Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0204d007.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/27/02 17:19:23
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Motorola faz transmissões pioneiras em UMTS

Chineses e alemães foram os primeiros a testemunhar todo o potencial de aplicações da tecnologia Universal Mobile Telecommunications Systems (UMTS) para a terceira geração de telefonia celular (3G). A partir de seus laboratórios em Wiesbaden, na Alemanha, e em Beijing, na China, o Setor de Soluções de Telecomunicações (GTSS) da Motorola realizou as primeiras transmissões de voz e dados em alta velocidade.

Para a experiência (realizada em 3/2002), os técnicos da empresa usaram o Codec AMR (Adaptive Multi-Rate) especificado pelo Projeto de Parceria de Terceira Geração (3rd Generation Partnership Project - 3GPP), comprovando a compatibilidade da UMTS Radio Access Network (UTRAN) da Motorola com o padrão 3GPP Release 99.

Durante as demonstrações, representantes das operadoras testaram alguns dos vários aplicativos possíveis como a nova tecnologia, entre eles vídeo conferências em tempo real, jogos em rede, acesso rápido à Internet, correio eletrônico e serviço de mensagens do sistema UMTS para os aparelhos GSM comercializados atualmente.

A empresa já havia demonstrado (em 6/12/2001) uma transmissão de dados a 144 kbps através desse sistema. Tais testes se concentraram em aplicativos de dados usando transmissão contínua de vídeo, cópia de arquivos de música padrão MP3, jogos com vídeo interativo e aplicações integradas de escritório como Windows NetMeeting via UMTS.

Novas bases - O sucesso de ambas as iniciativas reforça o atual estágio de desenvolvimento tecnológico da Motorola, que provou estar capacitada a atender a demanda das operadoras para a implementação de redes de terceira geração. "Este resultado representa o principal passo no caminho do desenvolvimento de redes UMTS na Alemanha. Estabelece novas bases para a otimização de nossa tecnologia para implementação comercial com operadores de rede", disse Jerry Chard, diretor de Infra-estruturas UMTS na Motorola GmbH.

O elemento central da solução UMTS da MOtorola é o seu Node B (estação base), que é significativamente menor e mais leve que produtos comparáveis da concorrência (257 litros em volume e 145 kg na configuração típica. Assim, o Node B UMTS pode ser empilhado com as estações rádio-base (base transceiver station - BTS) da Motorola para o padrão Global System for Mobile Communications (GSM), ampliando sua performance. Esse produto compacto permite aos operadores ampliar as instalações mais facilmente, com menos investimento e menor tempo para o início da operação.

Na China, por exemplo, a empresa vem desempenhando um importante papel na construção de redes comerciais em padrão General Packet Radio Service (GPRS), além de ser grande incentivadora do desenvolvimento da tecnologia 3G naquele país. Já na Alemanha, a Motorola foi responsável pela implantação de uma rede GPRS de abrangência nacional para a maior operadora local. Este trabalho, segundo a empresa, reforça a dedicação da Motorola no desenvolvimento de redes UMTS de alta qualidade e no comprometimento de colocar no mercado as melhores soluções para seus clientes.

Além destes dois testes, a Motorola também tem conduzido experiências com a tecnologia UMTS em clientes espalhados pela Austrália e Espanha. A empresa planeja lançar terminais comerciais 3G, suportando GSM, GPRS e UMTS, no terceiro trimestre de 2002.

No congresso 3SM 2002 realizado em Cannes, na França, a Motorola também lançou seu primeiro aparelho 3G sem fio, o A820, acreditando na promessa da próxima geração de comunicações sem fio, quando vídeo, voz e dados se unirão em uma nova plataforma de comunicações móveis.