Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0202c028.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/22/02 12:12:52
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

SP reúne a indústria de quiosques interativos

Nos dias 25 e 26/3/2002, o World Trade Center São Paulo sediará o 1º Quiosque Mídia Show. Será o primeiro evento do gênero realizado no Brasil e contará com a participação da pesquisadora norte-americana Francie Mendelsohn, a mais importante especialista internacional em quiosques interativos, que virá ao País especialmente para o encontro.

"Este segmento vai explodir a partir de agora", explica Maria Cristina Cruz, diretora executiva do evento, que ocorrerá das 9 às 19h30, nos auditórios Barcelona, Roterdam e Gênova do Hotel Grand Meliá (Av. Nações Unidas, 12.559, na capital paulista). O evento é uma iniciativa da PDAShow Empreendimentos, empresa paulista que realizou 10/2001 o 1º PDAShow & Conference, dirigido ao mercado dos computadores de mão. "Na feira e nos seminários, vamos mostrar e analisar alguns dos principais projetos que já estão em andamento e suas implicações para os usuários e a sociedade brasileira em geral", diz a diretora.

Participarão do encontro paulistano as principais empresas do mercado de quiosques interativos, incluindo fabricantes, integradores, desenvolvedores de sistemas, fornecedores de periféricos e componentes, usuários corporativos, agências de publicidade e agências governamentais.

Composto por 11 seminários e uma feira onde os expositores vão mostrar as mais recentes aplicações com o uso de quiosques, o evento abrirá espaço para que especialistas possam analisar o potencial e as limitações dessa tecnologia.

Nos seminários vão ser debatidos, entre outros, os seguintes temas: lojas virtuais, integração entre bancos e quiosques, inclusão digital, quiosques no serviço público, nas escolas e na área da Saúde, auto-atendimento para descapacitados, acesso público à Internet.

Serventia - Utilizados hoje em hotéis, aeroportos, centros de compras, lojas de varejo, bancos, agências governamentais e empresas em geral, os quiosques interativos representam um salto evolutivo em relação aos terminais bancários de auto-atendimento (ATMs).

Os quiosques são computadores especiais que processam informações, local ou remotamente, de forma interativa com o usuário, através de toques na tela, no teclado ou mediante comandos de voz. Permitem o uso de um grande número de periféricos, como impressoras, leitores de cartões e de códigos de barras, sensores de aproximação, câmaras Web, microfone, sistemas de identificação etc.

Correios - O E-Post, dos Correios, é o maior programa em implantação no país. Até 2004, alcançará todos os municípios brasileiros, permitindo que todos tenham um endereço eletrônico gratuito, acesso à Internet e a inúmeros outros serviços públicos e privados. No campo privado, empresas de vários segmentos começam a lançar mão dos quiosques para uma vasta gama de aplicações, como lojas virtuais, orientação espacial e prestação de serviços em geral.

As agências dos Correios oferecerão assim aos brasileiros uma série de novos serviços, incluindo endereço eletrônico permanente, acesso à Internet, a compras virtuais, impressão de documentos, contas e boletos bancários, além de outros serviços públicos e privados. Tudo isso será possível com a implantação, a partir de 2002, de 4.176 quiosques interativos em 3.284 cidades brasileiras. Para falar deste tema, os organizadores do 1º Quiosque Mídia Show convidaram Antônio de Paula Braquehais, gerente do programa E-Post.

As dimensões desse programa despertaram a atenção de analistas internacionais e das principais empresas deste mercado. "Decidimos, por isso, convidar Francie Mendelsohn, a maior especialista internacional em quiosques interativos, para
participar do 1º Quiosque Mídia Show", explica Maria Cristina Cruz. "A presença de Mendelsohn é por si só uma indicação clara da importância que os analistas internacionais atribuem ao mercado de quiosques interativos no Brasil", aponta a diretora. Francie Mendelsohn é presidente da Summit Research Associates, única empresa de consultoria internacional focada em quiosques interativos, cujo portifolio inclui empresas como IBM, American Express, Unisys, American Online, Brasil Telecom, além de agências do governo norte-americano.