NOTÍCIAS 2002
Nokia debate messageria multimídia em SP
30 bilhões de mensagens de texto curto (num serviço conhecido
como SMS - short message service) são enviadas por mês em todo o mundo, segundo dados da GSM Association de 12/2001. Até 2005, esse mercado movimentará globalmente
US$ 44 bilhões, segundo o Yankee Group, que prevê também negócios de US$ 500 milhões nos próximos três anos apenas na América
latina. Esses dados motivaram a Nokia a promover o eminário de Messageria Multimídia no dia 30/4/2002, a partir das 9h00, no hotel
Blue Towers-Berrini (Rua Quintana, 1.012, bairro paulistano do Brooklin Novo). Os interessados podem confirmar presença pelo
telefone (0**11) 5536.496, com André Degasperi (ramal 219) ou Kátia Almeida (ramal 202).
Segundo a promotora do encontro, o SMS é o serviço que apresenta maior expansão em telefonia
móvel. A chegada de novas tecnologias possibilitará uma evolução gradual para o Serviço de Mensagens Multimídia (MMS - Multimedia
Messaging Service), agregando áudio, imagens, gráficos e conteúdo diferenciado ao texto e abrindo inúmeras oportunidades de
expansão de receita para operadoras e fabricantes.
No debate de todas as questões tecnológicas e de mercado desta tendência, a Nokia programa
abordar os seguintes tópicos:
Messageria – por Dilson Martins, diretor de Solution
Management, divisão Mobile Software Integration da Nokia Networks/Brasil (incluindo uma visão de como tudo começou, a evolução dos
serviços, oportunidades imediatas de expansão de receita e evolução para multimídia);
O Mercado de
Messageria Multimídia – por Angelo Guerra, gerente da divisão Mobile Software Integration da Nokia Networks/Brasil (abordando a
evolução dos serviços, o tamanho, a demanda e o potencial de mercado e a evolução do MMS);
Demonstração de
serviços disponíveis atualmente, por representantes da MapLink e da Atchik.
Lucros - A Nokia divulgou em Helsinque, no dia 18/4/2002, seus resultados do primeiro
trimestre de 2002. A divisão de aparelhos celulares ultrapassou as metas de lucro da empresa, o que compensou os desafios
enfrentados pela divisão de infra-estrutura.
Comparando-se o primeiro trimestre de 2002 com o mesmo período de 2001, as vendas líquidas
decresceram 12%, atingindo 7.014 milhões de euros (contra 8.007 milhões de euros no primeiro trimestre de 2001). O lucro operacional pró-forma foi de EUR 1.286
milhões, com margem operacional de 18.3% (contra EUR 1.440 milhões e 18%, respectivamente). Os ajustes pró-forma foram de EUR 52
milhões em amortização de prêmios. Lucro líquido (IAS, pelo termo em inglês) reportado de EUR 450 milhões e ganhos por ação
(diluídos) reportados de EUR 0.18 (contra EUR 1.204 milhões e EUR 0.20, respectivamente).
Para o segundo trimestre de 2002, as previsões da Nokia são de alta de uns 2% a 7% nas
vendas, em comparação com o mesmo período de 2001 (5% a 10% para Nokia Mobile Phones e -10% a -5% para Nokia Networks). Para o
segundo semestre de 2002, a previsão de crescimento das vendas globais é de 15% ou mais, atingindo-se um crescimento anual de 4% a
9% (5% a 10% para Nokia Mobile Phones e de 0% a 5% para Nokia Networks). |