Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0204b017.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/16/02 14:40:28
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Modem revoluciona transmissão em DSL

O ASMi-52 oferece até 30% em alcance adicional

A RAD Data Communications está lançando um modem que utiliza a nova tecnologia G.SHDSL, que promete revolucionar as tecnologias xDSL, ao permitir que as operadoras ofereçam serviços de longa distância de voz e dados, a altas taxas, sobre infra-estrutura de cobre. Batizado de ASMi-52, o equipamento resolve a principal limitação da tecnologia HDSL, que é seu curto alcance.

ASMi-52 da Rad

 

Por se tratar de uma tecnologia adaptativa, a distância atingida varia em função da taxa de transmissão efetivamente utilizada, podendo chegar perto de 9 km - na taxa de 512 kbps - e ultrapassar os 5 km, na taxa de 2 mbps. Com isso, o equipamento permite explorar ao máximo os recursos da linha telefônica. Além disso, o ASMi-52 atende integralmente o padrão internacional ITU-T G.991.2, da União Internacional de Telecomunicações (UIT ou ITU), tornando-se compatível com qualquer outro modem do mercado neste padrão. De acordo com John Columban Hoe, diretor da RAD do Brasil, "esta facilidade proporciona uma flexibilidade muito grande para a operadora, pois simplifica a logística de provisionamento e ajuda a diminuir os custos de estoque" afirma o executivo.

Com a tecnologia G.SHDSL, o ASMi-52 é capaz de suportar taxas de dados simétricas de até 2.048 Mbps, maximizando a distância e reduzindo a exigência de funcionalidades de taxas de dados. Desta forma, os usuários podem explorar a máxima taxa de dados de suas linhas. Disponível com inúmeras interfaces de usuários, incluindo-se aí a interface serial de dados e a interface E1, o ASMi-52 é indicado tanto para redes de dados quanto de voz.

Economia - "O padrão G.SHDSL garante cobertura para distâncias superiores à suportada por qualquer outra tecnologia DSL", explica John. "Isto permite que as operadoras e empresas cubram um maior número de sites sem necessidade de repetidores ou infra-estrutura de fibra, o que significa uma substancial economia", afirma ele, completando: "Esta é a principal razão para a crescente atenção que o G.SHDSL vem recebendo em todo o mundo".

O ASMi-52 usa código de linha PAM-16, equalização, filtragem adaptativa e cancelamento de eco para compensar eventuais deficiências da linha, congestionamento das pontes e a mistura de diferentes cabeamentos. Com isso, cria-se uma sólida imunidade contra ruídos de fundo, possibilitando transmissão com grande qualidade a longas distâncias sobre linhas de baixa qualidade. A concordância do ASMi-52 com os padrões do mercado assegura às operadoras a performance mais confiável de seus modems e a certeza de que não haverá interrupção dos serviços.

O ASMi-52 está disponível tanto em unidades stand-alone, que podem ser montadas em rack padrão de 19 polegadas, quanto em um cartão para o sistema gerenciável LRS-24 Última Milha, também da RAD. A versão Master custa cerca de US$ 2.630.

Empresa - Fundada em 1981 como empresa de capital fechado, a RAD logo se posicionou entre os maiores fabricantes mundiais de equipamentos de acesso de alta qualidade para aplicações em comunicação de dados e telecomunicações. Suas soluções atendem todas as necessidades de acesso para serviços de voz e dados da parte de provedores de serviços, operadoras incumbentes, operadoras alternativas e redes empresariais, permitindo-lhes obter redução de custo e alavancar a rentabilidade de suas infra-estruturas.

A base instalada da RAD ultrapassa as 4 milhões de unidades em mais de 150 operadores e provedores de serviços, apoiados por 18 escritórios da RAD e mais de 200 distribuidores em 109 países, inclusive o Brasil.