Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0203b016.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/12/02 18:21:12
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002
NOTÍCIAS 2002 - TELEXPO-2002
Geodex ingressa no mercado corporativo

Com rede própria de mais de 11 mil km de fibras ópticas já instaladas e capacidade virtualmente ilimitada, a Geodex Geodex Communications do Brasil S/A participa da Telexpo 2002, tendo como foco o atendimento dos mercados de telefonia fixa e móvel, provedores de acesso e serviços de Internet e grandes corporações empresariais. A empresa está em plena operação com a rede implantada de Belo Horizonte a Porto Alegre, passando por diversas cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos e Curitiba.

Ma mostra paulistana, a Geodex apresentará soluções para operadoras, provedores e grandes corporações, que vão desde infra-estrutura, como dutos e fibras apagadas, até canais limpos, que são circuitos dedicados utilizados para diversas aplicações, como processamento remoto de dados e comunicação dedicada de voz. Com isso, é possível obter economia nos contratos e eficácia operacional nas grandes empresas.

Os principais mercados atendidos pela empresa são as operadoras de telefonia fixa e móvel, empresas de rede privada, TV a cabo, empresas de processamento de dados, provedores de serviços Internet e centrais de dados. O cenário brasileiro de telecomunicações experimenta acentuadas mudanças, provocadas basicamente pela atuação de operadoras fixas em novos mercados, surgimento das empresas conhecidas como espelhinhos (por atuarem de forma igual nos mercados já atendidos pelas operadoras existentes) e ingresso de outras operadoras de telefonia móvel.

Estrutura - Para fazer frente a essas alterações, a Geodex oferece infra-estrutura que possibilita a entrada de operadoras em novos mercados, sem a necessidade de investimento em obras, equipamentos ou em direitos de passagem para expansão de suas redes.

O cliente Geodex dispõe do atendimento de um centro de gerenciamento de rede pró-ativo em São Paulo, operando 24x7 (24 horas por dia e sete dias por semana) e oferece serviços de manutenção preventiva e corretiva. O Centro é operado por uma equipe de profissionais especializados, que garante grau de disponibilidade de 99,99%. As soluções oferecidas ao mercado brasileiro são:

Canais limpos – Circuitos dedicados para transmissão de dados. Disponíveis nas velocidades de 2 a 622 Mbps com redundância em toda a sua extensão.

Lambda – Comprimento de onda transmitido por meio de um par de fibras ópticas com velocidades de 2,5 Gbps ou STM 16, considerado perfeito para quem precisa ampliar ou fazer redundância da rede com investimento mínimo em equipamentos;

Dutos – Uso dos dutos na rota da Geodex para passagem de fibras ópticas. Antecipa a entrada no mercado de operadoras que não desejam investir em obras ou direito de passagem para expandir suas redes;

Fibras Apagadas – Uso das fibras apagadas na rota da Geodex. Solução adequada para empresas que querem implantar suas redes próprias com menor investimento e maior agilidade;

Colocation – Espaço físico nos pontos-de-presença da Geodex para a instalação de equipamentos de clientes, com maior agilidade e total segurança. Espaço para uso compartilhado de equipamentos de telecomunicações, como multiplexadores, roteadores, comutadores, e sua supervisão e manutenção;

Gerenciamento e Manutenção de Rede – A Geodex disponibiliza sua estrutura de gerenciamento de redes com Solução de Gerência Integrada por meio de um centro de operações de rede (Network Operations Center - NOC) proativo, e serviços de manutenção preventiva e corretiva. Uma equipe de técnicos, que opera no regime 24x7 (24 horas, 7 dias por semana), garante grau de confiabilidade de 99,99% em contrato de nível de serviço (SLA – service level agreement).

Investimentos - Desde que iniciou suas atividades no segundo semestre de 2001, a Geodex investiu mais de US$ 80 milhões na construção de um nó (backbone) de cerca de 11 mil km de Fortaleza (PE) a Buenos Aires. A empresa utiliza os direitos de passagem da América Latina Logística (ALL) na ferrovia que se estende por 15 mil km, cobrindo o Cone Sul e servindo regiões metropolitanas como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, no Brasil, além de Buenos Aires, Rosário e Mendonza, na Argentina. Tem por sócias as empresas GP Investimentos, Credit Suisse First Boston (CSFB), Global Environment Fund e a Goldman Sachs. A Geodex está autorizada a prestar o Serviço Limitado Especializado (SLE) voltado para as áreas de telecomunicações e transmissão de dados de longa distância em banda larga.

Veja mais:
Telexpo tem edição 2002 em S.Paulo