércio eletrônico da Abril.com.
De acordo com Sérgio Xavier Filho, diretor de redação de Placar, “durante a Copa,
nossa equipe de jornalistas presente na cobertura e na redação brasileira estará atualizando constantemente as notícias e fotos de
todos os jogos. Depois do Mundial, vamos exportar informações sobre outros campeonatos brasileiros e internacionais e as
principais notícias do mundo do futebol”. No Japão, via celular, os brasileiros continuarão acompanhando todas as emoções dos
Campeonatos Brasileiro, Rio-São Paulo, Libertadores da América, Copa UEFA... sempre em português e com os recursos e as vantagens da
tecnologia i-mode.
Entrevista - Teruaki Kobuchi, presidente da Digital Bridge Communications Inc., falou
sobre a parceria:
Como surgiu a parceria entre a Digital Bridge Communications Inc. e a
Abril.com?
TK: Procurávamos algum conteúdo forte com credibilidade para o
nosso site Pokebras. Tivemos a oportunidade de conhecer o pessoal da Abril.com em 7/2001 e, em seguida, começamos a trocar idéias
via correio eletrônico. Uma vez esclarecidas as qualidades e o que cada parte poderia disponibilizar, não demorou nem uma semana
para formar uma equipe especial para este projeto em ambas empresas. Firmamos o Acordo de Confidencialidade e entramos em estudos
mais detalhados para a preparação do projeto. Agora, faltando alguns dias para o início da Copa 2002, estou muito feliz em poder
lançar oportunamente este super site com conteúdos sobre futebol brasileiro – Placar Móvel Pokebras – aqui no Japão, para os
brasileiros.
Como funcionará o Placar Móvel Pokebras?
TK: O site Placar Móvel Pokebras terá funcionamento integrado
entre as empresas Digital Bridge Communications Inc. e Abril.com, no qual a redação de Placar estará atualizando os conteúdos
e a DBC dará todo o suporte técnico no Japão, adequando-os para o sistema i-mode.
Que tecnologia será utilizada?
TK: Nesta primeira etapa, o site está montado conforme a
tecnologia do sistema i-mode (2.5 geração). Para o futuro, queremos preparar os projetos da 3ª geração junto com a equipe da
Abril.com.
Quais são as expectativas para este parceria?
TK: Gostaríamos de desenvolver mais conteúdos que possam
agradar e responder às
necessidades dos brasileiros residentes no Japão. A grande vantagem da Internet móvel é que os
usuários podem adquirir as informações e comunicar-se com os sites
interativamente, em qualquer lugar e a qualquer momento. Temos expectativas nesta parceria para
confeccionar os serviços inéditos para o uso exclusivamente móvel com os materiais de conteúdo da Abril e nossa experiência e
tecnologia.
O Placar Móvel Pokebras estará disponível para que público?
TK: No Japão, vivem cerca de 250 mil brasileiros e a maioria é
formada por pessoas que trabalham como dekasseguis por um prazo temporário. Quase 90% dessas pessoas possuem telefone celular e por
volta de 50% são usuários da NTT DoCoMo. Hoje, o Pokebras recebe mais de 200 mil hits diariamente, os quais superam em acessos o
site da CNN que funciona na mesma categoria do Pokebras no serviço oficial do i-mode. Estes usuários diários do Pokebras – e também
os verdadeiros torcedores do futebol brasileiro – serão o público do site Placar Móvel Pokebras.
Como os usuários terão acesso ao Placar Móvel Pokebras?
TK: O Placar Móvel Pokebras será lançado como novo conteúdo no
Pokebras, o maior
portal pelo celular com informações sobre o Brasil e o único em língua portuguesa nos serviços
oficiais do i-mode da NTT DoCoMo, no Japão. Para navegar no Placar Móvel Pokebras, basta que o usuário efetue o cadastramento no
serviço, por meio da senha do i-mode pessoal, liberando assim o acesso total ao conteúdo. O serviço conta com um grande conteúdo
sobre futebol com fotos, imagens e telas coloridas pelo valor mensal de 300 ienes (aproximadamente, US$ 2,30).
O padrão i-mode é um sucesso no Japão. Na sua opinião, quais são as
principais vantagens desta tecnologia?
TK: Acho que, talvez, houveram duas grandes vantagens e razões
para que o i-mode fizesse tanto sucesso no Japão. A primeira seria o sistema de transmissão de dados em forma de pacotes,
possibilitando o uso da Internet móvel sem se preocupar com o tempo conectado, trazendo a conveniência econômica para os usuários. A
segunda seria a facilidade de produção de conteúdos com a linguagem c-html. Esta ajudou bastante para diversificar os conteúdos.
Empresa - Com a missão de levar as revistas e os produtos da marca Abril para a
Internet, a Abril.com é a unidade operacional responsável por incubar e coordenar o desenvolvimento, a publicidade e o comércio
eletrônico dos sites da Abril. Criada em 2/2000, atualmente, a unidade conta com 44 sites. Em 2001, juntos, seus veículos em rede
ultrapassaram a marca de 1,8 bilhão de page views. A Abril.com coordena a criação e o desenvolvimento dos portais, mantendo
as próprias redações das revistas e de produtos como as fontes do conteúdo, descentralizando o sistema de atualização. Assim, a
empresa vem cumprindo sua vocação de atender diversos segmentos com qualidade e credibilidade. |