NOTÍCIAS 2002
Famosa locomotiva volta com apoio da Web
Mais de mil entusiastas ingleses compraram direitos sobre a
famosa locomotiva Flying Scotsman, que até hoje simboliza o nível de avanço da engenharia britânica e em
breve contará com um clube próprio via Internet. A empresa Flying Scotsman PLC recebeu cerca de 850 mil libras por essa venda de
ações encerrada em 28/2/2002, elevando seu capital para 1,95 milhão de libras, além de reconverter 1,1 milhão de libras de dívida. A
empresa pretende entrar no mercado financeiro Ofex em 13/3/2002 para financiar os planos de recolocar nos trilhos a locomotiva e
convertê-la em um lucrativo negócio.
Para isso, já firmou um contrato de cinco anos com a Venice-Simplon-Orient Express para
organizar excursões nesse trem a vapor pela Grã-Bretanha. Além disso, estuda montar uma exposição permanente dessa máquina e vender
lembranças turísticas num lugar que se chamará Vila Flying Scotsman, em Edimburgo. Também fará merchandising com a marca da
locomotiva estampada em taças, pratos, vestuário etc. e montará um clube exclusivo na Internet.
História - Construída em 1923 em Doncaster para a ferrovia London and North Eastern
Railay (LNER), na qual começou a trafegar em 7/2/1923, a famosa locomotiva foi criada por Sir Nigel Gresley, então mecânico chefe e
engenheiro elétrico daquela ferrovia. Essa locomotiva, que surgiu com o prefixo 1472, foi a primeira a receber a cor de maçã verde daquela empresa, sendo escolhida para representar o estado-da-arte nos conceitos
de Engenharia nas Exposições do Império Britânico realizadas em Wembley em 1924 (de 23 de abril a 1º de novembro) e em 1925 (de 9 de
maio a 31 de outubro).
Em 2/3/1924, ganhou o novo prefixo 4472 e um ano depois, em 1/5/1928, tornou-se a primeira a
completar uma viagem sem paradas desde a estação King's Cross (em Londres) até Edimburgo, então a mais longa viagem sem interrupções
no mundo: foram 392.7 milhas (632 km) cumpridas em 8h03 com tara de 386 toneladas. Em abril de 1928, estrelou o filme sonoro
apresentado nos cinemas, e que levou seu nome, Flying Scotsman, tendo como maquinista More Marriot e foguista Ray Milland. Em
1934, tornou-se a primeira locomotiva a vapor a alcançar de forma comprovada a marca de 100 milhas por hora (160,93 km/h).
Reconstruída em 1947 com uma caldeira de alta pressão (em 4/1/1947 foi reclassificada como
Classe A3) e recebendo em 1959 novos ajustes para aumentar sua capacidade de tração, a Escocesa Voadora foi aposentada em
14/1/1963 pela ex-British Rail, após 40 anos de serviço em que percorreu 2.076.000 milhas (3,3 bilhões de quilômetros).
Foi escolhida para preservação, enquanto mais de 70 locomotivas similares foram destruídas. De 9/1969, viajou pelos Estados Unidos e em 2/1973 voltou ao Reino Unido para continuar
tracionando trens especiais na linha principal. Em 11/1977, voltou ao cinema, co-estrelando o filme Agatha com Dustin Hoffman
e Vanessa Redgrave. Em 20/11/1984, movimentou o trem real que transportou a Rainha Elizabeth e a Rainha-Mãe.
Em 1988/9, foi à Austrália para as festas do bicentenário daquele país, e durante essa
visita obteve um novo recorde mundial (em 8/8/1989), para uma viagem sem paradas de 422 milhas (672,12 km) de Parkes a Broken Hill,
no estado New South Wales, em apenas 9h25.
Em abril de 1993, passou a rodar com o prefixo 60.103. Mas, com a quebra de um componente da
tração em 28/4/1995, a Flying Scotsman foi retirada do serviço e desmontada, assim permanecendo no depósito Southall em West
London. Seu futuro então era incerto, devido aos enormes custos que demandaria sua restauração e adaptação aos novos padrões de
engenharia - necessários à sua operação na principal ferrovia inglesa.
Mesmo assim, em 1996 o dr. Tony Marchington comprou a locomotiva e prometeu restaurá-la em
toda a sua antiga magnificência e com os mais altos parâmetros técnicos possíveis - o que foi feito, a um custo superior a 750 mil
libras, pela então criada Flying Scotsman Railway Ltd. Os trabalhos começaram em 3/3/1996 e em 4/7/1999 a famosa
locomotiva fez sua primeira viagem após a restauração, da estação londrina King's Cross até York.
Seus vagões Pullman foram construídos em 1960/61 pela firma Metro Cammell para uso nos trens
Tees Tyne, Yorkshire, Queen of Scots e Master Cutler. Foram os últimos carros do tipo construídos
conforme especificações da Pullman Car Company, podendo ser usados tanto com tração diesel como elétrica, com velocidade máxima de
100 milhas/hora. O nome Pullman se tornou um padrão de excelência e agora se alia à famosa locomotiva para continuar essa tradição.
Clube - Agora, para preservar a história, a documentação, fotografias, além de cuidar
da preservação, restauração e todos os outros interesses na lendária locomotiva, existe a Flying Scotsman Association, que publica
regularmente um jornal, organiza eventos sociais estreitamente relacionados com a locomotiva e personalidades associadas, além de
realizar outras atividades, incluindo a promoção de
publicações e a produção de produtos de lembrança para os turistas, buscando incrementar a comunidade de interessados na "velha
garota", como também é chamada pelos aficcionados.
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