Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0204b010.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/15/02 17:40:24 
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Bancos intensificam os testes do SPB

Demanda por serviço de simulações no sistema e na plataforma de segurança cresceu 50%

Com a proximidade do lançamento do novo Sistema Brasileiro de Pagamento (SPB), os bancos e as instituições financeiras intensificam os preparativos para garantir que as operações eletrônicas estejam plenamente funcionando no dia 22/4/2002. Tanto que o número de solicitações de testes e simulações aumentou 50% na True Access Consulting, empresa do grupo paulistano TBA, especializada em segurança digital. O crescimento da demanda pelo serviço foi notado não só na parte de verificação da capacidade do sistema, como também no aprimoramento da questão de segurança.

"Os testes vêm se intensificando a cada dia que passa. Os bancos querem verificar quais os eventuais ajustes a serem feitos e promover testes e mais testes, numa verdadeira ciranda de domingo a domingo," afirma Celso Souza, diretor técnico da área de segurança da True Access.

Segundo Celso, os testes de operação, nos servidores responsáveis pelas transferências, são a atividade mais realizada nas centrais de dados. No caso de uma eventual falha, a solução tem que trabalhar normalmente frente ao seu usuário com a sua margem de segurança. A consultoria também vem atendendo número crescente de novos clientes que buscam soluções de segurança mais robusta. "Eles querem aperfeiçoar os seus sistemas de segurança já existentes. Somos procurados porque vendemos uma solução que engloba equipamentos e programas, que é uma opção mais robusta. Além de oferecermos também processos de auditoria do sistema bem facilitados", finaliza o diretor.

Plantão - Para tranqüilizar os seus clientes, a True Access disponibiliza, a partir do dia 21/4, uma equipe de técnicos e consultores para resolver eventuais problemas com a solução do SPB. "Nas principais capitais, temos uma força-tarefa, com uma equipe prontamente habilitada a atender o cliente a qualquer hora," comenta Celso. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília são as cidades atendidas por essas equipes.