Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0205a018.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/10/02 21:49:16
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Nova tecnologia para aplicações arquitetônicas

Filmes de PVF Tedlar e fluorpolímeros Teflon PTFE já são largamente usados

Durante o 1º Simpósio de Tensoestruturas da Faculdade de Arquitetura Urbanismo (FAU), da Universidade de São Paulo - realizado na Cidade Universitária da capital paulista nos dias 6 e 7/5/2002, a Divisão Fluorprodutos da DuPont do Brasil apresentou dois itens de sua linha de produtos, especialmente desenvolvidos para aplicações nas área arquitetônica e de construção civil. Os filmes de PVF Tedlar e os fluorpolímeros Teflon PTFE são empregados em vários países, respectivamente como revestimentos sobre lonas de PVC e membranas de fibra de vidro para coberturas arquitetônicas, entre outras aplicações. No dia 6, o gerente de desenvolvimento Marcos Luciano Nunhez falou sobre "Soluções para coberturas arquitetônicas aplicadas a Tensoestruturas", abordando tecnicamente o uso dos dois produtos, além de destacar casos de sucesso.

Perspectiva ilustrada do novo Harris Country Stadium, em Houston (Texas/EUA)

Os filmes de PVF Tedlar formam uma camada de filme completamente aderida à lona de PVC já no processo de fabricação. É a solução para lonas de PVC de alta performance. Da mesma família de polímeros do Teflon, os filmes de PVF Tedlar ainda podem ser aplicados em toldos, placas externas, painéis solares, telhados, barreiras de som e edifícios comerciais. Seu uso resulta em uma superfície limpa e lisa, que resiste a sujeira, intempéries, agentes poluentes, microorganismos e é auto-limpante.

Já o tecido de fibra de vidro com Teflon PTFE se destina à proteção de membranas e fibra de vidro para coberturas arquitetônicas de aeroportos, centros de compras, teatros e ginásios poliesportivos, entre outras aplicações. É a solução para membranas de fibra de vidro de alta performance. Ao combinar as propriedades da fibra de vidro e do fluorpolímero Teflon PTFE, proporciona-se segurança (evita a propagação de fogo), leveza (dispensa o uso de grandes estruturas), salubridade (filtra os raios ultravioleta) e durabilidade, além de outros benefícios.

Mercado - Marcos Luciano adianta ainda que, nos Estados Unidos e no Canadá, o mercado de estruturas de alta performance - ao qual os produtos PVF Tedlar e Teflon PTFE são voltados - consome, segundo estimativas, entre 700 mil e 1 milhão de metros quadrados em materiais. “No mundo, o número de fabricantes desse tipo de insumo é reduzido, devido a alta tecnologia necessária para sua produção. A maior parte desses fabricantes esteve presente no Simpósio da FAU - que foi uma oportunidade para aqueles que desejam se tornar aplicadores desses produtos no Brasil, com o apoio da DuPont, onde o mercado ainda necessita ser desenvolvido”, finalizou Marcos Luciano.

Em 2002, a DuPont comemora 200 anos de avanços e inovações na área da Ciência, com uma história de produtos e serviços que ajudaram a melhorar a vida das pessoas ao redor do mundo. Com sede na cidade de Wilmington (Delaware, interior dos EUA), a companhia oferece ao mercado soluções que fazem a diferença em segmentos como alimentação e nutrição, saúde, moda, casa e construção, eletrônicos e transportes.