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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/14/02 13:15:56
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NOTÍCIAS 2002

Bips

É o fim -  Responsável pelo cadastramento dos domínios (endereços) da Internet brasileira, a Fapesp está divulgando uma relação de milhares de domínios em processo de liberação, por desistência de seus titulares. Uma pesquisa nessa relação revela muitas curiosidades, como o domínio 24HSNOAR.com.br, que não ficou no ar (nem na Internet) muito mais que isso. O endereço ACABOU.com.br não acabou com o Brasil, mas acabou. O 100DONO.com.br realmente já não tem dono, enquanto o 24HORASEXPRESS.com.br deve ter gerado confusão entre imprensa sexual da 24ª hora e serviço expresso 24 horas; ABACAXIS.com.br virou um abacaxi para o dono; e o ABCFINANCEIRO.com.br precisa reler sua cartilha, pois não foi bem das finanças.

Dá até para construir frases: AIMEUDEUS.com.br, ACREDITESEQUISER.com.br, o XUXU.com.br não teve uma AJUDINHA.com.br e ADIVINHA.com.br só, ele foi FECHADO.com.br. EOFIM.com.br daquele site, JAFOI.com.br, mas não é ainda o FIMDAWEB.com.br. ACHEIAQUI.com.br em ALGUMLUGAR.com.br um tal de COCOVERDE.com.br, que deve ter deixado dúvidas quanto ao acento, ALGUEMSABE.com.br se o dono fez alguma AUTOCRITICA.com.br depois que deu BOINALINHA.com.br? "CAINAREAL.com.br", é AGORAOUNUNCA.com.br, não adianta ficar ARRETADO.com.br, ARRIEGUA.com.br! Outros CARNAVAIS.com.br virão...

Este DOMINIOAVENDA.com.br fez uma APOSTA.com.br alta, o IDIOTA.com.br do seu dono pensou que logo diria "ESTOUAQUI.com.br e FIQUEIRICO.com.br". Em vez disso, teve de dizer: "Fiz o SAITEDOSSAITES.com.br, mas QUEBREI.com.br". Ele deve ter ficado DESESPERADO.com.br e COMFOME.com.br, e como EFRAUDE.com.br para ganhar em DOLLAR.com.br de empresas como a MICROSOFTBRASIL.com.br e a MICROSOFTCORPORATION.com.br, o melhor é você gritar NAOCLIQUE.com.br nesse endereço, e também SOCORROROUBARAMMEUDOMINIO.com.br! Por isso é que eu ESTOUNANET.com.br e TOLIVRE.com.br desses achacadores...

Alguns nomes são curiosos. Assim, mais ABSTRATO.com.br que esse, só mesmo um endereço que antes mesmo de morrer já avisa, no passado: EXISTI.com.br! Aliás, o que tem de DEFUNTO.com.br ocupando JAZIGOS.com.br do ECEMITERIO.com.br após o CRASH.com.br da NOVAINTERNET.com.br! Até SERVICOSFUNERARIOS.com.br foram atingidos pela crise, como bem sabem os espiões do ECHELON.com.br. Depois dos FUNERAIS.com.br, só resta desejar: DESCANSEEMPAZ.com.br...

Curiosos os endereços em que se podia chegar com 2CLICKS.com.br: só para ficar na questão do ADULTERIO.com.br, pode-se imaginar se seria ALLVIRTUAL.com.br fazer um CANGURUPERNETA.com.br com uma ESPOSADEALUGUEL.com.br. Para quem se considere mulher ou BICHA.com.br, possivelmente o mesmo sujeito reservou um MARIDODEALUGUEL.com.br, garantindo ainda os domínios ALUGUEUMMARIDO.com.br e ALUGAMSEMARIDOS.com.br, entre outras possibilidades de nomes reservados até agora, e que foram a NOCAUTE.com.br. E NEMTICONTO.com.br, um dos endereços encerrrados NEMNOMETEM.com.br.

Alguns domínios falharam por terem nomes ambíguos. Que relacionamento poderia haver COMPUTA.com.br? E este BABYDOC.MED.BR não lembra o famoso ditador do Haiti? O que haveria nas páginas de CRACK.com.br e MACONHA.com.br? Por falar em droga, só vendo o que tem de site político fechado: ANTHONYGAROTINHO.com.br e GAROTINHOPRESIDENTE.com.br para os cariocas; o trio PAULOMALUF.com.br ou MALUF2002.com.br, CELSOPITTA.com.br e LUIZAERUNDINA.com.br para os paulistas; COLLOR.com.br, COLLOR2002.com.br e COLLORPRESIDENTE.com.br para o pessoal das Alagoas. A morte acabou com as possibilidades de COVAS2002.com.br, mas tem gente sonhando até com o VOTO2012.com.br, que só seria um endereço útil para as ELEICOES2012.com.br. Bem, AVANCABRASIL.com.br, por que na VIZINHA.com.br ARGENTINA.tur.br a população já não COME.com.br.

EUACHEI.com.br curioso como falharam certos domínios, justamente quando um CONSULTORDEINFORMATICA.com.br diria: FIQUERICO.com.br com endereços como o da nova TECNOLOGIADIGITAL.com.br de ligação sem fio de equipamentos, BLUETOOTH.com.br, ou o da febre do momento, em que todo internauta quer ter seu diário eletrônico ou BLOG.com.br. Embora este seja um ano de COPADOMUNDO.jor.br, também chamada WORLDCUP2002.com.br, com tantos querendo praticar algum ESPORTEAGORA.com.br, já existe até gente pensando em OLIMPIADAS2012.com.br (ou em VESTIBULAR2010.com.br). E, talvez pelo nome em inglês, não deram certo os endereços DOWNLOADS.com.br e DOWNLOADSBRASIL.com.br...

Reflexo da profunda crise que atinge a BAIXADASANTISTA.com.br e transforma a região literalmente em uma BAIXADAVIRTUAL.com.br, com o fim até do endereço da PORTUGUESASANTISTA.com.br e o abandono do JORNALATRIBUNA.com.br, muitos endereços regionais desaparecem da Internet, como o BAIXADASHOPPING.com.br. É tal a crise na região que, enquanto todos os bancos enriquecem, conseguiu falir o SANTOSBANKING.com.br e junto com ele sites como o SANTOS24HORAS.com.br, o SANTOSCONNECTION.com.br, também o SANTOSLINE.com.br, o VIVASANTOS.com.br e até o SAOVICENTEONLINE.com.br.

O JORNALAVOZDOPOVO.com.br grita: "Bota mais água no feijão, mulher, que eu já ESTOUCHEGANDO.com.br - e olha que eu ESTOUCOMFOME.com.br, pois já não ESTOUNANET.com.br!". O INQUILINO.com.br foi despejado da Internet, junto com o JORNALDABAHIA.com.br e até OESTADODESAOPAULO.com.br!

Pois é, se até um produto como a CACHACADOBRAZIL.com.br não consegue competir com a popular BEBIDA.com.br encontrada nas CHOPPERIAS.com.br, que o paulista pede como "1 CHOPPS.com.br e 2 pastel"... A situação nos BARES.com.br está feia, tem muito BEBADO.com.br na porta do BOTECO.com.br e do BOTEQUIM.com.br, e nem assim deu certo um site chamado BOTECOVIRTUAL.com.br...

Nova vinheta da Somlivre.com

Novo cenário -  Desde 25/2/2002, os programas Somlivre.com e Casa & Conforto, do canal de televisão fechada Shoptime.com, têm cara nova. O Somlivre.com ganha novo cenário, que reproduz uma cabine de disc-jockey, e nova vinheta. O apresentador Ciro Bottini continua à frente do programa. Já o Casa & Conforto apresentado por Fabiana Boal ganha cenário novo, fixo e mutável que acompanha as estações do ano. Quem assina é o cenógrafo Udi Florião. A nova vinheta do Somlivre.com foi desenvolvida pela criadora gráfica Ruth Reis.

Piada Telefônica -  É tão eficiente a Telefônica que, mais de dois anos após assumir os serviços da Telesp, ainda se ouve pelo telefone, em certos serviços: "Telesp informa...". Pior que, nos novos serviços padrão Telefônica, só se pode falar com a empresa depois de informar o número do telefone do assinante. Para quê, ninguém sabe, pois logo em seguida o sistema automático volta a solicitar o número. Novamente, ninguém sabe para quê, pois se o caso cair nas mãos de uma telefonista humana, ela mais uma vez solicita que a pessoa informe o telefone. Tudo isso, ainda que a pessoa esteja falando do próprio telefone em questão (a Telefônica vende o serviço de identificação de chamadas, mas não consegue identificar as chamadas dos seus assinantes)...

E a novela continua: se o serviço pedido não pode ser atendido pelo ramal destinado ao assinante comum, só no reservado às empresas, então não há como transferir chamadas internamente (outro serviço que a Telefônica comercializa, inclusive com anúncios na televisão). Lá vai o assinante novamente discar duas vezes seu número de telefone. Ou então, o assinante está falando com a telefonista, mas a providência a ser tomada necessita mudar para outro número da mesma empresa, e a telefonista não tem um simples botão para fazer a transferência (do 0800151500 para o 0800104104, por exemplo).

Em certos casos, como no cancelamento de um serviço agregado à conta telefônica, o operador diz que não pode fazer de imediato, então é preciso recorrer ao ouvidor da empresa para que ele resolva o problema, ameaçando a empresa com a Legislação de Defesa do Consumidor. Detalhe: o ouvidor deve morar na Suécia, já que é conhecido como ombudsman. Talvez por ser ouvidor de país desenvolvido, pelo menos resolveu este caso específico.

Interessante que, conforme o navegador usado, a página Web de acesso ao ouvidor não funciona clicando-se nos botões do site, é preciso ver a codificação da página, descobrir e montar o endereço do formulário e entrar manualmente com esse comando de endereço da página. E embora o ouvidor seja da Telefônica, mesmo em sua resposta se percebe a sombra da antiga empresa: omb.in@telesp.com.br...

Brasil pandeiro - Circula pelas listas de debates na Internet mais uma crítica ao governo neoliberal do auto-denominado "vagabundo" (pois é: "aposentado"...) presidente Fernando Henrique Cardoso, e que chegou a Novo Milênio repassada em 7/3/2002 por Pedro Castilho, do Rio de Janeiro:

BONS NEGÓCIOS (para os outros)
A DESTRUIÇÃO DO BRASIL VIA FHC !!!

- Quilo do cristal de quartzo (matéria-prima de que é feito
o chip do computador) exportado pelo Brasil: R$ 0,35.

- Micro-computador que chega
aos consumidores brasileiros: R$ 1.400,00.

- Kilowatt vendido à EDF (estatal francesa)
pela hidrelétrica de Furnas: US$ 23,00.

- Kilowatt repassado ao consumidor brasileiro
por essa mesma EDF: US$ 120,00.

- Balança comercial do Brasil em 1994:
superávit de R$ 10,4 bilhões.

- Balança comercial do Brasil em 2001:
déficit de R$ 347 milhões.

Existem coisas que o dinheiro não compra.
Para todas as outras existe o governo FHC.

Tendências - A pesquisadora e escritora norte-americana Faith Popcorn se especializou em detectar as tendências dos consumidores, reunindo informações de todo o mundo e apresentando às empresas clientes, para que se preparem a tempo.
Mas, neste caso, as previsões não são para futuro distante. São para 2002 mesmo:

1. Casulo blindado – A tendência anterior era o casulo (centros de compras em condomínios fechados, veículos mais protegidos, ainda que menos bonitos etc.). Agora, a tendência é blindar esse casulo, com super-sistemas de segurança, ar e água filtrados etc.

2. Homem-cipação - Aumenta a tendência do homem assumir o papel da mãe, não apenas ser provedor de dinheiro e recursos. Nos EUA, também aumenta o número de babás masculinas, que substituem os pais no trabalho de ensinar as crianças a entrar na vida esportiva.

3. Gula como riqueza - O desejo compulsivo de comer coisas caras/refinadas, como substituto da vontade de comprar o carro novo, que a crise econômica impede.

4. Viciados em entretenimento - Consumidores precisam de entretenimento constante onde estiverem: computadores, telefones celulares, elevadores, escadas. Invertida a pirâmide do trabalho, agora o patrão é quem mais trabalha e quando sai para comprar alguma coisa quer principalmente dissipar o estresse.

5. Trabalhofobia – Obter ou manter um emprego desagradável ou uma empresa de que não se gosta, por necessidade de sobrevivência, causa doenças. A infelicidade de patrões e empregados se reflete no ambiente da empresa, notado pelo cliente.

6. Multi-aposentadoria precoce – Cada vez mais aumenta o tempo entre sair de um emprego a achar outro e, por isso, mesmo pessoas muito competentes não conseguem mostrar suas qualidades numa entrevista de contratação.

7. Voluntariado para currículo – Essa moda está tão forte que as pessoas realizam trabalhos voluntários apenas para enriquecer o currículo, o que acabará resultando na trabalhofobia.

8. Sexo virtual – Sem nenhum risco, podendo inclusive levar a casamentos internacionais a partir de namoros pela Internet. Sites de sexo estão entre os poucos rentáveis na Net.

9. Gerenciadores de humor – Controlar o humor deixa de ser ilegal, mas álcool e drogas perdem força e as pílulas já não são apenas para a Terceira Idade: calmantes e anti-depressivos definem o humor da pessoa, conforme o número de pílulas ingeridas, não sendo avaliados ainda os efeitos colaterais dessa prática.

Agrofax ou AgroNet? - Apesar do nome lembrar um serviço via telefax, é na Internet que atua o Agrofax: é um sistema de compra, venda, cotações e transportes de produtos agropecuários. Oferece cadastro gratuito de ofertas (de compra, venda e transportes), informações rápidas e precisas dentro do ramo agropecuário, facilidade de busca e acesso às informações contidas no site etc. Por meio de senha, o assinante do serviço pode fazer consultas ao Serasa. Há também previsões meteorológicas, cotações de mercado, notícias agrícolas, transportes, etc. O sistema abrange todo o território nacional.

Briga aberta - "As Redes Bandeirantes e Record e o SBT, Sistema Brasileiro de Rádio e Televisão, comunicam de público que a entidade Abert não está autorizada sob qualquer forma a representar os interesses dessas redes de radiodifusão em nenhum fórum ou sob qualquer pretexto." Esse comunicado curto e seco, divulgado no final de 2/2002, explicitou a briga entre as emissoras paulistas e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, que vem ocorrendo há mais de três anos. Motivo? "A Abert é um braço institucional da TV Globo", disse em recente entrevista a uma jornalista o vice-presidente do SBT, José Roberto Maluf.

A crítica velada é que três vice-presidentes da Abert -  João Roberto Marinho, Evandro Guimarães e Nelson Sirotsky - possuem importantes cargos nas Organizações Globo. Interessada na votação em regime de máxima urgência da lei que permite até 30% de capital estrangeiro  nos veículos de comunicação, a Abert negociou a criação de um conselho formado por indicados pelas entidades representantes das categorias - daí a nota esclarecendo que a Abert só representa um quarto das redes de televisão nacionais.

Avon chama... - No dia 27/2/2002, o jornal Folha de São Paulo apresentou o novo garoto-propaganda da empresa de cosméticos Avon: nada menos que o presidente Fernando Henrique Cardoso, fotografado por Sérgio Lima (do mesmo jornal) quando passava com a neta pela frente de um cartaz da Avon na capital polonesa, Varsóvia. Na página dupla do jornal, a empresa manda o recado: "Com Avon você sai bem na foto em qualquer lugar do mundo"...

Droga de rede... - A Comissão Internacional de Controle de Narcóticos (INCB) se queixa no relatório de 2001 que os narcotraficantes estão cada vez mais negociando pela Internet drogas ilícitas, especialmente em salas de conversas em rede (chats), que não são fiscalizadas. Portanto, fique de olho nas conversas eletrônicas que andam rolando, elas podem ser uma droga não apenas no baixo nível cultural que algumas apresentam...

Romáááááááááário!!!! - Quando até o presidente da República se mete a comentar sobre futebol e reclama do técnico Felipão que o craque Romário precisa ser chamado a integrar a Seleção Brasileira de Futebol, um site especial sobre o tão requisitado futebolista é criado pela Kit.net, ferramenta virtual de criação/publicação de sites Web pessoais. Em queremosromario.kit.net, os internautas podem enviar mensagens eletrônicas ao técnico Felipão, participar de um abaixo-assinado, além de conhecer a trajetória do jogador. Logo nas primeiras horas de funcionamento, em 8/3/2002, o site já recebeu mais de 7 mil votos a favor do craque e contabiliza 3.500 mensagens eletrônicas para o técnico Felipão.

Desde 2/2002, o portal Globo.com veicula pela Rede Globo de Televisão anúncios da Kit.net preparados pela agência F/Nasca, em que os personagens Zé e Zuleide mostram como é simples qualquer um criar e manter sua página na Internet com essa ferramenta, de forma rápida e gratuita.