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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/15/02 18:08:32
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NOTÍCIAS 2002

GWTA registra vendas de US$ 6,2 bilhões

Associação reúne 32 dos principais mercados eletrônicos mundiais

A Global Trading Web Association (GTWA), associação pioneira de usuários de mercados eletrônicos - originalmente apoiada pela Commerce One mas hoje entidade independente - divulgou alguns números que indicam que os mercados eletrônicos estão se firmando. Para os seus 32 membros, no período de janeiro a junho de 2001, o número de transações realizadas foi de 884.166, um aumento de 733% em relação ao mesmo período de 2000. No mesmo período, o volume de vendas cresceu mais de 3.000%, de US$ 115 milhões para US$ 3,7 bilhões, e o total de vendas até o fim do ano de 2001 girou em torno de US$ 6,2 bilhões.

Enquanto o poder do Covisint e de outros portais eletrônicos se baseia praticamente na dominação de uma indústria e de seus principais fornecedores, a GTWA é uma associação informal, sem fins lucrativos, de diversos operadores no mercado, que têm se reunido há mais de um ano para discutir a padronização de conteúdos, acordos de nível de serviço e a escolha de fornecedores.

Os membros da GTWA conseguem eficiência graças a normas que permitem a formatação comum de catálogos e de outros conteúdos de um fornecedor. Uma vez feito o mapeamento, um fornecedor pode interagir com qualquer um dos compradores nos mercados da GTWA. O lado positivo desse modelo é que, quando se cria a interoperabilidade, o fornecedor é incluído no sistema uma só vez, passando então a ser exposto a centenas de milhares de companhias.

Privado/Público - A GTWA está se conectando com mercados de diferentes regiões geográficas e diferentes enfoques verticais e horizontais. Ao mesmo tempo, companhias não pertencentes à GTWA estão criando canais privados destinados a compradores específicos, para tratar com os seus fornecedores. Dentro de alguns anos, porém, esta distinção entre público e privado deixará de ser importante, já que, mesmo que as companhias criem um mercado privado, chegará um momento em que serão obrigadas a interoperar com os mercados públicos.

A GTWA está viabilizando a interoperabilidade entre mercados públicos. Mas, está aberta a qualquer modelo de mercado eletrônico, o que cria o conceito de ecossistema de mercados eletrônicos públicos e privados interconectados.

"Como conclusão, podemos afirmar que a liquidez está chegando. Ela é real e concreta e, atualmente, muitos e-marketplaces dentro da GTWA estão se tornando auto-suficientes e econômica e financeiramente viáveis", diz Marco Sá, gerente de operações da Commerce One do Brasil.

Liquidez - Em 5/2001, a Daimler-Chrysler divulgou ter realizado um leilão de 3 bilhões de euros através do portal automotivo Covisint; em 8/2001, a General Motors anunciou ter adquirido matérias-primas no valor de US$ 98 bilhões através de seu portal. Em 6/2001, o mercado eletrônico GlobalNetXchange anunciou que o volume de transações havia superado US$ 1 bilhão.

Por sua vez, relatório do Gartner Group de 10/2001 intitulado "Derrubando o Mito: Os mercados eletrônicos não morreram!" afirma que, embora em 2000 as vendas de US$ 141 bilhões no mercado em rede representassem menos de 1% do volume total das transações entre empresas, o crescimento havia sido bastante significativo: um aumento de 585% em relação a 1999. E conclui com a previsão de que em 2005 os mercados eletrônicos públicos e privados deverão ser o mecanismo predominante do comércio entre empresas, para milhares de empresas.

Empresa - A Commerce One atua no mercado de posicionamento estratégico, com soluções para a maior visibilidade e controle sobre o processo de compras e posicionamento completo, via Web. São ferramentas que reduzem o ciclo de compras, diminuem os custos dessas transações e possibilitam preços melhores para todos os tipos de produtos e serviços.

Por meio de seus programas, serviços e rede global de mercados eletrônicos e empresas interconectadas, as soluções Commerce One têm ajudado grandes companhias - como GM, Crysler, Deutsche Telecom, Boeing, Compaq e Citicorp - em seus processos de posicionamento e compras corporativas, gerando economia de milhões de dólares para seus clientes.