NOTÍCIAS 2002
Auxílio à Lista vira ferramenta mercadológica
A catarinense Teclan,
que detém 90% de toda a base instalada de programas de auxílio à lista entre as operadoras de telecomunicações do País, está
apresentando ao mercado uma funcionalidade exclusiva da sua plataforma. É o Sistema de Consulta por Perfil de Negócio, uma aplicação
embutida no sistema Teclan AXL Win que permite às operadoras agregar uma espécie de lista classificada de negócios ao seu sistema
102. O funcionamento do Perfil de Negócios é simples: em vez de apenas responder a consultas a partir do nome ou razão social do
assinante, a solução da Teclan permite respostas mais adequadas ao interesse do consumidor, como o telefone da pizzaria mais próxima
que tenha serviço de entrega em domicílio ou do hospital de plantão que aceite o plano de saúde A ou B.
De acordo com Cláudio Moreira Sá, presidente da Teclan, o objetivo da Consulta por Perfil de
Negócios é abrir novas possibilidades de negócios e fidelização de clientes para a mercadologia das operadoras. Depois de incorporar
as informações comerciais ao banco de dados do 102, a operadora pode comercializar para os patrocinadores o completamento automático
da chamada. "Assim, se o consulente procurar, por exemplo, por uma academia de ginástica em seu bairro, o sistema pode encaminhá-lo
diretamente ao telefone da academia preferencial (ou que adquiriu a cota), tal como acontece com os banners (faixas de
anúncio) da Internet", afirma o executivo.
Na análise de Cláudio Sá, uma vantagem importante do suporte no auxílio à lista é a de
possibilitar alta flexibilidade na oferta de novos produtos para as operadoras. "Ao mesmo tempo que eleva o 102 à qualidade de mídia
para mercadologia direta, o serviço ajuda a conquistar usuários para o serviço de consulta e contribui para as políticas de
fidelização num universo cada vez mais concorrido", assinala Cláudio Sá.
Principal - A plataforma de auxílio à lista da Teclan é o sistema de 102 predominante
entre operadoras de telefonia fixa no País. Sua lista de funcionalidades inclui serviços que vão de relatórios de desempenho dos
atendentes até a consulta a bases de remotas de assinantes.
Além dos recursos atuais e em uso pela maioria das operadoras do País, a versão AXL 4.1 tem
ainda capacidade de armazenar até 360 milhões de assinantes em uma única base de dados e pode fazer consulta por classe de assinante
(pessoa física e pessoa jurídica). Realiza também consulta por órgãos de Governo Federal, ou municipal e consulta por unidade da
Federação, além da Consulta por perfil de negócio.
O produto permite também a integração em pares (AXL - AXL) para consultas baseadas na
comunicação entre sistemas. Com este recurso, viabiliza-se que dois Call Centers geograficamente distantes possam trabalhar de forma
integrada. Assim, se um cliente do Rio de Janeiro, por exemplo, acessa o 102 local para solicitar informação sobre um assinante de
Brasília, a consulta é efetuada remotamente, com o número solicitado retornando ao atendente, que comanda sua vocalização via
Unidade de Resposta Audível (URA). O AXL suporta também o completamento automático de chamada e a comunicação celular via WAP e SMS. |