Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0205a013.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/08/02 00:57:10
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Motorola lança receptor de áudio MP3 sem fio

Nada de fios ou paredes perfuradas. O Setor de Comunicação de Banda Larga (BCS) da Motorola está lançando o Simplefi, produto que promete atrair a atenção dos usuários de serviços de banda larga no mundo inteiro. Trata-se de um receptor de áudio digital que recebe e toca as músicas em MP3 sem a necessidade de fios. Com ele os assinantes de serviços de banda larga podem agora ouvir e controlar remotamente arquivos de áudio da internet nos equipamentos de som já existentes na casa.

Novo produto sem fio permite transferir arquivos de áudio do computador

O Simplefi é resultado de uma parceria entre a Motorola e a SimpleDevices e foi desenvolvido para aproveitar ao máximo a qualidade do áudio digital. O produto representa um divisor de águas para a indústria, já que é a primeira vez que fabricantes conseguem reunir tais atributos num aparelho sem fio fácil de usar. Mais do que isso, o Simplefi integra uma geração de produtos que se propõe a transformar em realidade a conectividade entre computadores e outros aparelhos da casa, usando redes de banda larga.

Na prática, o funcionamento do Simplefi é simples. O áudio digital é enviado através de um transmissor sem fio que está conectado à porta USB do computador. Este computador, que pode estar em um quarto, armazena as músicas em MP3 e possui a conexão de banda larga com a Internet. Em outro ponto da casa, o Simplefi está diretamente conectado a uma entrada auxiliar de áudio do conjunto de som. Desta forma, o consumidor, pode acessar toda a biblioteca de canções a partir do controle remoto do próprio Simplefi.

Outra possibilidade é a de receber as transmissões de rádio via Internet, aplicação cada vez mais popular nos dias de hoje. Para as operadoras, o lançamento do Simplefi abre a possibilidade de ampliação do leque de serviços para as bases de assinantes. Ele possibilitará, por exemplo, a oferta de serviços relacionados a novas
mídias, tais como envio do conteúdo preferido do assinante, informações diversas e cópia de músicas.
 
Empresa - A Motorola é especializada em soluções integradas de comunicação e de eletrônica, com vendas mundiais de US$ 30 bilhões em 2001. Desde 1995, investe cerca de US$ 210 milhões principalmente na instalação de um complexo industrial, localizado em Jaguariúna (interior de São Paulo) e na ampliação de sua capacidade produtiva e tecnológica. A empresa também atua fortemente no País comercializando semicondutores e desenvolvendo diversas soluções para os mercados de banda larga, TV a cabo e automotivo.

Com fábricas de celulares, equipamentos iDEN, rádios bidirecionais e infra-estrutura celular (estações rádio-base), o campus também conta com um Centro de Tecnologia de Semicondutores, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Terminais Celulares em equipamentos, programas, mecânica e desenho industrial, além de uma base da Motorola University, voltada ao treinamento de funcionários e à consultoria do programa Seis Sigma para o mercado como um todo.