Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0202d020.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/28/02 22:03:54
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Parceria popularizará vídeo digital no Brasil

Com o objetivo de ampliar o acesso à tecnologia digital e impulsionar um novo nicho no mercado de trabalho, as empresas Adobe, Apple, BraSoft, Impacta Tecnologia, Pinnacle Systems, Pionner, Sony e Alias/Wavefront criaram a Aliança para Difusão do Vídeo Digital. A parceria inclui a montagem do primeiro Centro de Treinamento em Vídeo Digital do Brasil, já em funcionamento, e a realização de uma série de eventos gratuitos que visam mostrar aplicações práticas da tecnologia. O primeiro aconteceu em São Paulo, no final de 2001, reunindo mais de mil pessoas no Centro de Convenções Rebouças. Agora é a vez dos cariocas participarem da palestra Luz, Câmera e Imaginação!, que acontece no salão nobre do Hotel Glória (Rua do Russel, 632) no dia 7/3/2002 a partir das 8 horas.

As empresas acreditam que a revolução do vídeo digital pode ser tão abrangente quanto a da própria Internet, que criou novas oportunidades de emprego e negócios. Não são raros os profissionais da Web que começaram a trabalhar dentro do próprio quarto e sem grandes estruturas, situação que deve se repetir no mercado de vídeo digital. O objetivo é que, por meio desta aliança, profissionais liberais, consumidores domésticos e de pequenos escritórios terão acesso às melhores soluções de equipamentos, programas e treinamento que cada parceiro oferece.

Pelo acordo, a Impacta Tecnologia recebe uma série de novos equipamentos, entre os quais placas de captura de vídeo Pinnacle Systems, os programas Premiere e Photoshop da Adobe, câmeras Sony e divulgação da BraSoft para montar o Centro de Treinamento em Vídeo Digital, com capacidade para 16 alunos por sala de aula, formando 150 profissionais por mês. O laboratório recebe investimento de R$ 200 mil para possibilitar o treinamento, qualificação e certificação dos interessados em produção de vídeo digital, através de roteirização, captura de imagens, edição e finalização.

Conscientização - A migração do sistema analógico de vídeo para o digital é natural, mas o processo será impulsionado através da Aliança formada pelas oito empresas. No Rio de Janeiro, os palestrantes do Luz, Câmera e Imaginação! apresentarão casos de sucesso e dicas de como se preparar para a nova profissão, além de explicar os principais conceitos sobre o tema e apresentar soluções em equipamentos e programas para quem pretende se iniciar na carreira de produtor de vídeo.

No seminário, serão abordados os temas O que é Vídeo Digital, As Soluções de Equipamentos e Programas Mais Acessíveis e Como Estar Preparado Para o Mercado de Trabalho. Também haverá a apresentação de casos de profissionais que usaram as soluções de vídeo digital para aumentar a lucratividade e abrangência de seus negócios. A Alias/Wavefront - o mais novo membro da Aliança - participa com o programa Maya para animação profissional 3D, nas versões 4.0 e Maya Complete 3 para Mac OS X, que serão apresentados em vídeo demonstrativo durante o evento. No final de cada período serão realizados sorteios de treinamentos, programas e equipamentos para os que acompanharem as palestras.

A criação de um pacote de treinamentos específico para a edição digital criado pela parceria e ministrado pela Impacta - o ICS Digital Video Maker - é a alternativa para os interessados em se profissionalizar. Em 244 horas/aula, o aluno receberá treinamento em Windows, Pré-edição de Vídeo, Premiere, Photoshop, VR Worx, Final Cut e After Effects. Se preferir, o aluno pode cursar os módulos de maneira independente.

Expansão - O número de produtores de vídeo no Brasil está em ascensão e pode conquistar mais adeptos entre os usuários de PCs que hoje encontram soluções acessíveis para transformar seus computadores em estações de edição não-lineares. A movimentação no mercado é confirmada pela Pinnacle Systems, que tem no País o melhor desempenho no mercado sul-americano.

A queda nos preços dos produtos na área digital - que chega a mais de 80% - permitirá que os usuários de computadores em geral se transformem em editores de seus próprios filmes. Segundo Jaime Paez, diretor de vendas para a América Latina da Pinnacle Systems, os constantes avanços tecnológicos e investimentos no setor foram os responsáveis pela queda nos preços. "A atuação da Pinnacle em todos os segmentos de mercado - dos grandes estúdios ao usuário doméstico, passando por produtores de TV e vídeo - permite que avançadas tecnologias, desenvolvidas inicialmente pela companhia para estúdios de cinema, cheguem em pouco tempo e a preços acessíveis aos mercados doméstico e semi-profissional", afirma. O Brasil participa praticamente com metade das vendas na América Latina, que corresponde a 4% do faturamento mundial da empresa. Com o crescente mercado brasileiro, a expectativa é que o país gere negócios de US$ 8 milhões/ano em um período de dois anos.

"A união da nova edição de vídeo não-linear com a chegada da banda larga, vai criar uma nova forma de interação na Web, gerando novas oportunidades de emprego e negócios", afirma Célio Antunes, diretor da Impacta Tecnologia. O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Adobe, Nilson Martinho, acrescenta que "a união dos esforços entre companhias líderes em suas áreas de atividade permitirá significativas reduções nos custos de produção com o emprego de recursos de alta qualidade profissional".

Já é possível montar um pequeno negócio de edição de vídeo digital com investimento inferior a R$ 10 mil - situação inviável há alguns anos, quando o mesmo empreendimento consumia dezenas de milhares de dólares.

Este mercado oferece soluções com tecnologia e ferramentas profissionais, mas com preços próprios para o usuário doméstico. "Agora, com o foco ainda mais concentrado na divulgação, conscientização e treinamento de potenciais usuários de soluções de vídeo digital, acreditamos em um crescimento de cerca de 50% nas vendas de soluções de edição de vídeo para os próximos 12 meses", acredita Paulo Milliet Roque, principal executivo da BraSoft. Para o gerente da linha de câmeras da Sony, Ricardo Junqueira, a Aliança ajudará a ampliar o mercado de vídeo digital e facilitará o acesso do usuário final aos produtos e soluções deste mercado.

Participantes - Oito empresas participam da Aliança: 

A Pinnacle Systems desenvolve soluções de produção de vídeo para broadcast, desktop e mercado de consumo, sendo líder em captura de vídeo e edição de vídeo em tempo real. A empresa está sediada em Mountain View (Vale do Silício, na Califórnia/EUA) e possui escritórios no Reino Unido, França, Alemanha, Holanda e Singapura, empregando mais de 600 funcionários no mundo.

A Pi Editora detém a licença de uso dos produtos BraSoft, marca que tem 50% do mercado de programas de entretenimento no Brasil. Além da edição e distribuição de jogos de gigantes mundiais como Havas/Sierra, Hasbro/Microprose, Novalogic e Ubi Soft, a Pi Editora produz os equipamentos de captura e edição de áudio/vídeo para computadores da Pinnacle. Com atuação em todo o território nacional, tem uma rede composta por mais de 3.200 revendedores.

A Impacta Tecnologia, especializada em treinamento e consultoria na área de informática e telecomunicações, possui 70 salas de aula e uma linha de mais de 200 treinamentos diferenciados. A empresa oferece treinamentos que compõem a formação Impacta Certified Specialist (ICS) em comércio eletrônico e programas de treinamentos e certificações Microsoft, entre outras.

A Sony é uma das maiores empresas que atuam no setor de áudio e vídeo. Com 60 anos de existência, possui cerca de 200 mil funcionários em 60 países ao redor do mundo. A empresa foi a pioneira ao lançar o padrão Betacam, adotado mundialmente pela produção de programas de telejornalismo e da Handycam, câmera para o consumidor não profissional. No Brasil, a Sony se instalou em 1972 e emprega 1.500 funcionários.

Fundada em 1982, a Adobe Systems Incorporated desenvolve soluções de programação para publicação em rede (networking publishing), incluindo aplicativos para Web, papel eletrônico, impressão, vídeo, sem fio, incluindo aplicações em banda larga. Sediada em San José (Califórnia/EUA), a Adobe é a segunda maior companhia de programas para computadores pessoais dos Estados Unidos, com receita anual que supera US$ 1,2 bilhão.

A Pioneer Corporation foi fundada em 1938 em Tóquio, Japão, como uma loja de conserto de radios e auto-falantes. Hoje, a empresa é reconhecida como uma das maiores desenvolvedoras de tecnologia na indústria de eletroeletrônicos e oferece produtos nas áreas de áudio e video. A Pioneer foi a primeira a desenvolver aparelhos de CD para carros e a primeira no mercado a lançar um gravador de DVD.

A Apple foi fundada em 1976 e possui centros de fabricação de computadores em Sacramento (Califórnia/EUA), Cork (Irlanda) e em Cingapura. A empresa introduziu no mercado o conceito de MessagePad, os assistentes digitais pessoais (PDAs) e os computadores portáteis chamados handhelds. Além disso, criou os computadores pessoais (PCs), notebook e o servidor mais rápido do mundo: Power Macintosh G4. Também criou o iMac em 7/1998, o computador que revolucionou a indústria da informática e das soluções para gravação e edição de DVD. No Brasil, a Apple fundou sua subsidiária em 12/12/1995.

A Alias/Wavefront é uma empresa independente da área de programação da Silicon Graphics Inc. (SGI), especializada em tecnologia gráfica em 2D e 3D, desenvolvendo também programas para os mercados de filme e vídeo, mídia interativa, desenho industrial e mercados de visualização. Sediada em Toronto (Canadá), está presente no Brasil desde 12/1998. O Maya em Mac é um aplicativo para Mac OS X e auxilia artistas gráficos tradicionais a vencerem as diferenças entre o 2D e o 3D. O Maya 4.0 é uma versão que possui nova interface mais personalizável e amigável com facilidades de renderização e animação, tornando o programa prático e completo, o que permite ao usuário escolher entre uma gama maior de placas gráficas disponíveis no mercado. Entre seus clientes figuram ABC, CBS, CNN, Digital Domain, NBC, Pacific Data Images (PDI), Pixar, Sony Pictures Imageworks, The Walt Disney Company, Warner Feature Animation, entre outros.