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NOTÍCIAS 2002

Ascent cria programa de integração de equipe

Iniciativa inédita no mundo visa fornecer às empresas conhecimento para tirar melhor proveito dos recursos de CRM

Para auxiliar as empresas a entender e a usar melhor o conceito de gestão de relacionamento com cliente no seu negócio principal, a Ascent do Brasil (subsidiária de empresa britânica de programas de CRM para o mercado médio) e a consultoria RH First Line estão lançando o programa "Integração de Equipe Focada em CRM". A iniciativa, inédita no mundo, será anunciada no 1º Encontro de Parceiros, que acontece no dia 26/2/2002 na capital paulista. Trata-se de um serviço envolvendo consultoria e treinamento de pessoal, que os representantes da Ascent passarão a oferecer aos usuários corporativos junto com seu portifólio de soluções.

A decisão de criar um novo serviço foi tomada após o levantamento feito pela própria subsidiária. Segundo os estudos da Ascent do Brasil, de cada vinte projetos de CRM mais de 50% acabam fracassando, por falhas operacionais. "Nos casos em que o CRM não deu certo, a grande maioria das empresas não tinha focos de negócios estabelecidos ou não conhecia as noções básicas de gerenciamento de relações com os clientes (CRM - customer relationship management)", afirma a diretora de operações da Ascent do Brasil, Celina Yojo.

Assim, a companhia britânica, em parceria com a RH First Line, vai levar o conceito de CRM às empresas e mostrar que o processo de gestão de relacionamento com cliente requer mais do que uma simples instalação de ferramenta.

"Para alavancar o CRM é preciso verificar o que a empresa pretende obter com a solução, e acima de tudo, promover uma mudança cultural e organizacional dos profissionais de diferentes áreas – centrais de chamada, mercadologia, serviços e vendas –, de forma que eles passem a trabalhar o relacionamento com cliente como parte importante dos negócios. A tecnologia é apenas um instrumento para otimizar esse processo", afirma a executiva.

O programa da Ascent do Brasil/First Line consiste em treinamento a ser realizado dentro das corporações antes da fase de levantamento de processo (consultoria técnica) e implementação do sistema. A Integração de Equipes com Foco em CRM abrange, por meio de aulas teóricas, dinâmicas de grupo e jogos, temas que vão desde a definição do conceito, a necessidade de se fidelizar um cliente, até como estabelecer os objetivos e estratégias de negócios e modos de redirecionar o recurso humano e tecnológico e operacional para gerar melhores resultados.

"Com o curso, os usuários terão condições de avaliar a solução mais adequada para seu perfil de negócio, e ainda a trabalhar com a ferramenta, gerando melhores resultados e evitando falha em projetos que podem custar prejuízo de milhões de reais. São cerca de 4 a 6 horas de curso que ajudarão a obter melhores resultados com a tecnologia e evitar fracassos nos projetos de CRM, que resultam em prejuízo de milhões de reais", afirma Celina. O programa Integração de Equipes com Foco em CRM poderá ser contratado através de uma das revendas credenciadas da Ascent do Brasil.