NOTÍCIAS 2002
Site O Pesquisador facilita obter dados na Web
Os pais lembram quando eram estudantes e precisavam fazer um
trabalho para escola: era necessário fazer todas as pesquisas na biblioteca. Procurando em livros, revistas, jornais, microficha
etc. Gastavam horas e horas em busca de informação e quase sempre não achavam o que precisavam.
Mas hoje tem a Internet, e o que demorava dias, semanas e meses pode-se achar em poucas
horas. Tudo está na Internet. O problema era achar a informação dentro da floresta de informações. Por isso, foram criados os sites
de busca: Yahoo!, Cadê, AltaVista, Google e mais de 10 mil outros, no mundo inteiro. Eles tentam armazenar o conteúdo da Internet
nos seus bancos de dados e usam programas para buscar as informações através de palavras-chaves, retornando uma lista de sites
relevantes.
Meta-busca - Agora, esse processo avançou mais um passo. Além de buscar as
informações no banco de dados, os sistemas farão também o trabalho de pesquisar cada resultado. O Pesquisador é um
mecanismo de meta-busca, ou seja, ele usa os sites de buscas existentes (como Google, Hotbot e AltaVista) para retornar seus
resultados. Ele junta todos os resultados e elimina os duplicados. Então, visita cada um dos resultados. Caso não exista mais a
página, ela é automaticamente eliminada. Caso o site tenha novo endereço, é automaticamente substituído.
Após entrar no site, ele retira todas as imagens e animações da página, vínculos e também os
scripts (códigos usados para abrir popups, fazer animações, mudar partes da página etc.). O que resta é apenas a
página em HTML e o texto. Então, O Pesquisador procura as palavras-chaves na página e as grifa em amarelo. Finalmente, coloca
a página em uma mensagem eletrônica e a envia ao internauta. E continua fazendo isso para cada resultado, até um máximo hoje de 150
páginas.
Tudo isso acontece dentro de alguns minutos, enquanto o internauta faz outras coisas.
Depois, o internauta só precisa receber suas mensagens eletrônicas e ver cada resultado. Como suas palavras estão grifadas na
página, é fácil e rápido decidir se as informações interessam ou não. Caso não interesse, é só apagar a mensagem. Esta vem também
com o vínculo do site original para que o internauta possa buscar mais informações direitamente nesse site. O assunto da mensagem,
aliás, é escolhido pelo internauta na hora de pedir a pesquisa, permitindo fazer várias pesquisas e manter tudo organizado no seu
programa de correio eletrônico.
Economia - Os desenvolvedores de O Pesquisador fazem uma comparação rápida
para mostrar a economia que o internauta obtém usando tal sistema. Usando uma pesquisa em três sites de busca, usando 50 resultados
de cada busca, para um total de 150 páginas, esta é a tabela de tempo:
|
Entrar
|
10
resultados
|
Visitar
10 sites
|
Confirmar conteúdo
de 10 sites
|
Copiar ou salvar
dados interessantes
|
TOTAL
|
Google |
10s
|
5s
|
100s
|
150s
|
300s
|
565s
|
Hotbot |
10s
|
5s
|
100s
|
150s
|
300s
|
565s
|
AltaVista |
10s
|
5s
|
100s
|
150s
|
300s
|
565s
|
Total: 1695 segundos. Agora, repita cada um 5 vezes para um total de 50 resultados de cada
site de busca: 1695s X 5 = 8475s, o mesmo que 141,25 minutos ou 2 horas e 21 minutos de trabalho. Isso custa em pulsos R$ 2,50.
Por O Pesquisador, a pesquisa demora em torno de 20 segundos para ser pedida. Depois,
demora entre 5 e 15 minutos para receber as mensagens do correio eletrônico (e, enquanto isso, o internauta pode fazer outras
coisas). Depois são mais cerca de 5 segundos por resultado para conferir (e excluir, caso não interesse), totalizando menos de 30
minutos e R$ 0,52.
Se o internauta fizer umas 10 pesquisas assim durante o mês, pode economizar aproximadamente
R$ 20,00 em pulsos no telefone e mais de 15 horas de trabalho. Se as pesquisas estiverem sendo feitas por um funcionário de uma
empresa com salário de R$ 1.000,00, as 15 horas valem em torno de R$ 150,00 por mês, além da economia em banda de telecomunicações.
Gratuito - O Pesquisador é gratuito. Os desenvolvedores só pedem que o serviço
seja usado de forma ética. Assim, o internauta não deve usar endereço falso de correio eletrônico, pois toda pesquisa tem que ser
confirmada por correio eletrônico e os resultados são enviados por essa forma. Colocando um endereço falso, resultará em uma
pesquisa perdida.
Também não é interessante usar o recurso Webmail (tipo Yahoo!, Hotmail, Bol, IG, etc). Todas
as contas de correio eletrônico e quase todas as gratuitas têm como acessar as mensagens por servidor POP3. Assim, o internauta pode
usar um programa de correio como Outlook, Netscape ou Eudora. Ao usar Webmail, o internauta perde a vantagem de economizar tempo,
pois cada mensagem será acessada via Internet: seria quase igual acessar pelos sites de busca. Além disso, muitos Webmails não
mostram mensagens de HTML de forma certa, o que causa muita dificuldade em visualizar os resultados.
Propaganda - Grande parte da receita deste mecanismo vem de banners inseridos
nos resultados. No entanto, O Pesquisador tem duas grandes diferenciais neste aspecto. Quem fizer publicidade de banner
em O Pesquisador pode regionalizar. Ou seja, pode colocar um anúncio só para pessoas do Paraná, ou só para São Paulo etc.
Nenhum outro site no mundo pode fazer isso, lembram. O custo por inserção é mais barato, devido à quantidade de resultados que O
Pesquisador gera. Com isso, as empresas e os usuários ganham.
Outro serviço de O Pesquisador é a promoção de enquetes. As empresas podem optar por
colocar um enquete no programa de buscas. Cada usuário terá que responder uma pergunta na hora de pedir uma pesquisa. Para o
usuário, é uma questão de alguns segundos e terá que fazer apenas uma vez (e só pode responder uma vez). Os resultados são entregues
exclusivamente para a empresa contratante. |