NOTÍCIAS 2002
Bips
É o fim - Responsável pelo cadastramento dos
domínios (endereços) da Internet brasileira, a Fapesp está divulgando uma relação de milhares de domínios em processo de
liberação, por desistência de seus titulares. Uma pesquisa nessa relação revela muitas curiosidades, como o domínio 24HSNOAR.com.br,
que não ficou no ar (nem na Internet) muito mais que isso. O endereço ACABOU.com.br não acabou com o Brasil, mas acabou. O
100DONO.com.br realmente já não tem dono, enquanto o 24HORASEXPRESS.com.br deve ter gerado confusão entre imprensa sexual da 24ª
hora e serviço expresso 24 horas; ABACAXIS.com.br virou um abacaxi para o dono; e o ABCFINANCEIRO.com.br precisa reler sua
cartilha, pois não foi bem das finanças.
Dá até para construir frases: AIMEUDEUS.com.br, ACREDITESEQUISER.com.br, o XUXU.com.br não teve uma
AJUDINHA.com.br e ADIVINHA.com.br só, ele foi FECHADO.com.br.
EOFIM.com.br daquele site, JAFOI.com.br, mas não é
ainda o FIMDAWEB.com.br. ACHEIAQUI.com.br em ALGUMLUGAR.com.br
um tal de COCOVERDE.com.br, que deve ter deixado dúvidas quanto ao acento,
ALGUEMSABE.com.br se o dono fez alguma AUTOCRITICA.com.br depois que deu
BOINALINHA.com.br? "CAINAREAL.com.br", é AGORAOUNUNCA.com.br, não adianta ficar ARRETADO.com.br, ARRIEGUA.com.br!
Outros CARNAVAIS.com.br virão...
Este DOMINIOAVENDA.com.br fez uma APOSTA.com.br
alta, o IDIOTA.com.br do seu dono pensou que logo diria "ESTOUAQUI.com.br e FIQUEIRICO.com.br". Em vez disso, teve de dizer: "Fiz o
SAITEDOSSAITES.com.br, mas QUEBREI.com.br".
Ele deve ter ficado DESESPERADO.com.br e COMFOME.com.br, e como EFRAUDE.com.br para ganhar em DOLLAR.com.br de empresas como a
MICROSOFTBRASIL.com.br e a MICROSOFTCORPORATION.com.br, o melhor é você gritar NAOCLIQUE.com.br nesse endereço,
e também SOCORROROUBARAMMEUDOMINIO.com.br! Por isso é que eu ESTOUNANET.com.br e TOLIVRE.com.br desses achacadores...
Alguns nomes são curiosos. Assim, mais ABSTRATO.com.br
que esse, só mesmo um endereço que antes mesmo de morrer já avisa, no passado: EXISTI.com.br! Aliás, o que tem de DEFUNTO.com.br ocupando JAZIGOS.com.br do ECEMITERIO.com.br após o CRASH.com.br da NOVAINTERNET.com.br! Até SERVICOSFUNERARIOS.com.br foram atingidos pela crise, como bem sabem os espiões
do ECHELON.com.br. Depois dos FUNERAIS.com.br, só resta desejar:
DESCANSEEMPAZ.com.br...
Curiosos os endereços em que se podia chegar com 2CLICKS.com.br: só para ficar na questão do ADULTERIO.com.br, pode-se imaginar se seria ALLVIRTUAL.com.br
fazer um CANGURUPERNETA.com.br com uma ESPOSADEALUGUEL.com.br.
Para quem se considere mulher ou BICHA.com.br, possivelmente o mesmo sujeito
reservou um MARIDODEALUGUEL.com.br, garantindo ainda os domínios ALUGUEUMMARIDO.com.br e
ALUGAMSEMARIDOS.com.br, entre outras possibilidades de nomes reservados até agora, e que foram a NOCAUTE.com.br.
E NEMTICONTO.com.br, um dos endereços encerrrados NEMNOMETEM.com.br.
Alguns domínios falharam por terem nomes ambíguos. Que relacionamento
poderia haver COMPUTA.com.br? E este BABYDOC.MED.BR não lembra o famoso
ditador do Haiti? O que haveria nas páginas de CRACK.com.br e MACONHA.com.br? Por falar em droga, só vendo o que tem de site político fechado: ANTHONYGAROTINHO.com.br e GAROTINHOPRESIDENTE.com.br para os cariocas; o trio PAULOMALUF.com.br ou MALUF2002.com.br, CELSOPITTA.com.br e LUIZAERUNDINA.com.br para os paulistas; COLLOR.com.br, COLLOR2002.com.br e
COLLORPRESIDENTE.com.br para o pessoal das Alagoas. A morte acabou com as possibilidades de COVAS2002.com.br, mas tem gente sonhando até com o VOTO2012.com.br, que só seria um endereço útil para
as ELEICOES2012.com.br. Bem, AVANCABRASIL.com.br, por que na VIZINHA.com.br ARGENTINA.tur.br a população já não COME.com.br.
EUACHEI.com.br curioso como falharam
certos domínios, justamente quando um CONSULTORDEINFORMATICA.com.br diria: FIQUERICO.com.br com endereços como o da nova TECNOLOGIADIGITAL.com.br de ligação sem fio de
equipamentos, BLUETOOTH.com.br, ou o da febre do momento, em que todo internauta quer ter seu diário
eletrônico ou BLOG.com.br. Embora este seja um ano de COPADOMUNDO.jor.br,
também chamada WORLDCUP2002.com.br, com tantos querendo praticar algum ESPORTEAGORA.com.br, já existe até gente pensando em OLIMPIADAS2012.com.br (ou em VESTIBULAR2010.com.br). E, talvez pelo nome em inglês, não deram certo os endereços DOWNLOADS.com.br e
DOWNLOADSBRASIL.com.br...
Reflexo da profunda crise que atinge a BAIXADASANTISTA.com.br
e transforma a região literalmente em uma BAIXADAVIRTUAL.com.br, com o fim até do
endereço da PORTUGUESASANTISTA.com.br e o abandono do JORNALATRIBUNA.com.br, muitos endereços regionais desaparecem da Internet, como o BAIXADASHOPPING.com.br. É
tal a crise na região que, enquanto todos os bancos enriquecem, conseguiu falir o SANTOSBANKING.com.br
e junto com ele sites como o SANTOS24HORAS.com.br, o SANTOSCONNECTION.com.br, também o SANTOSLINE.com.br, o VIVASANTOS.com.br e até o
SAOVICENTEONLINE.com.br.
O JORNALAVOZDOPOVO.com.br grita: "Bota
mais água no feijão, mulher, que eu já ESTOUCHEGANDO.com.br - e olha que eu ESTOUCOMFOME.com.br, pois já não ESTOUNANET.com.br!". O INQUILINO.com.br foi
despejado da Internet, junto com o JORNALDABAHIA.com.br e até OESTADODESAOPAULO.com.br!
Pois é, se até um produto como a CACHACADOBRAZIL.com.br não consegue competir com a popular BEBIDA.com.br encontrada nas CHOPPERIAS.com.br, que o paulista pede como "1 CHOPPS.com.br e 2 pastel"... A situação nos BARES.com.br
está feia, tem muito BEBADO.com.br na porta do BOTECO.com.br
e do BOTEQUIM.com.br, e nem assim deu certo um site chamado BOTECOVIRTUAL.com.br...
Nova vinheta da Somlivre.com
Novo cenário - Desde 25/2/2002, os programas Somlivre.com e Casa & Conforto, do
canal de televisão fechada Shoptime.com, têm cara nova. O Somlivre.com ganha novo cenário, que reproduz uma cabine de disc-jockey,
e nova vinheta. O apresentador Ciro Bottini continua à frente do programa. Já o Casa & Conforto apresentado por Fabiana Boal ganha
cenário novo, fixo e mutável que acompanha as estações do ano. Quem assina é o cenógrafo Udi Florião. A nova vinheta do Somlivre.com
foi desenvolvida pela criadora gráfica Ruth Reis.
Piada Telefônica - É tão eficiente a Telefônica que, mais de dois anos após
assumir os serviços da Telesp, ainda se ouve pelo telefone, em certos serviços: "Telesp informa...". Pior que, nos novos serviços
padrão Telefônica, só se pode falar com a empresa depois de informar o número do telefone do assinante. Para quê, ninguém sabe, pois
logo em seguida o sistema automático volta a solicitar o número. Novamente, ninguém sabe para quê, pois se o caso cair nas mãos de
uma telefonista humana, ela mais uma vez solicita que a pessoa informe o telefone. Tudo isso, ainda que a pessoa esteja falando do
próprio telefone em questão (a Telefônica vende o serviço de identificação de chamadas, mas não consegue identificar as chamadas dos
seus assinantes)...
E a novela continua: se o serviço pedido não pode ser atendido pelo ramal destinado ao
assinante comum, só no reservado às empresas, então não há como transferir chamadas internamente (outro serviço que a Telefônica
comercializa, inclusive com anúncios na televisão). Lá vai o assinante novamente discar duas vezes seu número de telefone. Ou então,
o assinante está falando com a telefonista, mas a providência a ser tomada necessita mudar para outro número da mesma empresa, e a
telefonista não tem um simples botão para fazer a transferência (do 0800151500 para o 0800104104, por exemplo).
Em certos casos, como no cancelamento de um serviço agregado à conta telefônica, o operador
diz que não pode fazer de imediato, então é preciso recorrer ao ouvidor da empresa para que ele resolva o problema, ameaçando a
empresa com a Legislação de Defesa do Consumidor. Detalhe: o ouvidor deve morar na Suécia, já que é conhecido como ombudsman.
Talvez por ser ouvidor de país desenvolvido, pelo menos resolveu este caso específico.
Interessante que, conforme o navegador usado, a página Web de acesso ao ouvidor não funciona
clicando-se nos botões do site, é preciso ver a codificação da página, descobrir e montar o endereço do formulário e entrar
manualmente com esse comando de endereço da página. E embora o ouvidor seja da Telefônica, mesmo em sua resposta se percebe a sombra
da antiga empresa: omb.in@telesp.com.br...
Brasil pandeiro - Circula pelas listas de debates na Internet mais uma crítica ao
governo neoliberal do auto-denominado "vagabundo" (pois é: "aposentado"...) presidente Fernando Henrique Cardoso, e que chegou a
Novo Milênio repassada em 7/3/2002 por Pedro Castilho, do Rio de Janeiro:
BONS NEGÓCIOS (para os outros)
A DESTRUIÇÃO DO BRASIL VIA FHC !!!
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- Quilo do cristal de quartzo (matéria-prima de que é feito
o chip do computador) exportado pelo Brasil: R$ 0,35.
- Micro-computador que chega
aos consumidores brasileiros: R$ 1.400,00.
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- Kilowatt vendido à EDF (estatal francesa)
pela hidrelétrica de Furnas: US$ 23,00.
- Kilowatt repassado ao consumidor brasileiro
por essa mesma EDF: US$ 120,00.
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- Balança comercial do Brasil em 1994:
superávit de R$ 10,4 bilhões.
- Balança comercial do Brasil em 2001:
déficit de R$ 347 milhões.
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Existem coisas que o dinheiro não compra.
Para todas as outras existe o governo FHC.
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Tendências - A pesquisadora e escritora norte-americana Faith Popcorn se especializou
em detectar as tendências dos consumidores, reunindo informações de todo o mundo e apresentando às empresas clientes, para que se
preparem a tempo.
Mas, neste caso, as previsões não são para futuro distante. São para 2002 mesmo:
1. Casulo blindado – A tendência anterior era o
casulo (centros de compras em condomínios fechados, veículos mais protegidos, ainda que menos bonitos etc.). Agora, a tendência é
blindar esse casulo, com super-sistemas de segurança, ar e água filtrados etc.
2. Homem-cipação - Aumenta a tendência do homem
assumir o papel da mãe, não apenas ser provedor de dinheiro e recursos. Nos EUA, também aumenta o número de babás masculinas, que
substituem os pais no trabalho de ensinar as crianças a entrar na vida esportiva.
3. Gula como riqueza - O desejo compulsivo de
comer coisas caras/refinadas, como substituto da vontade de comprar o carro novo, que a crise econômica impede.
4. Viciados em entretenimento - Consumidores
precisam de entretenimento constante onde estiverem: computadores, telefones celulares, elevadores, escadas. Invertida a pirâmide do
trabalho, agora o patrão é quem mais trabalha e quando sai para comprar alguma coisa quer principalmente dissipar o estresse.
5. Trabalhofobia – Obter ou manter um emprego
desagradável ou uma empresa de que não se gosta, por necessidade de sobrevivência, causa doenças. A infelicidade de patrões e
empregados se reflete no ambiente da empresa, notado pelo cliente.
6. Multi-aposentadoria precoce – Cada vez mais
aumenta o tempo entre sair de um emprego a achar outro e, por isso, mesmo pessoas muito competentes não conseguem mostrar suas
qualidades numa entrevista de contratação.
7. Voluntariado para currículo – Essa moda está
tão forte que as pessoas realizam trabalhos voluntários apenas para enriquecer o currículo, o que acabará resultando na
trabalhofobia.
8. Sexo virtual – Sem nenhum risco, podendo
inclusive levar a casamentos internacionais a partir de namoros pela Internet. Sites de sexo estão entre os poucos rentáveis na Net.
9. Gerenciadores de humor – Controlar o humor
deixa de ser ilegal, mas álcool e drogas perdem força e as pílulas já não são apenas para a Terceira Idade: calmantes e
anti-depressivos definem o humor da pessoa, conforme o número de pílulas ingeridas, não sendo avaliados ainda os efeitos colaterais
dessa prática.
Agrofax ou AgroNet? - Apesar do nome lembrar um serviço via telefax, é na Internet
que atua o Agrofax: é um sistema de compra, venda, cotações e transportes de produtos
agropecuários. Oferece cadastro gratuito de ofertas (de compra, venda e transportes), informações rápidas e precisas dentro do ramo
agropecuário, facilidade de busca e acesso às informações contidas no site etc. Por meio de senha, o assinante do serviço pode fazer
consultas ao Serasa. Há também previsões meteorológicas, cotações de mercado, notícias agrícolas, transportes, etc. O sistema
abrange todo o território nacional.
Briga aberta - "As Redes Bandeirantes e Record e o SBT, Sistema Brasileiro de Rádio e
Televisão, comunicam de público que a entidade Abert não está autorizada sob qualquer forma a representar os interesses dessas redes
de radiodifusão em nenhum fórum ou sob qualquer pretexto." Esse comunicado curto e seco, divulgado no final de 2/2002, explicitou a
briga entre as emissoras paulistas e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, que vem ocorrendo há mais de três
anos. Motivo? "A Abert é um braço institucional da TV Globo", disse em recente entrevista a uma jornalista o vice-presidente do SBT,
José Roberto Maluf.
A crítica velada é que três vice-presidentes da Abert - João Roberto Marinho, Evandro
Guimarães e Nelson Sirotsky - possuem importantes cargos nas Organizações Globo. Interessada na votação em regime de máxima urgência
da lei que permite até 30% de capital estrangeiro nos veículos de comunicação, a Abert negociou a criação de um conselho
formado por indicados pelas entidades representantes das categorias - daí a nota esclarecendo que a Abert só representa um quarto
das redes de televisão nacionais.
Avon chama... - No dia 27/2/2002, o jornal Folha de São Paulo apresentou o novo
garoto-propaganda da empresa de cosméticos Avon: nada menos que o presidente Fernando Henrique Cardoso, fotografado por Sérgio Lima
(do mesmo jornal) quando passava com a neta pela frente de um cartaz da Avon na capital polonesa, Varsóvia. Na página dupla do
jornal, a empresa manda o recado: "Com Avon você sai bem na foto em qualquer lugar do mundo"...
Droga de rede... - A Comissão Internacional de Controle de Narcóticos (INCB) se
queixa no relatório de 2001 que os narcotraficantes estão cada vez mais negociando pela Internet drogas ilícitas, especialmente em
salas de conversas em rede (chats), que não são fiscalizadas. Portanto, fique de olho nas conversas eletrônicas que andam
rolando, elas podem ser uma droga não apenas no baixo nível cultural que algumas apresentam...
Romáááááááááário!!!! - Quando até
o presidente da República se mete a comentar sobre futebol e reclama do técnico Felipão que o craque Romário precisa ser chamado a
integrar a Seleção Brasileira de Futebol, um site especial sobre o tão requisitado futebolista é criado pela
Kit.net, ferramenta virtual de criação/publicação de sites Web pessoais. Em
queremosromario.kit.net, os internautas podem enviar mensagens eletrônicas ao
técnico Felipão, participar de um abaixo-assinado, além de conhecer a trajetória do jogador. Logo nas primeiras horas de
funcionamento, em 8/3/2002, o site já recebeu mais de 7 mil votos a favor do craque e contabiliza 3.500 mensagens eletrônicas para o
técnico Felipão.
Desde 2/2002, o portal Globo.com veicula pela Rede Globo de Televisão anúncios da Kit.net
preparados pela agência F/Nasca, em que os personagens Zé e Zuleide mostram como é simples qualquer um criar e manter sua página na
Internet com essa ferramenta, de forma rápida e gratuita. |