NOTÍCIAS 2002 - TELEXPO-2002
Avanstar apresenta o Telexpo Integration Live
Mostrando a possibilidade de integração de diversas tecnologias, com o objetivo de tornar as empresas mais competitivas e
menos burocráticas, será apresentado na Telexpo 2002 o projeto Telexpo Integration Live, idealizado pela
Advanstar (que promove a exposição), e desenvolvido pela CPM, uma empresa integradora de
tecnologias.
"Os profissionais não terão dificuldade de perceber que a regra do mercado hoje é integrar. Antecipando o que será
vital para empresas ganharem tempo e economizarem dinheiro em suas operações, a Advanstar aposta no sucesso do projeto", afirma seu
diretor de negócios Aderbal Bonturi Pereira.
Para mostrar a integração de diversas tecnologias em tempo real, a CPM usou a sua
experiência para criar um cenário, que reproduz um ambiente corporativo real. Serão 216 m² divididos em empresa fictícia
(presidência e departamentos de compras, vendas, logística e central de chamadas), loja virtual, fornecedor, cliente e escritório
doméstico.
"O projeto é realmente muito desafiador, levando em conta que montamos, em apenas dois meses, uma
estrutura capaz de simular operações de negócios em um ambiente instável se comparado ao real", avalia Sandra Guerra, diretora de
mercadologia e comunicação da CPM. Segundo ela, o convite para desenvolver o projeto confirma a competência da CPM.
Por meio de diferentes fluxos de integração, serão simuladas operações internas e entre
empresas, ou seja, com o mercado. A eficiência poderá ser conferida em várias situações. O visitante, desempenhando o papel de
cliente virtual, poderá, por exemplo, comprar um produto pelo portal web e acompanhar todo o funcionamento do processo, desde o
pagamento pelo celular até a logística de entrega.
Outros exemplos são o setor de compras, que passará a fazer cotações em rede, leilões
virtuais e utilizar soluções de compras corporativas, e o trabalho dos vendedores remotos, que - mesmo fisicamente distantes - têm
total interação com a empresa e com todos os seus processos. "É um modelo de empresa ideal: sem burocracia, muito ágil e,
conseqüentemente, muito competitiva", afirma Vicente Di Cunto, gerente de operações da CPM.
Para explicar a infra-estrutura do projeto e os mecanismos dos processos, consultores de
segurança e de operações estarão à disposição dos visitantes, no Pavilhão Azul (Rua E–9). A CPM também estará recebendo os
visitantes em seu outro estande, na Rua E-34.
Com a Datasul - A CPM apresenta ainda a solução de planejamento de recursos
empresariais (ERP) da Datasul, sua mais nova parceira nessa área, com destaque
para as funcionalidades de compras, logística e vendas, todas integradas a outras soluções. A
parceria é resultado da sinergia entre as duas empresas e entre as competências - a Datasul como desenvolvedora de pacotes
aplicativos e a CPM como integradora de soluções.
A CPM também apresenta o sistema de pagamentos eletrônicos (Upaid) que permite aos donos de
celulares pré-pagos usar seus créditos para fazer compras em supermercados ou farmácias, pagamentos de serviços ou contas de
consumo, por exemplo.
No estande Integration Live, o cenário das simulações será uma loja. O responsável pelo
estabelecimento consulta o portal Web e apresenta imagens dos produtos, características e preços para o cliente, que pode escolher a
mercadoria e efetuar o carregamento de crédito em seu celular (compra do crédito). O pagamento é realizado via celular ou portal
Web, seguido da entrega do produto para o consumidor.
Entre os benefícios do sistema, estão a segurança nas compras de produtos ou serviços e a
facilidade para pessoas que não possuem cheques ou cartões de crédito, que representam uma parcela significativa da população
brasileira (mais de 40 milhões de pessoas).
A nova tecnologia é fruto da parceria com a empresa internacional Upaid, com sede na França
e atuação no Brasil, e traz comodidade aos usuários de pré-pagos, cuja base corresponde a 65% da planta de telefonia móvel no
Brasil. De acordo com Fernando Gemi, gerente de desenvolvimento de novos produtos, a solução da Upaid para carga do crédito dos
pré-pagos, já está implantado em várias operadoras. O modelo operacional para o comércio móvel, com a participação de instituições
financeiras para a liquidação das transações, está pronto e em negociação com as operadoras, bancos e varejo.
Soluções de CRM - Nas áreas de CRM operacional, analítico (inteligência de
negócios) e colaborativo (centro de contatos), especialmente voltado para o atendimento ao cliente, a CPM demonstra uma solução
desenvolvida em parceria com as empresas Cognos, Eyretel e outras. Um dos cenários será uma central de atendimento, com quatro
estações (três operadores e um supervisor), simulando situações como atendimento ao cliente; qualidade pós-venda; campanha para a
conquista de novos clientes (contato ativo); atendimento de chamados técnicos; análise da quantidade de chamadas em aberto, de
problemas resolvidos e tempo de resolução.
"A forma como um vendedor ou um atendente posiciona-se com determinados clientes ganha maior
eficiência com a utilização de uma tecnologia apropriada, fixa ou móvel. O CRM Operacional integra as informações e o gerenciamento,
o que propicia mais sincronização e agilidade na força de vendas, além de resultados mais lucrativos para a empresa", comenta Paulo
Araújo, diretor de sistemas de informação de negócios da CPM. "Por meio do sistema, o executivo da companhia poderá detectar os
clientes rentáveis, índices de satisfação e criar estratégias de negócios".
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