NOTÍCIAS 2002 - TELEXPO-2002
Cisco apresenta o orelhão do futuro
A Cisco traz à Telexpo sua solução de voz pré-paga, demonstrada no seu estande por meio de orelhões (telefones
públicos) com protocolo Internet (IP). Para utilizar o "orelhão do futuro", o visitante se registra e recebe um passaporte,
que permite assistir a demonstrações de novos produtos e acumular pontos para concorrer a diversos prêmios.
"O passaporte contém um cartão pré-pago, que dá ao visitante o direito a uma ligação
telefônica de até dois minutos, para qualquer lugar do Brasil, nos orelhões IP instalados no estande da Cisco e de seus
parceiros – Promon, Trópico, Mude, Compaq, CPM, Getronics e Telsinc", informa Cláudia Britto, gerente de mercadologia da companhia
para a área de provedores de serviços.
Cada orelhão contém um telefone IP da Cisco, equipamento com recursos para navegação
na Internet e aplicações personalizadas de acordo com o perfil do usuário. O telefone IP está conectado aos orelhões através
do sistema de gerenciamento Internet (Internet Management System - IMS), desenvolvido em parceria com a Digiquant.
"O IMS permite realizar a tarifação e a bilhetagem de uso dos cartões telefônicos,
oferecendo um sistema completo e integrado para soluções pós e pré-pagas de Voz sobre protocolo Internet (VoIP)", explica Vanessa
Mardegan, engenheira de sistemas da Cisco do Brasil.
Segundo ela, a solução de voz pré-paga apresenta uma das possíveis aplicações da
funcionalidade de resposta interativa de voz (Interactive Voice Response - IVR), presente nos servidores de acesso de VoIP – como os
modelos AS5400, AS5850, AS5350, Cisco 3600 e Cisco 2600 – e configurada por meio de um script.
"Essa funcionalidade de IVR possibilita que esse servidores enviem mensagens pré-gravadas e
recebam informações do usuário, as quais são então verificadas em uma plataforma Radius – responsável pela autenticação, autorização
e contabilização de cada chamada do usuário", explica Vanessa.
Cisco – Com sete anos de atuação, a Cisco do Brasil é considerada como uma das mais
bem sucedidas subsidiárias da Cisco Systems, tendo quadruplicado sua estrutura no País, num mercado que vai desde a conexão de redes locais até o tráfego de voz,
infra-estrutura para provedores de serviços, aplicações multimídia em redes digitais e comércio eletrônico. Atua com operações
próprias nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Já a Cisco Systems se especializou em serviços de rede: mais de 85% de todo o tráfego da
Internet passa por equipamentos Cisco. Fornece redes multisserviço, que agregam dados, voz e vídeo em uma única infra-estrutura,
potencializando o investimento das corporações e tornando-as mais competitivas. As ações da Cisco Systems estão entre as de melhor
resultado global nos últimos anos. De um faturamento anual de US$ 500 milhões em 1993, a companhia superou a marca de US$ 1 bilhão
em 1995 e registrou vendas líquidas de US$ 22,29 bilhões no ano fiscal de 2001, encerrado em 7/2001.
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