NOTÍCIAS 2002 - COPA-2002
Megaportal Terra lança página especial
No dia 27/5/2002, o megaportal Terra lança sua nova página, antecipando-se à
estréia da Copa do Mundo, no dia 31/5. O objetivo da iniciativa é reforçar a participação do portal no Mundial e facilitar o acesso
dos internautas aos últimos resultados dos jogos e à programação especial, que inclui programas interativos, dados históricos, gols
em animação, jogos e notícias exclusivas minuto a minuto, diretamente da Coréia do Sul e do Japão.
Cerca de 35 profissionais estão envolvidos diretamente no especial do Terra Brasil. Além dos
cinco correspondentes nacionais enviados à Copa, o portal conta com o apoio da Equipe Terra Lycos Mundial 2002, composta por
comentaristas esportivos da rede Terra em diversos países. A cobertura é o primeiro grande projeto global do Terra Lycos, abrangendo
17 países de línguas espanhola e portuguesa da Europa e América e mais de 20 milhões de internautas ibero-americanos.
Mais 50% - A expectativa do portal é aumentar em 50% a audiência durante o
campeonato. "Tradicionalmente, a Copa do Mundo atrai visitantes que normalmente não se interessam por futebol. Com a ajuda do fuso
horário, sem dúvida esta vai ser a Copa da Internet", destaca Sandra Pecis, diretora de conteúdo do Terra. A executiva acredita
também que na Copa haverá aumento do número de mulheres internautas, por se tratar de uma competição que interessa a todos.
Desde 20/5/2002, o Terra mantém a cobertura ininterrupta da Copa do Mundo da Coréia e Japão,
com transmissão 24 horas por dia até o fim da Copa. O Terra foi o primeiro portal de Internet a transmitir informações de Ulsan,
cidade da Coréia do Sul que abriga a Seleção Brasileira. De lá, Wanderley Nogueira comanda o programa em vídeo Mundial 2002 TV, no
ar diariamente a partir das 11 horas, com uma hora de duração.
O Mundial 2002 TV será transmitido todos os dias com a participação de entrevistados
especiais e comentários e imagens dos enviados especiais do Terra Brasil à Coréia e ao Japão, além da colaboração dos
correspondentes dessa rede. Em todas as edições, o internauta poderá participar ao vivo, comentando os principais assuntos do
torneio e enviando perguntas aos convidados, além de continuar concorrendo ao sorteio da nova camisa da seleção brasileira, promoção
realizada desde do início do programa, em 3/2002.
O especial inclui as últimas notícias sobre os jogadores, com a cobertura completa dos
bastidores dos jogos amistosos e da Copa. Na seção Todas as Copas o internauta confere informações sobre os jogadores que fizeram
história no futebol, como Pelé,
Maradona, Ronaldinho e Roberto Baggio. Além disso, o site disponibiliza a história das Copas, galeria de fotos dos Mundiais e a
organização do Mundial 2002, entre outras novidades.
Entre as aplicações interativas desenvolvidas para o especial destacam-se os Gols em Flash -
simulações animadas de todos os gols dos 62 jogos da Copa; além das Torcidas Virtuais, que permitirão aos fãs de cada país expressar
o apoio à sua equipe, personalizando sua navegação; e do jogo Super Liga, no qual os internautas podem fazer apostas em todos os
jogos da Copa.
Para divulgar o Mundial 2002, o Terra apostou no jogador Denílson, camisa 17 da seleção e um
dos preferidos do treinador Luis Felipe Scolari, lançando campanha na TV, além de cartazes de rua, spots em rádios e anúncios
na mídia impressa. "Escolhemos o Denílson porque o jogador agrega valores de velocidade, alegria e criatividade, característicos da
Internet", revela Marcos Caetano, diretor de mercadologia do Terra.
No filme, veiculado nas principais emissoras de televisão, Denílson pergunta se o ET vai
assistir à Copa. "Só se eu ficar sem dormir", responde o extraterrestre, enquanto bate bola com o atleta. Em seguida, o jogador vira
de costas para o ET, dá uma bicicleta, joga a bola na barriga do garoto-propaganda do Terra, empurrando-o para uma "volta ao
mundo". Sem perceber que o ET está dando um giro pelo planeta, Denílson continua conversando com o extraterrestre que, de repente,
cai no meio do campo de futebol. Em seguida, a locução em off destaca os diferenciais do canal de esportes do Terra.
"Acreditamos que esta será a Copa da Internet e, portanto, o momento ideal para promover o conteúdo do Terra Esportes", completa
Caetano.
Captura de tela: imagem da publicidade do provedor
Terra na televisão
Empresa - Terra Lycos é um grupo global de Internet, com presença em 43 países e 20
idiomas, alcançando mais de 100 milhões de usuários únicos por mês em nível
mundial. O grupo, resultante da aquisição da Lycos, Inc. pela Terra Networks S.A., em 10/2001,
é o um dos sites da Web com maior aceitação nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa, na Ásia e na América Latina, sendo o maior
provedor de acesso à Internet na Espanha e na América Latina.
O megaportal Terra Lycos inclui os sites Terra.com, Lycos.com, Angelfire.com, ATuHora.com,
Gamesville.com, HotBot.com, Invertia.com, Lycos Zone, Matchmaker.com, Quote.com, Rumbo.com, Direcciona.es, Sonique, Bumeran.com, Tripod.com, RagingBull.com e
Wired News (Wired.com). Está sediado em Barcelona e possui centros operacionais em Boston, Buenos Aires, Madri, Miami, Monterrey e
São Paulo, entre outros. A empresa tem ações nas bolsas de Madri e Nasdaq.
No Brasil, é um dos principais provedores de serviços de acesso à Internet (ISP) para o
mercado residencial, pequenos escritórios domésticos e corporativo. É também um portal de conteúdo aberto e interativo, voltado para
relacionamento, informação, diversão, serviços e comércio eletrônico. Tem 350 canais em seu conteúdo e mais de 950 mil assinantes
pagantes em mais de 460 cidades brasileiras.
Captura de tela: imagem da publicidade do provedor
Terra na televisão
|