Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0205bcdr.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/22/02 18:38:11
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002
NOTÍCIAS 2002 - JOGOS
EA e Microsoft apresentam novidades na E3

Principal mostra de jogos de computador é realizada em Los Angeles, nos EUA

Durante a Electronic Entertainment Expo (E3 2002) - considerada a principal mostra internacional de jogos de computador e realizada de 22 a 24/5/2002 em Los Angeles (California/EUA), a desenvolvedora, publicadora e distribuidora de programas de entretenimento Electronic Arts (EA) anunciou que estão previstos para chegarem ao Brasil no segundo semestre de 2002, jogos como SimCity4, James Bond 007: Nightfire, a segunda parte das aventuras de Harry Potter, Harry Potter e a Câmara Secreta, O Senhor dos Anéis: As Duas Torres e Need for Speed: Hot Pursuit 2. A LucasArts também mostrará as novidades da série StarWars e Indiana Jones and the Emperor’s Tomb. Já a Microsoft anunciou em seu pacote de jogos Age of Mythology e Combat Flight Simulator 3, que também chegam ao Brasil ainda em 2002.

EA - O destaque da Electronic Arts na EA 2002 é o anúncio de que a empresa Walnut Creek, pertencente aos estúdios Maxis, está desenvolvendo a quarta geração de um dos sucessos da história dos jogos para PC. SimCity 4 já é considerado como o maior acontecimento da série, caracterizado por nova plataforma gráfica, melhor jogabilidade e a habilidade de conduzir a vida de cada Sim no dia-a-dia. "SimCity 4 é realmente a experiência definitiva de SimCity. O jogo contém inovações na simulação que oferecem aos fãs maior participação e
satisfação ao jogar", afirma Lucy Bradshaw, gerente-geral da Maxis, estúdio
da EA que também desenvolveu The Sims, campeão de vendas dos jogos para PC.

Logo no começo, os jogadores utilizarão poderes quase divinos para criar a base de uma cidade, moldando montanhas, trinchando vales, semeando árvores para florestas e desenhando o curso dos rios. Com os novos recursos de paisagem, será possível construir a mais realista das cidades.

Diferentemente dos jogos antecessores da série, as metrópoles não ficarão isoladas do mundo. Cada uma fará parte de uma região, conectada a ela por redes de transporte. Nesta cadeia será possível competir por recursos ou compartilhá-los.

Os jogadores poderão também personalizar o Sim, acompanhar sua vida na cidade ou mudá-lo para outra área. Com dicas valiosas deste personagem, será fácil saber se a administração urbana é adequada ou não.

A plataforma gráfica oferece informações imediatas sobre o desenvolvimento da cidade, para que o jogador fique atento a todas as situações, e também informa
sobre a vida nos edifícios e conjuntos residenciais. Os desastres estão maiores e mais relevantes, e quando algo acontece, o prefeito, a polícia e o corpo de bombeiros são automaticamente acionados para que tudo se resolva. SimCity 4 apresenta fatos de impacto na vida da cidade e dá ao jogador grande habilidade e eficiência de resposta, segundo seus desenvolvedores.
 
O fascínio por simulações do criador Will Wright e de seu time da Maxis criaram o original SimCity, em 1989. O jogo ganhou diversos prêmios e vendeu milhões de cópias no mundo todo. Na seqüência foi lançado SimCity 2000, produzido em 1993. O SimCity 3000 foi publicado em 1999, tornando-se o jogo mais vendido para PC daquele ano. Em 2000, foram vendidos mais de 5 milhões de cópias do pacote SimCity 3000 e SimCity 3000 Unlimited, uma versão intensificada.

Microsoft - A Microsoft Corporation apresentou na E3 2002 sua nova linha de jogos para PC. Os lançamentos fazem parte do maior pacote já apresentado pela empresa
e incluem títulos como Age of Mythology e Combat Flight Simulator 3. A divisão de jogos da empresa mostrou-se entusiasmada com o crescimento do setor e com uma projeção de vendas três vezes maior que o crescimento médio das vendas gerais. No Brasil, os jogos estarão disponíveis ao longo do segundo semestre de 2002.

As previsões otimistas são resultado dos recentes acordos entre a empresa e alguns dos maiores e mais criativos desenvolvedores de jogos do mercado, entre eles nomes de peso como a Sigil Games Online, empresa fundada pelos co-autores do popular jogo de RPG Ever Quest. Além dos acordos, a Microsoft Game Studios acredita que o segmento pode formar profissionais e equipes de desenvolvimento de jogos extremamente criativos e ainda levar ao estabelecimento do modelo de algumas franquias.

"Acreditamos no poder de criação e no talento dos desenvolvedores para colocar no mercado títulos excepcionais", admitiu Stuart Moulder, diretor-geral da divisão Microsoft Game Studios, acrescentando: "Estamos trabalhando em parceria com alguns dos melhores fabricantes do mercado para garantir aos fãs jogos inovadores como o Age of Mythology. Consideramos a E3 a grande oportunidade para que a Microsoft e outros líderes deste mercado possam demonstrar o poder e a diversidade de jogos para o PC". A Microsoft anunciou ainda o lançamento de outro jogo para PC, o simulador de corridas RalliSport Challenge. São estes os próximos lançamentos:

Segundo a empresa, Age of Mythology, com lançamento previsto para 11/2002 no Brasil, é inspirado nas mitologias grega, nórdica e egípcia, e transporta os jogadores a uma época na qual os grandes heróis combatiam monstros lendários e os deuses podiam interferir diretamente nos assuntos dos mortais. O jogo foi desenvolvido pelos criadores da família Age of Empires e segue a mesma filosofia de oferecer ao jogador o exercício de estratégia em terceira pessoa com alto nível de riqueza de detalhes.

O jogo possui opção de partidas individuais ou multijogador e permite a criação de exércitos, o desenvolvimento de civilizações ao longo do tempo e a administração da economia por meio da acumulação de recursos e do comércio. A emoção da mitologia é colocada em ação quando os jogadores invocam os deuses para interceder em seu favor ou para reforçar seus exércitos. Os fãs podem escolher seus protetores a partir de uma lista de 25 criaturas mitológicas. Um sofisticado mecanismo 3D desenvolvido pelo Ensemble Studios oferece um detalhamento gráfico e efeitos especiais inéditos.

Combat Flight Simulator 2 - aviões terão licença atualizada na nova versão

Já o Combat Flight Simulator 3 - também com lançamento previsto para 11/2002 - foi desenvolvido a partir do recursos gráficos do Flight Simulator 2002 e reforça a presença da Microsoft no segmento de simuladores de vôo para o PC. A nova versão do jogo situa os jogadores em um universo em terceira dimensão dinâmico e apresenta um novo visual gráfico com grande riqueza de detalhes de objetos no solo e aeronaves extremamente renderizadas, mesmo nas missões de combate.

Esta versão do jogo atualiza as licenças da Microsoft para o uso de mais de 18 aeronaves da Segunda Guerra Mundial, com as cabines de piloto meticulosamente trabalhadas com recursos em 3D. Neste jogo podem ser criadas missões de combate com variação dos elementos táticos de acordo com a nova situação ou com o inimigo. Ações multijogador despertam o espírito de cooperação entre os jogadores. Cada missão se torna parte da História que se desenrola no cenário europeu de guerra.

Situado nos confins do sistema planetário, Freelancer transporta os jogadores para um emocionante universo 3D, com intrigas políticas, combates espaciais e contra a ameaça de um ser extraterrestre desconhecido. O jogo, desenvolvido em parceria com a Digital Anvil, tem seu lançamento previsto no Brasil para o primeiro semestre de 2003.

Nesta aventura épica, os jogadores podem se colocar na pele de um caçador, um comerciante, um pirata ou um explorador. O estilo “obra aberta” oferece a alternativa de desenvolver uma história linear ou definir um desfecho
próprio. O componente multijogador deste título habilita os jogadores a desenvolver missões aéreas ou explorar o espaço em missões conjuntas. Uma interface avançada para o mouse e para o teclado estimula as sensações realistas de voar em naves espaciais, tornando o jogo acessível a uma ampla gama de aficcionados.

O Impossible Creatures é um jogo de estratégia em tempo real, em 3D, que se passa na década de 30. O jogo reúne os participantes em uma perseguição a um ser maligno e demente que é procurado ao longo de uma cadeia de ilhas remotas e fantasmagóricas. Em sua luta para defender um mundo totalmente desprotegido, os jogadores podem modificar geneticamente animais da Terra e criar um exército de monstros mutantes. Desenvolvido pela Relic Entertainment, também tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2003.

O jogo RalliSport Challenge, originalmente criado para o Xbox, ganhou agora uma versão para a plataforma PC. Desenvolvido pela Digital Illusions, C.E., oferece aos jogadores e fãs de corridas uma nova experiência em matéria de competição automobilística. Reúne quatro tipos de competição de rali em um único jogo: em montanha, tradicionais, cross e corridas no gelo. O jogador pode optar por um dos 29 carros, 48 pistas com os mais variados tipos de terreno. São testadas, ao mesmo tempo, as habilidades do jogador ao volante, e sua capacidade de vencer obstáculos físicos e psicológicos.

As corridas foram divididas nas categorias pro, expert, classic e ilimitada, e a cada vitória o jogador ganha pontos que podem reverter em novas opções de carros e qualificação para níveis mais altos nos circuitos de corridas. A versão deste game para PC terá suporte a jogos em rede para até quatro participantes. O jogo deve chegar ao Brasil no começo de 2003.

Rise of Nations é um jogo de estratégia e ação em tempo real no qual os jogadores têm como meta construir uma nação a partir de uma cidade à qual vão acrescentando recursos de infra-estrutura para a expansão de suas fronteiras. Os jogadores poderão vencer pelo seu poderio bélico, utilizando armas de todo tipo – desde estilingues, canhões até sofisticados bombardeiros –, ou conquistando outras civilizações e até mesmo ganhando mercado por meio da comercialização de produtos de primeira necessidade.

Este título permite aos jogadores percorrer, em poucas horas, todas as civilizações, com seus diversos níveis de complexidade social. O título, criado por Brian Reynolds (criador de Civilization 2 e Alpha Centauri) para a Big Huge Gamers Inc., tem seu lançamento previsto para o primeiro semestre de 2003.