Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0205a010.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/03/02 17:17:30
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Ibope na Copa revela as preferências nacionais

A maioria dos internautas brasileiros pretende acompanhar os jogos da Copa do Mundo de 2002 pela TV aberta. Conforme o estudo Ibope na Copa, desenvolvido pelas empresas do Ibope.com – eSurvey, Inteligência, eRatings e eClipping – 70,6% dos brasileiros utilizarão a televisão aberta para acompanhar ao vivo os jogos da seleção. Com 11,3% da preferência ficou a TV paga e, em terceiro lugar, com 3,5%, a Internet.

Os internautas brasileiros também preferem a TV aberta, com 19,1%, para acompanhar os jogos de outros times no Mundial. Neste caso, a internet aparece em melhor posição, segundo lugar, e é apontada por 17,9% dos entrevistados. Fora dos horários dos jogos, a Internet aparece como o principal meio de acesso as informações. "O impacto da Internet no período da Copa é evidente pois a maior parte dos respondentes pretende acompanhar a Copa via Web, fora do horário dos jogos, e uma boa parcela pretende aumentar a conexão à rede nesse período", lembra a gerente de operações e negócios do Ibope eSurvey, Luciana Gontijo.

O Ibope na Copa aponta tendências de consumo de mídia durante o mundial. "Não podemos esquecer que essa Copa possui um grande diferencial, que deve ser levado em consideração na elaboração de uma campanha publicitária: a transmissão dos jogos começará entre 3h30 e 8h30", ressalta o gerente de análise do Ibope Inteligência, Renato Delmanto.

O estudo também mostrou a lembrança de marcas patrocinadoras de eventos esportivos. A grande maioria dos entrevistados, 71,6%, ainda não sabe quais serão os patrocinadores da Copa de 2002. No entanto, cerca de metade (49,4%) respondeu que se lembra de um ou mais patrocinadores da Copa de 1998. O estudo faz ainda uma comparação entre a audiência do Campeonato Mundial, dos jogos olímpicos ocorridos em Sydney e das transmissões de Grandes Prêmios de Fórmula 1, que aconteceram durante a madrugada. O objetivo é estimar qual o potencial de alcance das transmissões da Copa da Coréia e do Japão. A pesquisa foi realizada de 13 a 26/3/2002, com a participação de 1.216 internautas.

Preferidos - Uma segunda onda da pesquisa, realizada entre 26/3 e 12/4/2002, com 2.155 participantes, apontou as preferências do público com relação aos atletas da seleção. Conforme a pesquisa, Roberto Carlos, do Real Madrid, é o jogador preferido pelos internautas brasileiros para vestir a camisa da seleção. O lateral-esquerdo foi o jogador mais indicado pelos entrevistados, com 78% de preferência. Em seguida, apareceram Cafu, do Roma, com 74,60%, Rivaldo, do Barcelona, com 65,17%, e Ronaldo, do Inter de Milão, com 59,89%.

O jogador que atua em clube nacional mais votado foi Gilberto Silva, do Atlético Mineiro, com 55,63% da preferência dos internautas. Romário, do Vasco, apareceu em segundo lugar, com 48,07%. O goleiro escolhido para defender o Brasil foi Rogério Ceni, do São Paulo, com 28,2% de indicações.

Outro dado revelado no estudo é o interesse dos brasileiros em adquirir bens e serviços por conta da Copa. "A pesquisa revela se os entrevistados pretendem adquirir aparelho de TV, assinar TV paga, provedor de Internet ou comprar um computador", afirma Luciana Gontijo.

Empresas - O Ibope na Copa reúne os serviços do Ibope eSurvey, que realizou as pesquisas sobre futebol na Internet; do Ibope eRatings, que fornecerá análises mensais sobre a audiência e perfil dos usuários dos principais sites esportivos do Brasil e exterior; do Ibope Inteligência, que elaborou o relatório sobre os impactos do evento no mercado de mídia; e do Ibope eClipping, que produzirá um clipping diário sobre as principais ações promocionais e de comunicação realizadas pelos maiores anunciantes durante a Copa do Mundo.