NOTÍCIAS 2002
AllTV reúne todas as mídias
É rádio? É TV? É jornal? É revista? É Internet? Não. É AllTV...
Imagine todas as mídias reunidas em uma só, tirando total
proveito da convergência tecnológica. Isto já existe. É a brasileira AllTV, a primeira
emissora de televisão do mundo feita
especialmente para a Internet, planejada para se manter no ar durante 24 horas e ao vivo, num processo inédito de interação com o
internauta/expectador. A AllTV faz parte de uma nova tendência mundial, o vídeo na Internet, que no Japão já é uma febre.
Com um investimento inicial de US$ 2 milhões, a AllTV funciona aparentemente como uma tevê
convencional, mas foi desenvolvida para atender as características e o formato da Internet. Assim, usa câmeras digitais ao invés das
convencionais. O sinal chega pela Internet, e não por satélite ou antenas. Como o monitor de vídeo é pequeno - e o espectador fica a
30 centímetros dela e não a 3 metros de distância, como ocorre com a televisão tradicional – a AllTV foi feita para ser assistida de
forma individual, e não por várias pessoas ao mesmo tempo. Sua linguagem também segue um conceito diferente: lembra o estilo de uma
rádio FM, sem roteiros rígidos ou pré-determinados.
Na AllTV, o improviso tem prioridade. Não existe TP (sigla de tele-prompter – sistema
acoplado a câmeras que permite ao apresentador ler o script). Outra peculiaridade desta nova mídia é que, em vez de contar
com um apresentador em cada programa, como a TV aberta, casais se revezam no ar a cada quatro horas. E mais: diariamente,
atendendo pesquisas sobre audiência na Internet, as duplas se apresentam em horários diferentes, para não cansar o espectador.
O público-alvo é formado principalmente por 23 milhões de internautas que existem no Brasil.
Destes, 80% estão na faixa dos 14 aos 34 anos e mais 10% entre 35 e 44 anos. Por isto, a linha de programação será jovem e moderna,
incluindo variedades, entretenimento, entrevistas, música, sexo, serviço e informação.
A emissora deve iniciar suas operações até o final de 4/2002, no começo através da Internet.
Mas nada impede que no futuro seja transmitida também pela TV, especialmente a paga.
Diálogo - A participação do público – um misto de internauta e espectador - no
conteúdo da AllTV é ativa e muito estimulada. O diálogo permanente entre a mídia e o espectador desempenha um papel decisivo na
condução do canal. Ao mesmo tempo, indica rumos e contribui para a renovação da linguagem.
A interação da audiência pode acontecer tanto na programação editorial como na comercial. Na
linha editorial, o participante pode atuar em um chat (dando opiniões), através de câmeras Web (entrando ao vivo na
programação), ou ainda em jogos, enquetes, espetáculos de perguntas e respostas, entre uma infinidade de opções. No aspecto
comercial, a interatividade pode ocorrer enquanto o apresentador faz uma ação mercadologia. Por exemplo, ao falar sobre um cartão de
crédito, a imagem deste gira ao lado da tela, e os 10 primeiros participantes que clicarem no ícone são premiados.
Convergência - A proposta da AllTV é ser uma síntese dos meios de comunicação,
promovendo a convergência interativa de todas as mídias. Estarão presentes, ao mesmo tempo, a linguagem instantânea, direta e
objetiva das rádios AM/FM e o jornalismo de imagens, factual e interpretativo dos veículos impressos e audiovisuais, além de
entretenimento, espetáculo e imagem digital, reunidas em um único e revolucionário instrumento de comunicação, que é a Internet.
Assim como no passado a mídia impressa alimentou o rádio e este, logo depois, a televisão,
hoje a convergência tecnológica permite que todos eles - rádio, televisão e mídia impressa - alimentem o áudio, texto e imagem da
AllTV.
Segundo seus criadores, a emissora usa como base para as suas operações as referências mais
avançadas de engenharia eletrônica e tecnologias encontradas em uma estação de televisão convencional. Conta com equipamentos
digitais de última geração e modernos estúdios que adotam arquiteturas desenhadas especialmente para atender as peculiaridades deste
novo conceito.
Para melhor interagir com o público, os profissionais da AllTV terão os recursos resultantes
da convergência das mídias: entradas ao vivo (através de várias unidades externas de transmissão), telefone, câmera Web, estúdios,
chats, bem como outros que serão incorporados à medida que surgirem no mercado. As últimas 48 horas da programação são sob
demanda, ou seja, poderão ser acessadas a qualquer momento. Haverá também uma base de dados (versão escrita) das principais notícias
do Brasil e do mundo.
Tecnologia - A transmissão é feita de forma direta (live streaming), usando a
compactação MPEG4, e a codificação da imagem através do Windows Media. Servidores Intel e Sun de alta capacidade permitem o acesso
de milhares de pessoas ao mesmo tempo e todos os dias.
De uma forma tecnicamente simplificada, um servidor de codificação capta as imagens que saem
do comutador (switcher, controle geral da TV) e as codifica para a Internet. Estas imagens são enviadas para um servidor de
transmissão que faz a distribuição para a Web. Há ainda o servidor Web, que hospeda o site da TV propriamente dito e que
requisita ao servidor de transmissão as imagens a serem apresentadas ao espectador.
Todo o espaço físico da estação de TV (com exceção dos banheiros) foi preparado para
entrar no ar. Isto significa que, além de três estúdios principais, ainda existem oito sets disponíveis para qualquer
intervenção ao vivo ou gravação. São ao todo dez câmeras, sendo oito delas digitais e duas micro-câmeras, sem contar todas as
milhares de câmeras Web dos internautas que serão usadas durante a programação. Há três ilhas de edição não lineares, voltadas a
atender todo o fluxo de material produzido, e uma rede de 50 computadores para atender o comutador, a redação, a pauta, a reportagem
e a direção.
Acesso livre - Qualquer pessoa pode acessar gratuitamente a AllTV, via Internet,
através do endereço eletrônico da emissora. Quem usar banda larga, evidentemente, terá condições técnicas melhores para assistir.
Mas, a partir de 9/2002, uma nova versão do Windows Media, que é um plug-in disponibilizado pela Microsoft para assistir
televisão, trará uma tecnologia de compactação que vai aprimorar bastante a imagem para os usuários de acesso discado.
Não é preciso se cadastrar para entrar virtualmente na AllTV, exceto ao participar dos
chats ou das promoções. Quem quiser entrar fisicamente na AllTV, ou participar de seus programas, basta se identificar na
portaria ou se inscrever na emissora (Rua Tomas Carvalhal 899, bairro paulistano do Paraíso).
A AllTV não terá intervalo comercial, mas sim ações de mercadologia com testemunhal dos
apresentadores, o que pode ou não ser acompanhado do comercial tradicional. A veiculação será diferenciada em relação ao formato
tradicional das emissoras de TV abertas, podendo ocorrer, por exemplo, sob a forma de promoções com interatividade, ou a
comercialização da borda do espaço da TV.
Quem faz - A direção geral da AllTV é de Alberto Luchetti Neto, jornalista com 30
anos de experiência em jornal (Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo), rádio (Jovem
Pan e Bandeirantes) e televisão (Canal 21, Bandeirantes e Globo). Ele comanda os 120 profissionais
que foram selecionados para integrar a emissora.
O principal desafio foi encontrar quem pudesse ao mesmo tempo atender requisitos como a
disponibilidade para atuar ao vivo, a qualquer momento do dia ou da noite, e tivesse potencial para dominar a agilidade do rádio, o
jornalismo e o entretenimento das transmissões de imagens digitais interativas, a linguagem da mídia impressa (jornais e revistas) e
entendesse a praticidade e o alcance, no conteúdo e na forma, típicas da Internet.
Além de Alberto, formam o grupo diretivo da AllTV:
Alexandre Hércules,
diretor executivo, jornalista com 15 anos de experiência em rádio (Jovem Pan e Bandeirantes) e televisão (Record,
Canal 21, Bandeirantes, Rede Mulher e Globo);
Marcos Barrero,
diretor de criação, jornalista com 30 anos de experiência em mídia impressa, rádio (Jovem Pan e Bandeirantes) e
televisão (Canal 21 e Globo) e professor de Comunicação da PUC-SP;
Jorge Matsumi,
diretor de operações, com 30 anos de experiência em produção e formatação de programas de televisão (na TV Globo, criou o
Telecurso 1º e 2º graus);
Guilherme Polito
Lomar, diretor de tecnologia, engenheiro e engenheiro Web, com cinco anos de experiência em Internet;
Fazem parte do conselho estratégico, editorial e criativo da AllTV:
Antonio Rosa Neto,
especialista em negócios na Internet, com 20 anos de experiência em publicidade;
Anna Lee, jornalista
e escritora, trabalhou nas revistas Manchete, Desfile, Quem e no jornal Folha de S.Paulo;
Antoninho Rossini,
jornalista com 35 anos de experiência em comunicação empresarial, professor de comunicação MBA/USP, especializado em Propaganda e
Mercadologia;
Clemente Neto, com
41 anos de experiência em comunicação – mídia impressa e TV (na TV Globo, participou do grupo liderado por Walter Clark que
implantou o Padrão Globo de Qualidade;
Fábio Steinberg,
jornalista e consultor em comunicação corporativa, com 35 anos de experiência, tendo atuado na IBM, AT&T, TV Globo e outras
empresas;
Fran Augusti,
jornalista com 30 anos de experiência no jornal O Estado de S. Paulo, na TV Globo e na comunicação corporativa da
Volkswagen;
Jodele Larcher, 21
de experiência em direção artística de TV e criação de clips;
Naul Ozi, empresário
do setor automobilístico, com 25 anos de experiência em mercadologia e mídia eletrônica;
Rogério Brandão, com
30 anos de experiência em programação de TV (Globo, Bandeirantes, DirecTV);
Samir Razuk, com 40
anos de experiência em departamento comercial em rádio e TV (Bandeirantes);
Vinícius França,
jornalista com 20 anos de experiência em rádio AM (Bandeirantes), FM (Cidade, Jovem Pan, Sucesso) e TV (Canal
21 e Bandeirantes);
Sobre a criação da emissora, Alberto comenta: "Estava na hora de trazermos para o Brasil uma
segunda geração de televisão, para não perdermos a oportunidade histórica de liderar globalmente este segmento – como a TV Globo
fez nos anos 70 – ao estabelecer o seu padrão de qualidade".
"A AllTV é a prova de que se pode fazer comunicação avançada que privilegia o conteúdo. Com isso,
estamos democratizando o acesso de anunciantes e abrindo portas para o mercado de trabalho das novas gerações" – complementa ele. |