NOTÍCIAS 2002
Ibope aponta novo recorde na Web brasileira
Em março, o tempo médio de acesso domiciliar ultrapassou 9 horas/mês
A exemplo dos meses anteriores, o uso da Internet voltou a
crescer nos domicílios brasileiros. De acordo com o Ibope eRatings, 7,2 milhões de brasileiros utilizaram a Web em suas residências
em 3/2002, um aumento de 9,25% em relação ao mês anterior. E o tempo de uso também aumentou: foram em média 9h01min, contra 8h13min
em 2/2002.
"Algum aumento em relação aos dados de fevereiro já era esperado em razão de o mês anterior
ter apenas 28 dias, incluindo o Carnaval, quando muita gente deixa suas casas para viajar. Mas os números mostram um ritmo de
crescimento bastante forte, acima das nossas expectativas", afirma Marcelo Coutinho, diretor de Serviços de Análise do Ibope
eRatings. "Em termos de acesso doméstico, já passamos mais tempo surfando que ingleses e alemães", continua Coutinho.
A trajetória ascendente, em termos do número de horas de uso, prosseguiu mesmo durante
dezembro e janeiro, período em que tradicionalmente ocorre uma pequena diminuição no acesso doméstico. "Quando verificamos o
resultado dos últimos 12 meses esta tendência fica ainda mais nítida. Em março do ano passado, os brasileiros com acesso no
domicílio navegaram 7h31m". O crescimento em termos de tempo de uso foi de 19,9% em um ano.
Outra novidade foi o aumento do número de internautas ativos para 7.222.085. É a primeira
vez no Brasil que esse número ultrapassa 7 milhões de usuários que acessaram a Web pelo menos uma vez nos últimos 30 dias. "Em
termos de acesso
residencial, já temos ultrapassamos a Espanha e estamos nos aproximando da França. É lógico que
estamos falando de usuários com poderes de compra bastante diferentes, mas ainda assim é um bom indicador para um País que só
privatizou seu sistema telefônico em 1997", afirma Coutinho. A Nielsen NetRatings, parceira do Ibope eRatings, mede o acesso à
internet em mais de 21 países além do Brasil.
Classificação - Em termos de propriedades, a classificação de 3/2002 traz poucas
alterações em relação ao mês anterior. Não houve modificações entre as 10 propriedades mais visitadas (pela ordem, segundo o Ibope:
UOL, IG, Yahoo!, Globo.com, Terra+Lycos, MSN, AOL-Time Warner, Microsoft, CJB Management e StarMedia Network).
Já quando o assunto é domínios, podem ser observadas algumas trocas de posição a partir da
5ª colocação: os primeiros quatro, conforme a pesquisa, são UOL, IG, Globo.com e Yahoo. No quinto lugar, a disputa está entre o BOL
(fevereiro) e o Terra (março), que alternaram posições. As posições seguintes foram ocupadas em fevereiro respectivamente por
Microsoft, MSN, Geocities e Passport, e em março por Cadê, Microsoft, MSN e Geocities.
Espetáculos-realidade - O site da Casa dos
Artistas no portal UOL, recebeu em março mais visitantes do que o do Big Brother
Brasil. Foram 1.367.303 internautas que acessaram o site da Casa dos Artistas a partir de suas residências (18,93%
dos usuários ativos), contra 1.177.275 (16,3% dos ativos) que visitaram o site do Big Brother. Cerca de 508 mil internautas
(7,04% dos usuários ativos) visitaram os dois sites em 3/2002. Foi a primeira vez que os dois sites estiveram no ar durante o mês
todo, ao contrário de 2/2002, quando o site da Casa dos Artistas no UOL só estreou na segunda quinzena daquele mês. |