NOTÍCIAS 2002 - COPA-2002
Kaká promove o Bolão Adidas
Internauta pode ganhar camisas, bolas e chuteiras autografadas por estrelas do futebol
mundial e até criar um bolão exclusivo para sua turmaPara aumentar ainda mais a febre pelo futebol, que atinge o mundo todo com a proximidade da Copa do Mundo FIFA 2002, a
Adidas do Brasil promove uma ação que vai permitir algo que os brasileiros adoram: apostar. Desde 9/5/2002, quem acessa o recém
lançado site da Adidas do Brasil pode participar do Bolão Adidas da Copa 2002 e concorrer a
6.500 prêmios. As apostas podem ser feitas até o final do Mundial. O craque Kaká, uma das maiores revelações presentes no torneio, é
o garoto propaganda do Bolão.
A promoção inclui dois bolões. Um deles está relacionado ao site da Adidas do Brasil e o
outro acontecerá em diversas lojas indicadas pela Adidas (Centauro Esportes em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro; Baby
Shop, Baby Sport, Baby Fashion e Baby Plus em São Paulo; e Via Sports no Recife e em Fortaleza).
Quem acessa o site pode entrar no Bolão e fazer suas apostas em relação aos placares dos jogos, times
classificados e outras perguntas relacionadas à Copa. Os que obtiverem maior índice de acerto ganharão prêmios como bolas,
camisas e chuteiras. Muitos deles estarão autografados por estrelas do futebol mundial, como Beckham e o próprio Kaká.
Quem for às lojas credenciadas também pode participar, ao retirar uma tabela-senha. Neste
caso, há um diferencial: a garantia de que o participante ganhará prêmios. Também é possível criar no site o Meu Bolão, para a
própria turma, em que só entra quem o participante quiser.
O Bolão Adidas da Copa do Mundo é a primeira promoção exclusiva do site da Adidas do Brasil
e abre uma fase da empresa em que a Internet representa mais uma alternativa para as suas ações mercadológicas, além de permitir
maior aproximação com o consumidor final e ser mais uma ação da empresa relacionada ao Mundial.
Bola - Apesar da Adidas não ser a patrocinadora da seleção brasileira de futebol, a
bola da marca alemã foi usada nos treinos dos jogadores em Barcelona. A Fevernova, bola oficial da Copa do Mundo FIFA 2002,
representa segundo a empresa uma grande evolução em relação às bolas tradicionais, possuindo tecnologia que a torna mais precisa e
rápida, embora seguindo todas as normas da FIFA.
O produto inclui um novo sistema de camadas de espuma sintática que
formam entre si microbalões selados individualmente, preenchidos por gás altamente comprimido. No momento do chute, os microbalões
se comprimem e empurram a bola de volta ao seu formato original rapidamente. Ela se deforma menos e o impacto é distribuído
de maneira mais uniforme por toda a sua extensão. Isso implica em maior velocidade e precisão, maximizando a devolução da energia
aplicada no chute.
Além de ser mais rápida, a bola também é mais macia, pois o sistema confere à Fevernova
um amortecimento adicional. O produto passou por provas extensivas com uma perna robótica nos laboratórios da Adidas em Scheinfeld
(Alemanha), para confirmar o seu desempenho.
O desenho também rompe com o tradicional e foi totalmente influenciado pelas culturas dos
países-sede da Copa do Mundo da FIFA, Coréia e Japão. Ele celebra a inovação tecnológica que esses dois países têm conseguido nos
últimos anos. A cor de ouro simboliza a energia que estas duas nações têm dedicado ao Mundial. E as chamas vermelhas representam a
tradição do fogo como força condutora. É a primeira vez desde a Copa de 78, que uma bola oficial rompe com o visual Tango.
O nome Fevernova é uma referência à febre (fever) do futebol que uma Copa do
Mundo provoca em todo planeta. E, semelhante a esta competição, que dura apenas um mês, nova é uma estrela que brilha muito
forte durante curto período.
A Adidas começou a produzir bolas em 1963 e atualmente é a primeira colocada neste setor. A
empresa sempre deu grande importância às inovações para melhorar a performance em campo. Quando as bolas eram de couro, a companhia
começou a investigar exaustivamente uma maneira de criar um produto com material sintético. O que parecia improvável se transformou
depois em uma norma na indústria de bolas.
Em 1970, no Mundial do México, a empresa desenvolveu a Telstar, primeira bola oficial
de uma Copa do Mundo. Desde então, tem fornecido bolas para todos os eventos da FIFA. Na lista de bolas lendárias da Adidas estão a
Tango, primeira a combinar de maneira bem sucedida o couro e o poliuretano, usada na Copa de 1982; a Azteca, de 1986,
primeira completamente sintética; a Questra, de 1994, em espuma de poliuretano; e a Tricolore, do Mundial de 1998, que
introduziu a camada sintética de espuma.
Além de ser fornecedora, patrocinadora e licenciada oficial da Copa do Mundo da FIFA 2002, a Adidas patrocina o maior número
de seleções. São dez, dentre as quais cinco cabeças-de-chave: França, Argentina, Alemanha, Turquia, Espanha, Suécia, Austrália,
China, África do Sul, Japão e Arábia Saudita.
Também patrocina jogadores como Zinedine Zidane, David Beckam, Patrick Kluivert, Alessandro
Del Piero, Fabien Barthez, Pablo Aimar e Raúl, que inclusive foram chamados para ajudar a desenvolver a Fevernova e melhorar
a Tricolore, bola oficial da Copa da França, em 1998. Mais de cem atletas são patrocinados pela Adidas na Copa-2002. |