NOTÍCIAS 2002
SP realiza a terceira Expo Diplomando
As formaturas de 3º grau, infantis e dos colégios, além de
realização de sonhos de muita gente, são também um grande negócio: 380 empresas paulistas atendem mais de 15 mil
escolas de 1º e 2º graus e 450 faculdades no Estado; são mais de de 500 mil formandos anualmente e as despesas totais de cada aluno
variam de R$ 300,00 a R$ 1.200,00, sem contar os álbuns de fotografias que custam entre R$ 500,00 e R$ 1.800,00. Além disso, as
turmas podem chegar a mil formandos, com a média de 150. É com números assim - e um movimento anual de todo o setor da ordem de R$
500 milhões - que trabalha a organização da feira do setor, "Expo Diplomando", que terá a sua terceira edição de 5 a 7/3/2002, no
Pavilhão de Exposições do Hotel Transamérica (Av. Nações Unidas, 18.591, bairro paulistano de Santo Amaro, das 10 às 22 horas, com
visitação gratuita. Detalhes pelos telefones (0**11) 6193-7737/6192-5812 ou pelo site Web da revista
Diplomando.
Principal do setor na América do Sul, o evento reunirá uma feira com mais de 70 expositores que
apresentarão todos os ítens que compõem as formaturas, shows com as maiores bandas, desfiles de moda colação e
baile, as novidades em performances, inovações em efeitos especiais e várias outras atrações.
Um dos principais objetivos da Expo Diplomando é a orientação às Comissões de Formatura;
desde a sua própria criação até a escolha das empresas que organizarão sua formatura ou lhes fornecerão serviços e produtos. Março é
o mês em que essas comissões começam a se formar, inaugurando o ciclo anual de vendas do setor. Assim, a exposição deverá receber 12
mil visitantes, sendo 70% jovens estudantes de 2º e 3º graus, com 16 a 28 anos.
Inovações - Para atrair os novos consumidores (formandos), o setor inova sem ferir a
tradição:
Becas e seus
acessórios: além da beca tradicional (preta, com faixa colorida de acordo com cada curso) estão sendo muito usadas agora as becas
americanas, com um jabor diferente, que lembra um lenço tipo echarpe. Elas podem ser pretas, com jabor colorido - identificando as
carreiras - ou coloridas com jabor branco. Becas verdes, amarelas ou vermelhas, em contraste com as tradicionais pretas, estão
fazendo sucesso entre os jovens.
Substituição do
capelo por capacetes pelas turmas de engenharia, uso de pantufas alusivas a bichinhos pelos veterinários, troca do canudo por
estatuetas da justiça cega pelos advogados, são alguns exemplos.
Ao final da
cerimônia, um sambão com chuva mecânica de confetes contrasta com o solene instante anterior.
Espetáculos: as
bandas variam entre temas árabes, afros, hollywoodianos e outros, com um repertório que vai de Strauss ao Só Prá Contrariar.
Tecnologia,
ingredientes cinematográficos e produções cenográficas comparáveis às dos melhores teatros, com efeitos especiais sempre
aperfeiçoados: iluminação computadorizada, moving light, robocams, lâmpadas pares, efeitos coreográficos, loco
lights, canhões seguidores, torres em alumínio etc...
Produtos e serviços - Segundo os organizadores da exposição, os principais
sub-segmentos do ramo são: organização (Colação e Baile), buffes, brindes, álbuns, convites, diplomas, canudos, bandas e corais,
troféus, placas de homenagens, recepcionistas, segurança, telões, efeitos especiais, decoração, equipamentos, fotografia, filmagens,
trajes, becas, capelos, anéis, moda baile, cabeleireiros, maquiadores, espaços (salões e clubes), bandas e corais, mestres de
cerimônia e assessoramento às Comissões de Formatura.
Mais de 90% das empresas do setor são, micros, nacionais e de origem familiar. Cerca de 20%
dos serviços são prestados por autônomos. O mercado é atendido por uma revista de circulação nacional (Diplomando) e conta,
em São Paulo, com a
Associação das Empresas de Formaturas do Estado e São Paulo (Aefesp). |