Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0204d005.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/26/02 15:28:52

Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Nokia debate messageria multimídia em SP

30 bilhões de mensagens de texto curto (num serviço conhecido como SMS - short message service) são enviadas por mês em todo o mundo, segundo dados da GSM Association de 12/2001. Até 2005, esse mercado movimentará globalmente US$ 44 bilhões, segundo o Yankee Group, que prevê também negócios de US$ 500 milhões nos próximos três anos apenas na América latina. Esses dados motivaram a Nokia a promover o eminário de Messageria Multimídia no dia 30/4/2002, a partir das 9h00, no hotel Blue Towers-Berrini (Rua Quintana, 1.012, bairro paulistano do Brooklin Novo). Os interessados podem confirmar presença pelo telefone (0**11) 5536.496, com André Degasperi (ramal 219) ou Kátia Almeida (ramal 202).
 
Segundo a promotora do encontro, o SMS é o serviço que apresenta maior expansão em telefonia móvel. A chegada de novas tecnologias possibilitará uma evolução gradual para o Serviço de Mensagens Multimídia (MMS - Multimedia Messaging Service), agregando áudio, imagens, gráficos e conteúdo diferenciado ao texto e abrindo inúmeras oportunidades de expansão de receita para operadoras e fabricantes.

No debate de todas as questões tecnológicas e de mercado desta tendência, a Nokia programa abordar os seguintes tópicos:

Messageria – por Dilson Martins, diretor de Solution Management, divisão Mobile Software Integration da Nokia Networks/Brasil (incluindo uma visão de como tudo começou, a evolução dos serviços, oportunidades imediatas de expansão de receita e evolução para multimídia);

O Mercado de Messageria Multimídia – por Angelo Guerra, gerente da divisão Mobile Software Integration da Nokia Networks/Brasil (abordando a evolução dos serviços, o tamanho, a demanda e o potencial de mercado e a evolução do MMS);

Demonstração de serviços disponíveis atualmente, por representantes da MapLink e da Atchik.

Lucros - A Nokia divulgou em Helsinque, no dia 18/4/2002, seus resultados do primeiro trimestre de 2002. A divisão de aparelhos celulares ultrapassou as metas de lucro da empresa, o que compensou os desafios enfrentados pela divisão de infra-estrutura.

Comparando-se o primeiro trimestre de 2002 com o mesmo período de 2001, as vendas líquidas decresceram 12%, atingindo 7.014 milhões de euros (contra 8.007 milhões de euros no primeiro trimestre de 2001). O lucro operacional pró-forma foi de EUR 1.286 milhões, com margem operacional de 18.3% (contra EUR 1.440 milhões e 18%, respectivamente). Os ajustes pró-forma foram de EUR 52 milhões em amortização de prêmios. Lucro líquido (IAS, pelo termo em inglês) reportado de EUR 450 milhões e ganhos por ação (diluídos) reportados de EUR 0.18 (contra EUR 1.204 milhões e EUR 0.20, respectivamente).

Para o segundo trimestre de 2002, as previsões da Nokia são de alta de uns 2% a 7% nas vendas, em comparação com o mesmo período de 2001 (5% a 10% para Nokia Mobile Phones e -10% a -5% para Nokia Networks). Para o segundo semestre de 2002, a previsão de crescimento das vendas globais é de 15% ou mais, atingindo-se um crescimento anual de 4% a 9% (5% a 10% para Nokia Mobile Phones e de 0% a 5% para Nokia Networks).