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NOTÍCIAS 2002

Motorola mostra soluções em banda larga

O Setor de Banda Larga (BCS) da Motorola participa do Seminário "ABC do IP", promovido pela Society of Cable Telecommunications Engineers (SCTE), principal associação de engenheiros e técnicos da indústria de telecomunicações a cabo dos Estados Unidos, representado no Brasil. Durante o evento, realizado em 26/2/2002, das 8h45 às 17h30, no Instituto de Engenharia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana), na capital paulista, a Motorola apresentará três produtos:

O modem a cabo SB4101 padrão DOCSIS 1.0 (Data Over Cable Service Interface Specification), que foi desenvolvido a partir da mais avançada tecnologia de silício, que integra todas as funções do aparelho num único chip, resultando num comprovado aumento do desempenho.

O CG3500, que integra sistema de telefonia e Internet numa só plataforma. O produto também disponibiliza duas linhas telefônicas que permitem a realização de ligações simultâneas. Outra vantagem é que possui dois tipos de alimentação elétrica: por transformador ou bateria auxiliar.

Eo BSR1000, da família do CMTS - um sistema de terminal de modem a cabo, compacto e de alta performance. O equipamento possibilita aos provedores de serviço de banda larga uma relação melhor de custo-benefício para a transmissão de dados, voz, multimídia e serviços.

Encontro - O seminário é destinado a todos os profissionais, engenheiros e técnicos que atuam no setor de Telecomunicações. O programa abrange desde o conceito do que é "IP", conceito de rede, até a operação de cabo/MMDS e a prática das diversas operadoras, na solução dos problemas do dia-a-dia.

A inscrição no evento é gratuita para quem se filiar ao SCTE durante o seminário. Serão quatro palestras: Redes de Dados e Protocolos de Comunicação, Protocolos TCP/IP, Redes de Acesso de Banda Larga e Provisionamento de Serviços em Redes Banda Larga. No último módulo, haverá um painel para discutir as soluções adotadas pelos operadores para os serviços IP.

O seminário será coordenado pelo responsável do SCTE no país, Luiz Fernando Bourdout, e ministrado por três palestrantes: os professores José Gonçalves Filho e Francisco Rodrigues e o engenheiro Cristiano Ferraz. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (0**11) 3078.9307.

O grupo SCTE tem como missão no Brasil prover especialização de pessoal, segundo as melhores práticas do mercado. Este é o segundo evento no País e conta com o apoio do Sindicato Nacional das Empresas Operadoras de Sistemas de Televisão por Assinatura (Seta) e da Associação Brasileira de Telecomunicações por Assinatura (ABTA). Com 154 associados, a ABTA é uma sociedade civil de âmbito nacional e sem fins lucrativos, criada em 1993, que representa as operadoras, programadoras, fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços do setor. Seu compromisso é contribuir para o desenvolvimento e a profissionalização dessa indústria, que abrange, entre outras atividades, TV por assinatura, acesso a Internet em alta velocidade, telefonia, banco e centro de compras doméstico e TV interativa.

Cannes - A Motorola participou ainda do Congresso Mundial 3GSM 2002, realizado de 18 a 22/2/2002 em Cannes, na França. Nesse evento, que na edição 2002 tem o dobro do tamanho da versão anterior, a empresa mostrou, entre outras soluções, iniciativas de aplicações para operadoras, integração de rede 3G, novidades em aparelhos GPRS que integram jogos, mensagens instantâneas e sofisticados conteúdos e uma importante solução de plataforma 3G para multimídia móvel.

O evento francês - um dos maiores do setor no mundo - reuniu 468 expositores, 338 operadoras e 123 bancos e instituições financeiras, funcionando como uma grande vitrine de negócios para fabricantes, fornecedores, operadoras móveis, provedores de serviços e empresas.

Empresa - A Motorola atua na área de soluções integradas de comunicação e de eletrônica, com vendas mundiais em 2001 totalizando US$ 30 bilhões. Desde 1995, investe cerca de US$ 210 milhões principalmente na instalação de um complexo industrial em Jaguariúna/SP e na ampliação de sua capacidade produtiva e tecnológica.

Com fábricas de celulares, equipamentos iDEN, rádios bidirecionais e infra-estrutura celular (estações rádio base), o Campus ainda conta com um Centro de Tecnologia de Semicondutores, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Terminais Celulares em equipamentos, programas de computador, mecânica e desenho industrial, além de uma base da Motorola University, voltada ao treinamento de funcionários e à consultoria do programa Seis Sigma para o mercado como um todo.

A empresa também atua fortemente no País comercializando semicondutores e desenvolvendo diversas soluções para os mercados de banda larga, TV a cabo e automotivo.

No início de 2/2002, anunciou ter superado em 5% suas estimativas para as exportações de 2001, além de fechar a balança comercial com um superávit de US$ 61 milhões. Apurados os resultados dos dois últimos meses de 2001, a empresa registrou a marca de US$ 690 milhões, volume 15% superior aos US$ 600 milhões alcançados em 2000. O desempenho, segundo a classificação do Ministério da Indústria e Comércio, confirma a Motorola entre os dez maiores exportadores do País e na liderança absoluta das exportações do setor de telecomunicações.