Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0203a019.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/14/02 11:52:10
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Lançado o portal gratuito EducaRede

Primeiro portal de Educação totalmente gratuito e voltado especificamente para a realidade de alunos e professores do ensino fundamental e médio da escola pública, foi lançado no dia 4/3/2002 o EducaRede, da Fundação Telefônica. Desenvolvido por uma equipe composta por educadores, jornalistas, pesquisadores em tecnologia e profissionais da Internet, surge com a missão de apoiar o uso pedagógico da Internet, estimulando a escola a utilizar as tecnologias de comunicação e informação para ensinar e aprender.

A coordenação geral do Portal é da Fundação Telefônica, que investiu R$ 1,5 milhão na execução do projeto. O Centro de Pesquisas e Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) é o coordenador-executivo do projeto e responsável pelo conteúdo pedagógico. A Fundação Vanzolini cuida da coordenação e execução tecnológica. O Terra Lycos, provedor de acesso à Internet do Grupo Telefônica, participa também do EducaRede, cedendo infra-estrutura de ponta, além de hospedagem.
 
O principal diferencial do EducaRede está no fato de toda sua concepção ter sido baseada na experiência do cotidiano escolar, com a preocupação de torná-lo uma ferramenta útil e enriquecedora para professores e alunos da escola pública. Outro destaque fica por conta dos mecanismos de interação disponibilizados, pelos quais alunos e professores expõem em diversos espaços virtuais trabalhos interessantes e de qualidade feitos em suas escolas. Para acessá-lo, basta entrar no endereço eletrônico do portal, de qualquer lugar do Brasil, e conhecer todos os vínculos criados pelo Cenpec.
 
Público - O EducaRede tem como público direto um universo formado por 40 milhões de alunos do ensino fundamental e médio, além dos professores dos cerca de 250 mil estabelecimentos de ensino público do País. Graças às características próprias do portal (gratuidade, facilidade de navegação e interação), constitui um poderoso instrumento para atender a demandas imprescindíveis, como a inclusão e alfabetização digital, dos participantes do ensino público brasileiro.
 
O EducaRede faz parte de uma família de outros portais educacionais criados pela Fundação Telefônica em outros países, como Espanha e Argentina, cada qual com a sua identidade local. "O EducaRede atende por completo às características necessárias para que um portal de educação realmente contribua com o aprimoramento da qualidade do ensino: desenvolve e disponibiliza ambientes de aprendizagem que promovam, junto aos seus participantes, a capacidade de aprender a aprender, estimulando o domínio dos códigos da modernidade", afirma Fernando Xavier Ferreira, presidente do Grupo Telefônica no Brasil.

"Estamos, com este projeto, reafirmando nosso compromisso com o Brasil: ao mesmo tempo, é um importante passo para contribuir para a melhora da educação pública e para combater a chamada exclusão digital, que são dois dos mais sérios problemas brasileiros", completa.
 
O Grupo Telefônica, ciente de que sua responsabilidade no Brasil ultrapassa o oferecimento de serviços, investe em ações sociais e culturais por meio da Fundação Telefônica. Para a empresa, a Educação é um dos caminhos mais importantes a ser trilhado, rumo ao desenvolvimento do País. Foi por acreditar que a tecnologia da informação pode ser utilizada para introduzir perspectivas transformadoras no ensino escolar público que o grupo idealizou e investiu no portal EducaRede.
 
Seções - Por meio de seções interativas, o EducaRede valoriza alunos e professores como produtores de conteúdo e não apenas como consumidores. Todos os ambientes possuem recursos para envio de mensagens, dúvidas, sugestões, no sentido de valorizar a participação do usuários na construção do próprio portal. Além disso, há espaços para a inclusão da produção dos próprios usuários do EducaRede. O portal inclui áreas como:

Biblioteca: oferecer livros para cópia pela Internet, resenhas, biografias de autores. O diferencial são os arquivos de som com leitura de trechos de livros e o mural para troca de comentários entre os leitores.

Ensinar e Aprender: traz conteúdo criado por especialistas em diversas áreas. A seção aborda desde os temas transversais até temas clássicos como leitura e escrita. É dividida em dois ambientes: "O Assunto é..." (textos teóricos, encaminhamentos didáticos e sugestões de atividades) e "Turbine sua Aula" (dicas para o educador incrementar as aulas ao usar instrumentos e materiais como livros, filmes, imagens e programas de computador).

Revista EducaRede: informações e serviços para educadores e estudantes, produzida por uma equipe de jornalistas especializados em educação.

Galeria de Arte: espaço para recebimento de arquivos do usuário, a seção traz um tema mensal, com textos e outros subsídios para a produção de poesias e artes visuais pelos professores e alunos.

Oficina de criação: espaço para criação literária onde alunos e professores terão sua produção comentada por um escritor, formando uma comunidade virtual de aprendizagem de escrita. O portal estréia com uma oficina de poemas mediada pelo escritor Jorge Marinho, ganhador de vários prêmios literários.

EducaVínculos: seleção de sites úteis. Todos os sites foram visitados por especialistas em diversas áreas antes de serem indicados pelo EducaRede. A seção estréia com quatro temas: ensino, diversão, notícias de educação e bibliotecas virtuais.

Internet & Cia.: dicas práticas sobre Internet e informática. Foi criado para um perfil bastante comum entre professores, os que não são fanáticos por tecnologia mas querem perder o medo do computador. Destaque para a subseção "Usando a informática na escola", com comentários sobre casos reais de uso de tecnologia em escolas, feitos por professores universitários e pesquisadores especialistas.

Grupo e Fundação – O Grupo Telefônica é o maior conglomerado empresarial não-financeiro do Brasil. Lidera o setor de telecomunicações e Internet na América Latina. Criou a Fundação Telefônica no Brasil em março de 1999, com o objetivo de apoiar seus projetos e atividades de responsabilidade social. Destacam-se os programas de inclusão digital Internet nas Escolas (levando tecnologia de banda larga às escolas públicas do estado de São Paulo), Telcentros (que faz o mesmo em escolas municipais e centros comunitários da Capital paulista) e o Portal Educarede, que estimula o uso dos novos meios de ensino pelos professores e alunos das escolas públicas brasileiras.

Outro destaque é o Programa de Apoio aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, que apóia iniciativas inovadoras na adoção de medidas sócio-educativas em meio aberto para menores infratores. Na área cultural, a Fundação atua nas áreas de pesquisa e preservação da história das telecomunicações.
 
Cenpec - O Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, comprometida com a melhoria da qualidade da educação pública brasileira. Há mais de dez anos se preocupa com a valorização e o fortalecimento do ensino público, assumindo a escola como espaço fundamental para o avanço da democracia, da justiça social e do exercício da cidadania no país. Com esses princípios, assumiu a responsabilidade pela coordenação executiva e gestão de conteúdos do portal EducaRede.