Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0205d014.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/31/02 20:13:10
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

TV digital: EUA querem Brasil como parceiro

O Brasil está prestes a tomar uma decisão importante sobre o padrão de TV digital. Com objetivo de ajudar nessa escolha, o representante do ATSC Fórum, Tommy Bruce, e o vice-presidente de pesquisa e tecnologia da Zenith, Richard Lewis, vieram ao Brasil na última semana de 5/2002 para encontrar com autoridades do governo, indústria e emissoras para fornecer o maior volume de informações possíveis. Os representantes da tecnologia estadunidense trouxeram novos dados sobre a  evolução dessa tecnologia nos EUA, desde que começou a ser implantada em 1998.

"Acreditamos que o Brasil possa definir o mercado no continente americano e que seja nosso parceiro na continua evolução da tecnologia ATSC", disse Lewis. Segundo o executivo, embora a mobilidade não esteja contemplada no modelo de negócios desejado nos Estados Unidos, os norte-americanos já trabalham no sentido de oferecer esse recurso, além de novas funcionalidade e avanços tecnológicos às emissoras.

Números - Tommy Bruce declarou que o mercado norte-americano já demonstra um forte movimento. Segundo dados da Consumer Electronics Association (CEA), organização que reúne os fabricantes nos EUA, desde a implantação já foram vendidos cerca de 2 milhões de produtos, entre conversores e televisores prontos para recursos digitais, em todo o país. Somente em 4/2002, as vendas de produtos de TV digital cresceram 134% em volume e 120% em valores, em comparação a igual período do ano anterior, com 122.215 unidades colocadas no mercado num total de US$ 216 milhões.A CEA projeta que serão vendidos 2,1 milhões aparelhos digitais em 2002. Para 2003, a expectativa do setor é de que este número chegue a 4 milhões, podendo atingir 5,4 milhões em 2004, 8 milhões em 2005 e 10,5 milhões até 2006.

Na opinião dos estadunidenses, estes números comprovam que, enquanto o padrão japonês ISDB é um protótipo e o europeu DVB enfrenta sérias dificuldades na implantação (como na Inglaterra e na Espanha), o sistema ATSC é hoje um dos que mais evoluem, tanto no que diz respeito às emissoras de TV quanto ao consumidor. Eles destacam que o padrão americano também garante economia maior para o consumidor brasileiro e maior eficiência em termos energéticos para as emissoras.

O ATSC Fórum é uma organização criada pelo Advanced Television Systems Committee Inc. para  fornecer  informações para emissoras, fabricantes e responsáveis por políticas governamentais em todo o mundo a respeito dos benefícios da tecnologia de televisão digital. Defende também a adoção dos padrões da família ATSC para a conquista destes benefícios.