Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0202cpub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/16/02 17:32:47
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Publicações

Super Interessante - Entre os temas da edição de 2/2 dessa publicação da Editora Abril, há uma entrevista com Daniel Jue, caçador internacional de novas tecnologias da IBM e mantenedor do site Alphaworks, cuja função é conhecer e divulgar as invenções mais promissoras, até encontrar algum uso para elas. Um exemplo é a linguagem de programação XML.

Na seção SuperPolêmica, o redator chefe da revista Vip, Edson Aran, pergunta como aceitamos essa ridícula situação em que as mais modernas tecnologias apresentem panes e sejam tão complexas de usar, e até pagamos mais por aparelhos com centenas de funções que nunca usaremos. Ele faz uma comparação com a Roda 2.0, com novo design industrial quadrado, e que com o desgaste natural vai se tornando mais competitiva no mercado...

Herói - 30 estréias de programas na televisão em 2002 com base em desenhos animados são o tema de capa dessa publicação da Conrad Editora, que na edição de 2/2002 destaca ainda diversos sites na Internet relacionados às histórias em quadrinhos e aos desenhos animados, como o que reúne aberturas e créditos finais de filmes da televisão japonesa, outro dedicado aos filmes de Bruce Lee, a paulistana Revista Agaquê e até uma sátira de Star Wars.

A seção destaca ainda uma página em português que atribui ao visitante um novo nome adequado ao universo Hobbit de J.R.R. Tolkien ("O Senhor dos Anéis").

Na seção de jogos, destaque para a nova obra-prima de Shigeru Miyamoto (criador de ícones como Mario, Zelda e Donkey Kong): Pikmin, um mundo de minúsculas criaturas-planta lideradas pelo Capitão Olimar.

O Eu, o poder, as obras - Será lançado no dia 26/2/2002, às 19 horas, no Auditório Franco Montoro, da Assembléia Legislativa de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, 201, 1º andar, na capital paulista), o livro de Luigi Giussani produzido pela Companhia das Obras de São Paulo.

Na oportunidade, haverá um debate com a participação de Dom Fernando Figueiredo, presidente da Regional Sul-I da CNBB e Bispo da Diocese de Santo Amaro; dos deputados estaduais José Carlos Stangarlini e José Zico Prado; de Sérgio Henrique Prévidi, consultor empresarial e ex-prefeito de Itu; e de Ulisses Brandão, presidente da CdO de São Paulo.

Segundo o prefácio do livro, "o método de trabalho desta obra não é a reflexão acadêmica, feita nos laboratórios universitários, mas o diálogo com as perguntas que a existência coloca e que os vários interlocutores apresentam.

"Estamos diante de uma atenção profunda às exigências das pessoas, às suas perguntas, às suas respostas, à aventura da convivência social e da construção do bem comum, no qual as diferentes identidades culturais e  religiosas possam ser valorizadas segundo um efetivo pluralismo. Este livro é o documento de uma paixão pelo destino do homem e pela sua capacidade de construir uma digna convivência social.

"Estamos diante de uma proposta de realismo e de esperança também para a situação do Brasil, inquieta e dramática em razão de muitos fatores internos e externos. Seria um bem para todos uma sociedade guiada a valorizar as obras das pessoas e dos grupos sociais para responder às imensas exigências de grande parte da população, segundo os princípios da solidariedade e da subsidiariedade. 'Mais sociedade, menos Estado!'. Mais criação a partir de baixo, da base. Não hostilidade ao Estado, mas indicar ao Estado o horizonte último da sua atividade, que é colaborar para que o homem caminhe rumo ao seu destino".