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NOTÍCIAS 2002

Famosa locomotiva volta com apoio da Web

Mais de mil entusiastas ingleses compraram direitos sobre a famosa locomotiva Flying Scotsman, que até hoje simboliza o nível de avanço da engenharia britânica e em breve contará com um clube próprio via Internet. A empresa Flying Scotsman PLC recebeu cerca de 850 mil libras por essa venda de ações encerrada em 28/2/2002, elevando seu capital para 1,95 milhão de libras, além de reconverter 1,1 milhão de libras de dívida. A empresa pretende entrar no mercado financeiro Ofex em 13/3/2002 para financiar os planos de recolocar nos trilhos a locomotiva e convertê-la em um lucrativo negócio.

Para isso, já firmou um contrato de cinco anos com a Venice-Simplon-Orient Express para organizar excursões nesse trem a vapor pela Grã-Bretanha. Além disso, estuda montar uma exposição permanente dessa máquina e vender lembranças turísticas num lugar que se chamará Vila Flying Scotsman, em Edimburgo. Também fará merchandising com a marca da locomotiva estampada em taças, pratos, vestuário etc. e montará um clube exclusivo na Internet.

História - Construída em 1923 em Doncaster para a ferrovia London and North Eastern Railay (LNER), na qual começou a trafegar em 7/2/1923, a famosa locomotiva foi criada por Sir Nigel Gresley, então mecânico chefe e engenheiro elétrico daquela ferrovia. Essa locomotiva, que surgiu com o prefixo 1472, foi a Sir Nigel Gresley foi o engenheiro que projetou a locomotivaprimeira a receber a cor de maçã verde daquela empresa, sendo escolhida para representar o estado-da-arte nos conceitos de Engenharia nas Exposições do Império Britânico realizadas em Wembley em 1924 (de 23 de abril a 1º de novembro) e em 1925 (de 9 de maio a 31 de outubro).

Em 2/3/1924, ganhou o novo prefixo 4472 e um ano depois, em 1/5/1928, tornou-se a primeira a completar uma viagem sem paradas desde a estação King's Cross (em Londres) até Edimburgo, então a mais longa viagem sem interrupções no mundo: foram 392.7 milhas (632 km) cumpridas em 8h03 com tara de 386 toneladas. Em abril de 1928, estrelou o filme sonoro apresentado nos cinemas, e que levou seu nome, Flying Scotsman, tendo como maquinista More Marriot e foguista Ray Milland. Em 1934, tornou-se a primeira locomotiva a vapor a alcançar de forma comprovada a marca de 100 milhas por hora (160,93 km/h).

Reconstruída em 1947 com uma caldeira de alta pressão (em 4/1/1947 foi reclassificada como Classe A3) e recebendo em 1959 novos ajustes para aumentar sua capacidade de tração, a Escocesa Voadora foi aposentada em 14/1/1963 pela ex-British Rail, após 40 anos de serviço em que percorreu 2.076.000 milhas (3,3 bilhões de quilômetros).

Foi escolhida para preservação, enquanto mais de 70 locomotivas similares foram A 'Escocesa Voadora' bateu vários recordes em sua históriadestruídas. De 9/1969, viajou pelos Estados Unidos e em 2/1973 voltou ao Reino Unido para continuar tracionando trens especiais na linha principal. Em 11/1977, voltou ao cinema, co-estrelando o filme Agatha com Dustin Hoffman e Vanessa Redgrave. Em 20/11/1984, movimentou o trem real que transportou a Rainha Elizabeth e a Rainha-Mãe.

Em 1988/9, foi à Austrália para as festas do bicentenário daquele país, e durante essa visita obteve um novo recorde mundial (em 8/8/1989), para uma viagem sem paradas de 422 milhas (672,12 km) de Parkes a Broken Hill, no estado New South Wales, em apenas 9h25.

Em abril de 1993, passou a rodar com o prefixo 60.103. Mas, com a quebra de um componente da tração em 28/4/1995, a Flying Scotsman foi retirada do serviço e desmontada, assim permanecendo no depósito Southall em West London. Seu futuro então era incerto, devido aos enormes custos que demandaria sua restauração e adaptação aos novos padrões de engenharia - necessários à sua operação na principal ferrovia inglesa.

Mesmo assim, em 1996 o dr. Tony Marchington comprou a locomotiva e prometeu restaurá-la em toda a sua antiga magnificência e com os mais altos parâmetros técnicos possíveis - o que foi feito, a um custo superior a 750 mil libras, pela então criada Flying Scotsman Railway Ltd. Os trabalhos começaram em 3/3/1996 e em Cartaz da Flying Scotsman PLC.4/7/1999 a famosa locomotiva fez sua primeira viagem após a restauração, da estação londrina King's Cross até York.

Seus vagões Pullman foram construídos em 1960/61 pela firma Metro Cammell para uso nos trens Tees Tyne, Yorkshire, Queen of Scots e Master Cutler. Foram os últimos carros do tipo construídos conforme especificações da Pullman Car Company, podendo ser usados tanto com tração diesel como elétrica, com velocidade máxima de 100 milhas/hora. O nome Pullman se tornou um padrão de excelência e agora se alia à famosa locomotiva para continuar essa tradição.

Clube - Agora, para preservar a história, a documentação, fotografias, além de cuidar da preservação, restauração e todos os outros interesses na lendária locomotiva, existe a Flying Scotsman Association, que publica regularmente um jornal, organiza eventos sociais estreitamente relacionados com a locomotiva e personalidades associadas, além de realizar outras atividades, incluindo a promoção de publicações e a produção de produtos de lembrança para os turistas, buscando incrementar a comunidade de interessados na "velha garota", como também é chamada pelos aficcionados.