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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/11/02 20:24:02
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NOTÍCIAS 2002

Yahoo desrespeita e irrita seus usuários

Através de um comunicado em inglês e espanhol via correio eletrônico, o serviço estadunidense Yahoo está informando a todos os usuários cadastrados que reformulou suas políticas mercadológicas e - com a desculpa de dar ao usuário novas chances de conhecer novos produtos e serviços, já que provavelmente nos anos recentes o usuário mudou de casa, de emprego e até de preferências de consumo -, alterou para [Sim] todas as escolhas feitas pelos usuários ao ingressarem em serviços como listas de debates etc. Assim, mesmo quem optou por não receber publicidade do Yahoo ou de seus parceiros comerciais, nem aceitou ter seus dados cadastrais revelados a terceiros, teve sua escolha anulada e poderá já nos próximos dias começar a receber mensagens-lixo (junk mail) e publicidade indesejada, não só pelo correio eletrônico, mas até por telefone e correio convencional.

Embora afirmando respeitar as decisões do usuário em sua política de privacidade - até na própria mensagem em que comunica esse desrespeito -, o Yahoo dá ao usuário o direito de ser obrigado a ir ao site dessa empresa e refazer suas opções, mas avisa que elas não valerão nos primeiros 60 dias - período em que ele será forçado a receber as mensagens publicitárias, "para que o usuário tenha plenas condições de decidir que mensagens quer receber ou não".

Revolta - A decisão unilateral desse site já está causando grandes debates e revolta entre os usuários do serviço nos Estados Unidos e em outros países, pois com essa medida o Yahoo pode vender a outras empresas todo o seu cadastro de usuários, incluindo telefones e endereços no mundo físico. O fato já é considerado por muitos internautas como uma das mais infames formas de gerar mensagens não solicitadas (spam), já que um cadastro cuja divulgação foi expressamente proibida pelo usuário está sendo divulgado à revelia de quem confiou na política de privacidade do Yahoo.

Mesmo quem não quiser receber propaganda e "mensagens-lixo" e voltar à página de cadastro para registrar essa opção (assinalando [Não/Not] em todas as Preferências Mercadológicas/Marketing Preferences) só terá sua decisão respeitada - em tese, pois a confiança do usuário já foi quebrada - 60 dias após a comunicação, ou seja, a partir de 9/6/2002.

Punição exemplar - É de se esperar que, com a reação dos usuários, as autoridades norte-americanas e de outros países apliquem sanções à empresa, já que a própria mensagem configura o ilícito de entrega de informações sigilosas em desrespeito à vontade de quem as apresentou, confiando no sigilo assim quebrado - crime que pode ser classificado como estelionato.

E precisarão ser punições severas, pois a traição à confiança dos usuários cometida pela Yahoo não se circunscreve ao grupo de internautas diretamente prejudicados: a simples informação de que tal fato ocorreu aumentará bastante o temor dos usuários em passar seus dados cadastrais às empresas na Internet - dificultando, portanto, o comércio eletrônico e todas as atividades na rede mundial de computadores que dependam da manutenção de um cadastro de internautas.

A mensagem do Yahoo, recebida por Novo Milênio e pelos usuários cadastrados no serviço, em 9/4/2002, tem o seguinte teor:

Message from Yahoo! about changes to our Privacy Policy and your Marketing Preferences
Your privacy is very important to us here at Yahoo!. We are sending you this email to let you know that we have updated our Privacy Policy. You can read our updated Privacy Policy by visiting Yahoo!’s comprehensive Privacy Center.
Our commitment to privacy hasn't changed. We believe that you should understand what we do with your information and what choices you have. So why are we revising our Privacy Policy? To streamline it and make changes to address several important topics.
In recent years, we have added a Children's Privacy Policy and Privacy Information for users of Yahoo!'s financial products and services, in accordance with requirements of federal legislation. We at Yahoo! have become increasingly aware of questions about how data is treated when a user's safety may be at risk, when fraud or illegal activities may be occurring, or when companies are combined. We feel that the time is right to streamline our privacy policies into a single, comprehensive policy and to address these and other issues in the process. Please take a moment to visit our Privacy Center and read our updated Privacy Policy. (Note: The Yahooligans! Privacy Policy, for our children's web site, has not changed. Although the format and some parts of the Yahoo! Privacy Policy have been updated, our collection, use, and treatment of information from kids under age 13 remains unchanged.)

In order to keep you up to date about our many new products and services and how they might be of use to you, we have created a new Marketing Preferences page within the Account Information area. It is designed to make it easier for you to manage the marketing communications you receive from Yahoo! and ensure you get the latest relevant information to meet your needs. We have reset your marketing preferences and, unless you decide to change these preferences, you may begin receiving marketing messages from Yahoo! about ways to enhance your Yahoo! experience, including special offers and new features. Your new marketing preferences will not take effect until 60 days after the date of this mailing so you have plenty of time to decide what you want to receive and what you don't. To change your preferences, go to the Marketing Preferences page.

Yahoo! recognizes that while we've grown and changed, things in your life have probably also changed. You may have a new job, a different email address, a new house or different interests. We invite you to take this opportunity to update your personal information so you can continue to receive content and advertising that is most relevant and interesting to you. Please do not reply to this message. If you have any questions about these changes, please visit our Frequently Asked Questions page.

Thank you,

The Yahoo! Team