NOTÍCIAS 2002
iG lança canal de classificados na Web
Um espaço virtual de negócios, denominado Grandes Negócios iG,
foi lançado pelo mega-portal iG. O canal - que tem como parceiros os sites de comércio Manager, Área Útil e WebMotors, além do canal
de informática do próprio portal – usa sua grande base de usuários da Internet brasileira, 7,5 milhões de contas de correio
eletrônico cadastradas (março de 2002), para promover a compra e a venda de cerca de 100 mil ofertas semanais, apenas na primeira
fase de lançamento do projeto. Na fase 2, haverá um substancial aumento de ofertas com a integração dos anunciantes individuais e o
lançamento de categorias inéditas de negócios.
O Grandes Negócios iG tem visual e estrutura que facilitam a navegação tanto para quem quer
anunciar como para o internauta que deseja procurar alguma oferta. Os produtos estão divididos por seções - empregos, imóvel,
automóvel e informática - e o serviço conta com um sistema de busca por assunto.
Segundo João Farkas, coordenador do projeto, "o Grandes Negócios iG soma a força do iG com a
dos melhores especialistas em classificados". Além disso, ele destaca a flexibilidade do produto que permite ao usuário consultar,
anunciar ou alterar o espaço publicitário a qualquer hora. "O objetivo do serviço é ser um gerador de negócios para todo o mercado,
principalmente para o pequeno varejo e pessoas físicas", completa Adriana Naves, diretora de planejamento do iG.
O diretor comercial do iG, Maurício Palermo, destaca a importância do conceito de parceria
como uma das inovações do Grandes Negócios do iG: "Até agora, o classificado era o negócio de quem tinha uma mídia na mão e
comercializava todos os produtos. Nós vamos fazer justamente o contrário: deixar o negócio de cada setor com quem entende do ramo.
Nossa missão é levar o usuário do iG até às empresas que poderão gerar os melhores negócios e o melhor atendimento para ele."
Na opinião de Leandro Idesis, diretor-executivo da Manager - principal parceiro dos Grandes
Negócios iG -, o novo serviço do Internet Group vai reforçar o conceito, já percebido pela empresa, de que a busca e oferta de
empregos não acontece somente no domingo. "Esperamos ficar, por meio dos Grandes Negócios iG, mais presentes nas empresas durante
toda a semana", conclui. Já para Sandro Magaldi, diretor-executivo do Área Útil, a expectativa é grande devido à base de usuários do
portal. "Analisando as campanhas que fizemos até agora em mídia conectada, o retorno qualitativo obtido por meio do iG é superior ao
da concorrência".
"O usuário de Internet é potencial cliente para comprar e vender automóveis porque há uma
grande similaridade como o perfil do nosso público-alvo", ressalta Sílvio Alves de Barros Neto, vice-presidente executivo do
Webmotors. Ele destaca, ainda, a boa qualidade das ofertas em classificados da Internet, considerada uma mídia de baixa dispersão.
Quatro formatos - Para anunciar no
Grandes Negócios iG, o interessado pode escolher entre quatro formatos desenvolvidos para diferentes perfis de anunciantes. Para
grandes empresas, o iG está vendendo, por intermédio do seu departamento comercial, opções de classificados com fotos e exposição
diferenciada. Os outros modelos são voltados para anunciantes menores, como pessoas físicas e pequenas lojas, e
comercializados pelo sistema na Internet. Nesse caso, são disponibilizados em 3 tamanhos: 260 toques, com foto e espaço para vínculo
de site, 180 toques, com vínculo para sites e 150 toques.
Os anúncios podem ser pagos por cartão de crédito, boleto bancário (com taxa extra de R$
2,00) e débito em conta para clientes do Banco Itaú (em breve essa opção será estendida para outros bancos). Os classificados só
entram na Web depois da efetivação do pagamento.
Todos os tipos de anúncios para pequenos clientes são comercializados por um período mínimo
de um mês e máximo de quatro meses. Caso o produto ou serviço seja vendido antes do final do prazo contratado, o usuário pode
alterar, a qualquer hora do dia, o conteúdo de seu anúncio até o termino da assinatura. Para isso, é só entrar novamente no site e
fazer as modificações. Para anunciar, o internauta precisa ter cadastro no iG, com senha e correio eletrônico. No caso dos
classificados vendidos pelo departamento comercial, eles terão prazos de validade específicos conforme o contrato fechado.
Estudo de mercado - Para desenvolver o projeto, foi realizado um estudo que detectou
que ao longo das duas últimas décadas ocorreram mudanças substanciais no mercado tradicional de classificados. Tanto anunciantes
como compradores procuram hoje mais velocidade na divulgação das ofertas e menores custos de veiculação, além de maior volume de
ofertas e de clientes.
"Em todos esses quesitos, a Internet tem amplas vantagens competitivas e o iG, por ter mais
usuários que qualquer outro portal, tem mais vantagens ainda", ressalta Adriana Naves. |