NOTÍCIAS 2002
Cabeleireiros sobrevivem usando a informática
Tão importante quanto o talento do profissional, o uso da
informática nos salões de cabeleireiros é questão de sobrevivência no mercado. A realidade hoje é que, embora se considerem
informatizados, a maioria dos salões só usa o computador para agendar clientes e imprimir comandas. O alerta é de Alexandre Cantinho
Moreira, proprietário da Square Informática, empresa que desenvolve programas de computador
para gerenciamento de salões.
Ele será um dos 30 profissionais que se apresentarão na
Hair Brasil – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética e no 1º Congresso Internacional Intercoiffure Brasil, que
acontecem em São Paulo, nos dias 23 a 26/3/2002, das 12 às 21 horas, no Transamerica Expo Center. O ingresso gratuito para
profissionais, mediante comprovação de atividade ligada ao setor, e pode-se obter credenciais antecipadas
pela Internet. Detalhes pelo telefone (0**11) 3063.2911, fax (0**11) 3897.6191 e
correio eletrônico.
Os participantes do seminário "Gerenciando com o auxílio da informática" (dia 25, às 14:30
horas) receberão orientação sobre a aquisição do equipamento ideal para suas necessidades, a escolha do programa e como se
beneficiar da Internet.
Segundo Moreira, além de fazer agendamento de clientes, controle da comissão de funcionários
e cadastro, um bom programa oferece, entre outras ferramentas, o perfil da clientela e estatísticas dos serviços prestados a cada
mês. "O sistema informa, por exemplo, que uma determinada cliente só faz a mão e não corta o
cabelo. Com os dados em mãos, o cabeleireiro pode armar estratégias para criar um vínculo maior
com essa cliente e fazer com que ela passe a gastar mais no seu salão", ressalta.
Mais que facilitar o dia-a-dia do salão, a informática ajuda no gerenciamento do negócio e
melhora a rentabilidade e produtividade. "Muitas vezes, o profissional não sabe o que é fluxo de caixa. Com a informática, ele
passará a gerenciar seu negócio de forma profissional", alerta. O investimento em equipamentos, explica, varia de R$ 2,5 mil a R$ 20
mil, de acordo com o tamanho do salão. |