NOTÍCIAS 2002
Ibope na Copa revela as preferências nacionais
A maioria dos internautas brasileiros pretende acompanhar os
jogos da Copa do Mundo de 2002 pela TV aberta. Conforme o estudo Ibope na Copa, desenvolvido pelas empresas do Ibope.com –
eSurvey, Inteligência, eRatings e eClipping – 70,6% dos brasileiros utilizarão a televisão aberta para acompanhar ao vivo os jogos
da seleção. Com 11,3% da preferência ficou a TV paga e, em terceiro lugar, com 3,5%, a Internet.
Os internautas brasileiros também preferem a TV aberta, com 19,1%, para acompanhar os jogos
de outros times no Mundial. Neste caso, a internet aparece em melhor posição, segundo lugar, e é apontada por 17,9% dos
entrevistados. Fora dos horários dos jogos, a Internet aparece como o principal meio de acesso as informações. "O impacto da
Internet no período da Copa é evidente pois a maior parte dos respondentes pretende acompanhar a Copa via Web, fora do horário dos
jogos, e uma boa parcela pretende aumentar a conexão à rede nesse período", lembra a gerente de operações e negócios do Ibope
eSurvey, Luciana Gontijo.
O Ibope na Copa aponta tendências de consumo de mídia durante o mundial. "Não podemos
esquecer que essa Copa possui um grande diferencial, que deve ser levado em consideração na elaboração de uma campanha publicitária:
a transmissão dos jogos começará entre 3h30 e 8h30", ressalta o gerente de análise do Ibope Inteligência, Renato Delmanto.
O estudo também mostrou a lembrança de marcas patrocinadoras de eventos esportivos. A grande
maioria dos entrevistados, 71,6%, ainda não sabe quais serão os patrocinadores da Copa de 2002. No entanto, cerca de metade (49,4%)
respondeu que se lembra de um ou mais patrocinadores da Copa de 1998. O estudo faz ainda uma comparação entre a audiência do
Campeonato Mundial, dos jogos olímpicos ocorridos em Sydney e das transmissões de Grandes Prêmios de Fórmula 1, que aconteceram
durante a madrugada. O objetivo é estimar qual o potencial de alcance das transmissões da Copa da Coréia e do Japão. A pesquisa foi
realizada de 13 a 26/3/2002, com a participação de 1.216 internautas.
Preferidos - Uma segunda onda da pesquisa, realizada entre 26/3 e 12/4/2002, com
2.155 participantes, apontou as preferências do público com relação aos atletas da seleção. Conforme a pesquisa, Roberto Carlos, do
Real Madrid, é o jogador preferido pelos internautas brasileiros para vestir a camisa da seleção. O lateral-esquerdo foi o jogador
mais indicado pelos entrevistados, com 78% de preferência. Em seguida, apareceram Cafu, do Roma, com 74,60%, Rivaldo, do Barcelona,
com 65,17%, e Ronaldo, do Inter de Milão, com 59,89%.
O jogador que atua em clube nacional mais votado foi Gilberto Silva, do Atlético Mineiro,
com 55,63% da preferência dos internautas. Romário, do Vasco, apareceu em segundo lugar, com 48,07%. O goleiro escolhido para
defender o Brasil foi Rogério Ceni, do São Paulo, com 28,2% de indicações.
Outro dado revelado no estudo é o interesse dos brasileiros em adquirir bens e serviços por
conta da Copa. "A pesquisa revela se os entrevistados pretendem adquirir aparelho de TV, assinar TV paga, provedor de Internet ou
comprar um computador", afirma Luciana Gontijo.
Empresas - O Ibope na Copa reúne os serviços do Ibope eSurvey, que realizou as
pesquisas sobre futebol na Internet; do Ibope eRatings, que fornecerá análises mensais sobre a audiência e perfil dos usuários dos
principais sites esportivos do Brasil e exterior; do Ibope Inteligência, que elaborou o relatório sobre os impactos do evento no
mercado de mídia; e do Ibope eClipping, que produzirá um clipping diário sobre as principais ações promocionais e de
comunicação realizadas pelos maiores anunciantes durante a Copa do Mundo. |