Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0204c013.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/23/02 11:24:39
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002
NOTÍCIAS 2002 - FENASOFT-2002
Datasul lança produtos para setor financeiro

Preocupada em ampliar o leque de funcionalidades de seus produtos, aumentar a produtividade e a competitividade das organizações, a Datasul lança na Fenasoft vários produtos direcionados ao setor financeiro. Para a área de cobrança, a empresa desenvolveu o Controle de Inadimplência. No segmento tributário, foi buscar dois produtos criados por desenvolvedoras parceiras: o Lalur Eletrônico e o Sistema de Planejamento Fiscal, da Lalur Informática e Soft Consultoria, respectivamente. Outra novidade, que contribui para o aprimoramento da administração financeira, é sistema para Gestão Orçamentária. De acordo com o diretor de produtos e novos negócios da Datasul, Fábio Matias, os lançamentos estão sendo apresentados no estande (Pavilhão Vermelho, Software Solution Show, Ruas U/V, 1/4).

Segundo Fábio, a expectativa é que as novidades atinjam grande parte dos 2 mil usuários que compõem a base instalada da Datasul. "Esperamos que 70% dos nossos clientes passem a utilizar o Lalur Eletrônico, mais de 50% absorva a solução de Controle de Inadimplência e 30% o sistema de Planejamento Fiscal", informa.

O diretor de recursos humanos da Datasul, Célio Valcanaia, participa do I Congresso Latino Americano de ERP (no dia 25/4/2002), com o tema "Gestão Estratégica e Competências", fazendo uma análise das modificações que o ERP provocou no relacionamento interpessoal nas organizações. No dia 26/4, o gerente geral da Datasul Web Solutions, Omar Lorenzini, realiza no Congresso Fenasoft a palestra "Ferramentas de negócios eletrônicos x foco em negócios: difícil convivência".

Produtos - Os principais destaques são um portal personalizável de negócios eletrônicos, baseado no conceito Portal de Informações Empresariais (Enterprise Information Portal - EIP), e uma solução completa para o desenvolvimento de intranets e extranets. Além das novidades criadas para auxiliar as empresas a construírem suas estratégias de negócios pela Web, apresentará também soluções empresariais para os setores de Recursos Humanos, Logística, Manufatura, Tecnologia,  Finanças e Web Solutions, com ênfase para o sistema de inteligência de negócios. Outro destaque do estande de 100 m² é o Cash Pilot SPB, solução que permite aos usuários do Datasul EMS e Magnus estabelecer o controle sobre as operações bancárias de acordo com procedimentos exigidos pelo Banco Central, com o novo Sistema Brasileiro de Pagamentos (SPB).

A principal atração será o protótipo do EIP - como está sendo provisoriamente chamado este ambiente Web de integração de negócio, que ainda em 4/2002 estará instalado experimentalmente em cinco clientes da Datasul. Criada para otimizar os processos de negócios, a solução é uma interface amigável que integra os aplicativos da Datasul disponíveis em uma organização, personalizando o menu de rotinas do ERP. "Esta ferramenta permite aos usuários acessar os dados através de um único logon e visualizar de forma completa os seus processos de negócios mais freqüentes", explica o gerente de mercadologia corporativa da Datasul, Ronaldo Aloise Jr.

O EIP funcionará, ainda, como um portal de relacionamento, interligando o usuário a fornecedores, parceiros comerciais financeiros e de logística, via Web, pelo mercado eletrônico DatasulNet, uma comunidade virtual de aproximadamente 80 mil participantes ativos. "A idéia é incrementar a colaboração interempresarial utilizando a ferramenta NeoGrid e-CS, que possibilita a comunicação, criando um malha de  integração para agilizar os sistemas de compra, venda, transporte, armazenagem, entre outros, reduzindo os custos e melhorando o atendimento aos clientes desta rede de ponta a ponta", enfatiza Ronaldo. A Datasul também vai tirar partido da ferramenta, utilizando o mesmo canal para informar aos usuários sobre inovações tecnológicas e dicas de melhor aproveitamento dos seus aplicativos.

Outra novidade é o lançamento do WebDesk 2002, uma solução completa para desenvolvimento de intranets e extranets, que possibilita o gerenciamento digital de conteúdos, colaboração de documentos, controle de normas de qualidade e fluxo de trabalho, via Internet. Além de integrar eletronicamente todos os departamentos de uma empresa, o produto ainda promove o acesso à comunidades virtuais com Chats, Fóruns de Pesquisa e Opinião.

"A solução traz um grande diferencial competitivo de informações às empresas, uma vez que sua interface é intuitiva e amigável, podendo ser operacionalizada em até 24 horas", explica Ronaldo. Segundo o gerente de mercadologia, a solução pode ser utilizada pela base instalada Datasul sem a necessidade de inclusão de ferramentas de treinamento, novos ambientes ou programações. O Webdesk é compatível com qualquer plataforma ERP do mercado.

Espaços de demonstração - Recursos Humanos, Logística, Manufatura, Finanças, Inteligência de Negócios e os produtos de colaboração eletrônica da Neogrid também serão apresentados no estande da Datasul. No setor financeiro um dos destaques é o Cash Pilot SPB, que permite a aproximadamente 2 mil empresas usuárias dos sistemas integrados de gestão empresarial da Datasul - EMS ou Magnus - estabelecer controle sobre as operações bancárias das empresas de acordo com os procedimentos exigidos pelo Banco Central, com o novo Sistema Brasileiro de Pagamentos - SPB. Segundo esta nova regra , as empresas terão que dispor de fundos em conta no momento dos pagamentos, além de cumprir um rigoroso controle sobre seus fluxos de caixa, informando-os antecipadamente às instituições financeiras, para garantia das movimentações bancárias.

Na área de Manufatura, os destaques apresentados se baseiam na revolucionária Teoria das Restrições (TOC), do teórico da gestáo empresarial  Eliyahu Goldratt. São eles: o Datasul APS (Advanced Planning e Scheduling), uma solução integrada de planejamento da produção, tendo como objetivo a estruturação simultânea dos negócios, levando em conta as necessidades de material, capacidade de fábrica e outros recursos de manufatura, bem como as restrições sobre cada um dos processos industrias e políticas operacionais; e a Bússola, uma ferramenta de análise gerencial, auxiliando as empresas na tomada de decisões táticas e estratégicas, baseada na nova realidade enfrentada pelas organizações que visam o lucro e a existência de limitações dentro de seus sistemas.

Para a área de Logística, a Datasul mostra na Fenasoft entre outras soluções, o WMS, produto relacionado ao ciclo de armazenamento de materiais, e o SFA, sistema para comércio móvel.

Já a solução para o setor de Recursos Humanos é representada pelos conceitos mais avançados de gestão de pessoas, o que permite a integração sobre os processos empresariais básicos da cadeia de valor, sendo um importante instrumento para a tomada de decisões. Qualidade de Vida no Trabalho, Tecnologia Pró-RH e Gestão de Informação RH, são alguns exemplos do que poderá ser visto no estande.

Controle de Inadimplência - Desenvolvida para aprimorar e otimizar o sistema de cobranças de contas a receber, a solução possui diversos recursos que permitem às empresas o gerenciamento das informações dos devedores, separadamente, evitando contatos duplicados com o mesmo cliente. Além disso, o sistema monta o perfil de cada comprador e define limites de renegociação das dívidas. Ao todo, o sistema é composto por dez ferramentas que realizam desde a emissão de boletos via internet até o rastreamento de depósitos não identificados. São elas:

Seleção dos Clientes - classifica os devedores, listando cada pagamento atrasado
e o tempo do atraso, além de informar, automaticamente, o telefone da pessoa;

Renegociação de Dívida - simula o parcelamento dos saldos devidos, fazendo uma projeção dos juros a serem cobrados;

Emissão e envio de boletos via Internet - permite ao usuário, no momento do contato com o cliente, gerar e enviar a notificação de cobrança com código de barra, via Web. Essa ferramenta é utilizada nos casos em que o devedor alega não ter recebido o boleto de pagamento;

Agendamento de contato - possibilita ao credor visualizar as novas datas de recebimento, agendadas com clientes já contatados;

Alteração do Vencimento - este recurso altera o dia do pagamento da dívida, baseado em estatísticas do motivo informado por cada devedor;

Depósitos não identificados - rastreia pagamentos efetuados, possibilitando ao usuário saber se a pendência foi liquidada ou não, no momento do contato com o cliente;

Consulta de estatística - monta o perfil do devedor, informando o volume de vendas dos últimos meses, atraso médio, entre outros itens. Permite às empresas renegociar as dívidas, com base em dados estatísticos;

Emissão de extrato - otimiza o processo de negociação de dívidas, permitindo ao credor informar ao cliente, via e-mail ou fax, sua situação financeira e as variáveis da renegociação;

Alteração de portador - permite ao usuário a troca do portador, gerando, de forma rápida e segura, pedidos de baixa no banco antigo e nova remessa à atual instituição;

Consulta aos movimentos de cobrança - lista os contatos de cobranças já realizados, apresentando o panorama de cada débito. O Sistema de Controle de Inadimplência já está disponível para usuários do Magnus I, e, até junho próximo, poderá ser utilizado também pela base Datasul-EMS.

Gestão Orçamentária - Esse aplicativo auxilia o usuário a gerenciar o ciclo de orçamentos de sua empresa, permitindo a busca das informações iniciais de outros orçamentos ou de valores realizados, até o momento da execução orçamentária, controlando os gastos para que não sejam ultrapassados. Controla os valores já empenhados no momento em que são executadas as rotinas que efetuam as saídas de valores, como Pedidos de Compra, Contas à Pagar e outros.

Lalur Eletrônico - Esta solução integra os produtos Magnus I, Datasul EMS 2 e Datasul EMS 5 ao programa Lalur Automático. O produto auxilia o usuário a efetuar todos os cálculos da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), simplificando a emissão do Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur) das empresas.

Planejamento Fiscal - Trata-se da Declaração de Informação Econômico-Fiscais de Pessoa Jurídica, DIPJSOFT. O produto possibilita às empresas planejar seus impostos através de projeções e cenários simulados. Para isso, realiza o enquadramento fiscal de cada organização, trabalha com bases de dados orçados e reais, controla os benefícios tributários dedutíveis do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, analisa os créditos fiscais a serem compensados, automatiza o cálculo dos ajustes do IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, apresenta gráficos da carga tributária apurada, entre outras funções importantes no processo. Além disso, emite automaticamente o Lalur e conta com um suporte técnico especializado e a atualização constante dos dados. A solução está disponível para todos os aplicativos de gestão da Datasul (Magnus e EMS).

Empresa - A Datasul é uma fornecedora brasileira de soluções empresariais, destacando-se entre as maiores empresas de soluções colaborativas para gestão empresarial, com um Modelo de Negócios inovador denominado "Centerless Networked Company". Há 24 anos no mercado, conta com uma rede de 2 mil profissionais de serviços, mais de 80 mil usuários ativos, 2 mil clientes em cerca de 2.350 sites e 40 mil módulos ERP instalados. No mercado internacional está presente na Argentina, México e Estados Unidos.

 Veja mais:
Fenasoft ocorre no Expo Center Norte em SP